quinta-feira, 28 de julho de 2011

Show de bola

Quarta feira, 27/07/2011 - 21h50 - Vila Belmiro - Santos, SP.
Pra esse dia, esse horário e nesse palco, estava marcado um espetáculo, daqueles dignos de casa cheia. Lá, se enfrentariam duas gerações do nosso (quase (ufa!)) esquecido futebol arte.
De um lado o já consagradíssimo Ronaldinho com Thiago Neves e Deivid o auxiliando e do outro Neymar e Ganso e toda molecada da Vila.

Os quase 13 mil pagantes, viram um início arrasador dos meninos da baixada, fazendo com que toda aquela expectativa de um grande espetáculo, de um show à lá Cirque du Soleil, fosse por água abaixo em 26 minutos. Borges duas vezes e Neymar (pausa...)**, abriram uma ótima vantagem pro San... Ronaldinho e Thiago Neves aos 28 e aos 31 já deixavam por um gol a, até 5 minutos antes, enorme vantagem que os separavam.

O futebol é improvável e nos coloca em cada uma... Neymar, mais uma vez foi pra cima da defesa do Flamengo e com toda sua velocidade e habilidade, foi parado por Willians, dentro da grande área: penalti. E adivinhem quem foi pra bola? Ele mesmo... Elano. Talvez, nessa cobrança, eu tenha visto uma das cenas mais bacanas de 'contra ataque provocativo' de um goleiro, contra um batedor de penalti. Elano, que há 10 dias colocaria uma bola em órbita, acertando a lua que brilha lá no céu, chamou a responsabilidade, ajeitou a bola, partiu, e mandou uma 'cavadinha'... no gol estava o goleiro Felipe, que não só defendeu o penalti sem esforço nenhum, como mandou uma série de embaixadinhas, levando ao delírio os que gostam de um futebol leve, sem TJD, STJD, Zé Ongs e imbecis que acham que o que goleiro flamenguista fez é 'anti futebol'; não! O que ele fez foi a mais pura criatividade de um goleiro que, se deitasse no solo, veria uma bola o encobrir, tão 'humilhante' quanto as embaixadinhas que fez ao defender a cobrança. Só. Excelente, muito boa a resposta de Felipe.
Antes que o primeiro tempo acabasse, Deivid empatou de cabeça e não comemorou; a maior torcida do Brasil e a torcida campeã da Libertadores viam ali, no palco que viu tantos jogos memoráveis, tantos shows, espetáculos e momentos históricos, um dos melhores jogos de toda a história do Campeonato Brasileiro se desenhar para um segundo tempo quente.

Confesso que fiquei com medo de Muricy Ramalho pedir o adiamento do segundo tempo, por que... rssss
Brincadeiras à parte, Neymar voltou melhor do que saiu e aos 5 minutos, colocou os donos da casa na frente, de novo.
Quando achavamos que tudo que era possível ver num jogo como esse já tinha passado, surge uma falta na entrada da área. Thiago Neves e Ronaldinho preparavam-se para batê-la. O dentuço vai pra bola, e num ato de extrema genialidade, dá um chute rasteiro, por debaixo da barreira, e a bola morre dentro do gol de Rafael. Ufa, 4 a 4, Neymar e Ronaldinho demonstrando o porque são o que são, Ganso com seus passes geniais, Thiago Neves procurando o jogo, Deivid e Borges fazendo o que lhes é de ofício, enfim, um baita jogo... Até que aos 36 minutos da segunda etapa, ele pega a bola pelo lado esquerdo, a torcida olha atenta, com um leve gingado tira o corpo do zagueiro da jogada e da um tapa na diagonal, a bola entra e ele sai comemorando, leve, com aquele sorriso de moleque na cara, era a virada do Flamengo, 5 a 4, lembrando os tempos áureos do futebol brasileiro, com show do genio rubro negro e show do geninho santista.

Não vou falar da virada sensacional do Flamengo, nem tampouco criticar a bobeira do Santos em perder o jogo depois de abrir de 3 a 0; vou só agradecer por Neymar e Ronaldinho ainda existirem e nos deixarem com a esperança de que o futebol brasileiro volte a ser aquele que alegrava o nosso povo, não só pelo resultado, mas pela bola jogada.

Torcedores do Flamengo, agradeçam por terem Luxemburgo como técnico, pois qualquer técnico normal, ao ver o Santos abrir 3 gols, tiraria um meia e colocaria um volante, encheria o meio campo e aí sim, seria goleado pelo Santos e não faria o valer o ingresso pago para assitir a esse espetáculo.

Luxemburgo não só deu uma aula de como vencer um jogo 'perdido' hoje, como mostrou que dá sim pra ganhar sendo ofensivo e ganhar do Santos, na Vila, sendo ofensivo.
Obrigado pela aula, professor!


**O QUE O RAPAZ DE CABELO ESTRANHO E CORPO FRANZINO FEZ ONTEM, NÃO SE FAZ. COM A 11 NAS COSTAS, ELE FEZ UM DOS GOLS MAIS MARAVILHOSOS QUE TIVE O PRAZER DE ASSISTIR.
RACIOCÍNIO RÁPIDO, AGILIDADE, HABILIDADE E IMPROVISO.
PARABÉNS NEYMAR, OBRIGADO POR ESSA JOGADA E ESSE GOL!

Abs.

Felippe Palermo.

Follow me on Twitter

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Ih Mano, ta perdido?

Hoje saiu a lista de Mano Menezes para o amistoso do dia 10/08 contra a Alemanha.
Adivinhem qual foi a primeira reação do grande público? Reclamar.
Claro, é mais facil reclamar, do que apresentar nomes de jogadores incontestáveis.
Quem são estes? Hernanes? Kaka? R.Gaucho? T.Neves? Kleber? Hulk?
Talvez até sejam, mas vamos reclamar do que, pra quem e por que?

Eu também não concordo com alguns jogadores que foram convocados, mas também não tenho o direito de cravar que "o Marcelo daria conta" ou que "o Willians é o melhor volante que tem" ou que "o Ralf não presta pra nada", não, não posso falar isso, por que eu não tenho como provar e não sou o tecnico da seleção. Agora, se eu fosse, com certeza, eu chamaria o Hernanes e o Arouca, por que EU julgo que os dois já estão prontos pra serem convocados.
Eu não acho o Ralf merecedor de uma convocação, mas e agora?
Falamos de uma seleção nova, jovem, inexperiente, que aos poucos vai ganhando experiencia e vai dar liga, mas calma, com certeza não será com essa meia duzia que ele chamou, diga-se.
Mano está perdidinho, deixou a seleção desconfigurada nessa convocação por que quis.

Acho estranho chamar Luiz Gustavo (??), Fernandinho, Jonas, Ralf, Renato Augusto e André Santos, e o pior, não é nem o caso de 'é o que temos pra hoje', não, temos muitos nomes melhores, porém não temos nomes incontestáveis.

Então, vamos ver no que vai dar. É um amistoso normal contra uma seleção boa, mas pode-se tornar o começo de uma grande bagunça caso o Brasil não vá bem.
Nosso treinador deve saber disso, pois é muito arriscado jogar a camisa da Seleção Brasileira de Futebol nas mãos de alguns jogadores que ele chamou.

Mano pode estar cavando o próprio buraco, mas não foi ele quem perdeu gols e chutou 3 penaltis pra fora na Copa América.
O povo brasileiro é MUITO mal acostumado, por que sempre tivemos ótimas safras de jogadores aqui, e dessa vez, temos uma safra razoável/boa e os caras que foram chamados têm que dar conta.
Queria ver se fossemos uruguaios ou espanhóis, teríamos só um time, veríamos aqueles mesmos 25 jogadores em todas as convocações e eliminatórias e jogos e amistosos e uma hora veríamos o resultado aparecer. Títulos, glórias, grandes vitórias e assim o futebol vai sendo jogado, simples.
Mas não, somos brasileiros e temos que nos auto destruir, temos que denegrir o que é nosso. Não concorde, queira matar o técnico, queira jogar o dono da CBF e futuro dono da FIFA de um penhasco, mas faça isso em silencio, torça para a seleção vencer, por que repito, aquilo que não chama a minha atenção, não me faz perder tempo.

Abs.

Felippe Palermo.

Follow me on Twitter

Soy Loco Por Ti America

Sim, a América é celeste! O Uruguai é campeão da Copa América 2011.

Depois de alguns meses e algumas glórias de quem estava praticando o 'não futebol', o Uruguai fez valer a ofensividade e a qualidade de seus jogadores e venceu o Paraguai por 3 a 0. O futebol não podia premiar uma seleção que empatou 5 jogos e estava na final por ineficiencia dos outros. Não dessa vez!!

Ouso dizer aqui que o Uruguai tem uma das três melhores duplas de ataque do mundo, hoje.
Luis Suarez e Diego Forlán são monstros. Suarez tem a característica mais uruguaia que conhecemos: a raça; ele dá a vida mesmo, se entrega, corre, luta, briga, joga futebol, faz muitos gols... e tem muita qualidade também!
Já Forlán tem uma qualidade ímpar. É craque!!! Finaliza com a mesma precisão com as duas pernas, bate faltas, penaltis, escanteios, é o ídolo máximo por lá, tem grife e faz juz à essa idolatria toda.
Falei agora apenas do melhor jogador da Copa do Mundo 2010 e do melhor jogador da Copa América 2011. (Forlán e Suarez, respectivamente)

Como esquecer do ótimo Muslera, responsável direto pela classificação contra a Argentina; Lugano, capitão do time, excelente zagueiro, ídolo uruguaio, representa a raça e a entrega uruguaia, além de Diego Perez, Coates, Alvaro Pereira, Cavani, Loco Abreu, entre outros... O Uruguai merece!!

O que nós, às vezes, deixamos de lado e esquecemos, é que essa seleção foi 4a colocada na Copa do Mundo, ano passado. Jogou muita bola, está num momento mágico, é a segunda força do futebol das américas e hoje são os donos da bola, os donos da América.

Campeões simpáticos, sofriam com 16 anos sem levantar um troféu, têm muitos fãs aqui no Brasil, jogam futebol com dignidade e honram a camisa que vestem. Merecem mais do que qualquer outra seleção esse título.

Lá, eles só tem esse time pra jogar, durante alguns muitos jogos ainda veremos Lugano, Muslera, Forlan, Suarez, Cavani, Coates, Diego Peres, Maxi Pereira e os demais em campo e isso serve de lição, por que os torcedores apaixonados, a imprensa e os próprios profissionais do futebol deixam o trabalho ser feito com tranquilidade, com paciencia, do jeito que o futebol tem que ser levado. Entenderam?
Que sirva de lição pros brasileiros. Nos 16 anos de fila desses caras, nós ganhamos algumas Copas América e Confederações, uma Copa do Mundo e fizemos outras brilhantes e eles não; e nem por isso o povo se 'auto menospreza' igual vemos por aqui.

Outra coisa que me chamou atenção, além do ótimo futebol apresentado, foi a maneira como Loco Abreu e Diego Lugano se mostraram e se mostram gratos à dois grandes clubes brasileiros.
Loco Abreu com a bandeira do Botafogo e Lugano à todo momento citando e lembrando o São Paulo, é algo que emociona, que nos faz repensar uma série de atitudes que nossos jogadores tomam. Por isso, são ídolos em Botafogo e São Paulo, pois são gratos, mostram ao Mundo sem receber 1 real, 1 dolar ou 1 euro, sem contrato de marketing, sem ganhar nenhum bem material em troca, a gratidão e o amor que sentem por esses clubes e isso é sincero, é puro, é de verdade.

Parabéns à nova sensação do futebol mundial. Que essa magia perdure por mais jogos, por mais anos e que em 2014 vocês façam uma ótima Copa do Mundo, mas que fiquem longe do Maracanã. Um raio não pode cair duas vezes no mesmo lugar.

Felicitaciones por el título. Este es el comienzo de una gran época!

Abs.

Felippe Palermo.


Follow me on Twitter

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Mais estudo, menos bola: a chatisse do futebol atual

A cada grande campeonato que se inicia, nós começamos a fazer as boas e velhas projeções.
Os maiores clubes, os melhores planteis, os maiores investimentos, enfim, qualquer informação torna-se um bom motivo para analisarmos os times e por conseguinte, o campeonato.

Nos campeonatos de "pontos corridos", o trabalho do dia dia, de fato, faz toda a diferença, pois geralmente são campeonatos mais longos, e é aí que o melhor trabalho técnico/tático/físico ajuda a chegar mais perto do título.
No caso do "mata mata" também é necessário um trabalho decente, claro, mas com um porém, lá, os menores tem mais chances. Simples, joga-se fechadinho, esperando um contra ataque, uma bola, uma oportunidade e pronto. Matou! Ou, você usa esse esquema com a arma fatal de muitos times europeus e que está cada vez mais forte por aqui também, a bola parada.
O jogo de futebol ficou muito mais estudado, mais 'travado', mais brigado, enfim, mais chato e mecânico. Antigamente, não era raro vermos placares como 5x3, 6x4, 7x4 e assim por diante. Hoje, com toda atualização dos profissionais de futebol, o esporte tornou-se um jogo mais de paciência do que de impulso e ataques intensos.

Vamos parar de achar que todo time grande tem que ganhar dos times pequenos em todos os campeonatos que disputem. Hoje está muito igual as estruturas de treinamento, concentração e profissionalismo. É óbvio que o favoritismo existe, mas hoje, inverteram-se os valores e quem joga fechado, ultimamente tem se dado melhor do que quem ataca.
Alguns exemplos: o Mazembe eliminou o Inter no Mundial de Clubes, ano passado; Ceará e Avaí eliminaram Flamengo e São Paulo na mesma fase da Copa do BR; e o caso mais recente, as quatro seleções que mais atacaram, forçaram, tentaram o gol, tiveram seus jogos nas mãos, e foram eliminadas na Copa América: Colombia, Argentina, Brasil e Chile foram eliminados por Peru, Uruguai, Paraguai e Venezuela. E isso é futebol, não tem jeito.
Isso sem contar em duas das mais espetaculares histórias: o jogo Liverpool x São Paulo e a campanha extraordinária do Once Caldas/COL na Libertadores de 2004.
A final do Mundial de Clubes de 2005 foi espetacular. E o SPFC jogou fechado, atacou duas vezes; um chute de Amoroso nas mãos de Reina e o gol de Mineiro no lançamento de Aloisio, só. Depois disso, se vira Rogério, se vira Lugano, Fabão e Edcarlos... E deu certo. Foi um massacre absurdo, quase uma surra, mas deu certo.
Já o Once Caldas/COL foi o pioneiro no futebol recente em 'ser campeão sem atacar'.

Eliminaram simplesmente Santos e São Paulo, e ganhou do Boca Jrs. na grande final. E olha que eles foram atacados, viu?! Mas tinham um goleiro presepeiro que segurou as pontas, eliminaram o Santos em bolas paradas, o São Paulo em dois ataques, sendo um aos 44 do segundo tempo e o Boca com dois empates e título nos penaltis.
Eu era adolescente na época e perguntava pro meu pai e já me indignava: "Como pode ganharem assim? Eles não atacam, pai!!!", meu pai meio sem jeito dizia "Futebol é assim, filhão. Não da pra entender, mas o povo de Manizales deve estar feliz, pense por esse lado."
Não, eu não penso por esse lado e o Once Caldas me ajudou a criar minha idéia de que futebol é injusto demais pra ser levado tão a sério como levamos.

Eu espero que muitos Barcelonas 2011-2012, Santos 2010, São Paulo 2007, Corinthians 2009, Inter 2006 voltem a protagonizar o futebol e que os Once Caldas, Mazembes e outros times mega defensivos percam jogos e títulos, por que a essência do futebol é o ataque, o gol.

E ah, antes que chegue um monte de Zé Ong Defesa falando besteira, eu sei que o jogo, num contexto geral, pede muito estudo e muita calma antes de 'se jogar' no ataque, mas quer saber? Façamos igual Neymar, Robinho, Ganso, André e cia. deixa essa gente pra lá, tomem 3 e façam 5...

Dá pra ser ofensivo e vencedor sim!  Muitos provaram e continuam provando isso, nós queremos acreditar que a defesa é o melhor ataque. Mas não, não é.

Abs.

Felippe Palermo.


Follow me on Twitter

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Ataque x Defesa

Não há desculpas para tantas chances perdidas em 120 minutos, nem tampouco para quatro penaltis não convertidos numa disputa contra a seleção do Paraguai. E o goleirão paraguaio estava num dia iluminado, pegou até pensamento, boa parte foi mérito dele, com um pouco de ineficiência nossa, claro.
Mas não se esqueçam que o goleiro treina, no Paraguai e em todas as outras seleções do mundo.
Não creio que devemos achar culpados agora, mesmo por que essa é uma seleção em formação, com testes e se adaptando ao trabalho de Mano Menezes.

Tudo o que o povo brasileiro queria em 2010 era uma seleção 'diferente' da que Dunga e Parreira montaram, e essa seleção está diferente, está mais incisiva no ataque e menos concreta na defesa. São características novas de um grupo novo, com um trabalho novo de um tecnico novo. O que queriam? Título? Pra metade do torcedor brasileiro, a resposta é sim, mas pra outra metade a resposta é não. Isso porque estamos no Brasil e aqui é mais fácil colocar a culpa no treinador e dizer que 'nem liga' pra seleção, do que entender que cada dia que passa, as outras seleções vão ficando mais fortes (cada uma em sua proposta; seja ela defensiva ou ofensiva) e a nossa seleção, vai sim, sentir cada vez mais dificuldade de vencer jogos assim, como o de ontem.
E eu cito essa dificuldade, não porque o Paraguai atacou muito e foi complicado parar o ataque deles, mas por ineficiência nossa e pelo esquema escolhido por eles; apenas se defenderam, bateram bastante e 'não jogaram' futebol. Sabe qual é a pior parte disso? É que deu certo.
Assim como deu certo o Peru contra a Colombia e a Venezuela contra o Chile.
Já Uruguai e Argentina, fizeram um jogo digno de aplausos, talvez o unico que tenha sido digno do ingresso pago, e que também teve a Argentina pressionando o tempo todo, mas quem passou foram os uruguaios. E aí, cade a lógica no futebol?!
Em 2007, o Brasil de Dunga ganhou a Copa América na Venezuela, deitando na Argentina com aqueles 'brucutus' que todos nós xingávamos, agora com o futebol alegre e ousado, perdemos a classificação para o Paraguai. Sabe o que muda nisso tudo? Nada, o torcedor continua reclamando e pedindo a cabeça desse ou daquele e isso nunca vai parar, é cíclico, é cultural.

Se a torcida brasileira, de uma maneira geral, já é insuportável quando os caras ganham, imaginem perdendo a vaga para o Paraguai...
Temos que aguentar, até porque em 2014 não existirá Ronaldo, nem Romário, nem Denilson e muito menos o Pelé pra ganhar a Copa aqui em casa; contaremos com Neymar, Ganso, Lucas, Kaká e Pato para sermos campeões, e espero que sejamos mesmo, por que se não formos, corre-se o sério risco dos brasileiros começarem, de fato, a deixar de torcer pro Brasil... E isso seria patético.

Essa é a nova seleção brasileira de futebol, esse é o futebol moderno, pregando peças e invertendo toda a lógica do jogo, agora, quem joga mais, quem ataca mais, tende a perder o jogo, pois quem se defende com excelência acaba criando mais chances de fazer um gol no contra ataque e matar o jogo.
E quanto ao futuro da seleção, ouviremos muita graça dos próprios brasileiros, zombando, zuando, rindo da seleção do próprio país, numa falsa 'falta de vontade de torcer', porque aquilo que não desperta o meu interesse, não me faz parar de fazer o que estou fazendo pra ver algo chato, ruim e sem brilho.

2014 vai demorar, mas ao mesmo tempo não vai, tomara que Mano Menezes segure a pressão e que a CBF o mantenha no cargo, por que seleção é diferente de clube, e lá as coisas tendem a dar certo com trabalho e dedicação, até porque não há o dia dia para provar o contrário.

Boa sorte ao Brasil na caminhada até 2014, passando por Olimpiadas e Copa das Confederações; espero, torço e acredito que vá dar tudo certo, mesmo contra tudo e contra todos, seremos campeões mais uma vez.

Abs,

Felippe Palermo.

Follow me on Twitter

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Com os brasileiros não há quem possa

Ontem, assistindo ao jogo da seleção na televisão e acompanhando um pouco os comentários de grandes pseudoscomentaristas no twitter, cheguei à uma conclusão: não falta time, não, longe disso; o que falta é torcedor.
O torcedor brasileiro de um modo geral é algo que beira à imbecilidade, o analfabetismo e qualquer outro termo pejorativo que quiserem usar.
Po, pedem Neymar, Ganso, Robinho, show de bola, jogar com 'jeito brasileiro', queriam matar o Dunga e seus muitos volantes, enfim, reivindicaram uma seleção com cara de Brasil e agora pedem a cabeça de Mano Menezes?
Ah, mas o Julio Cesar falhou, o Ganso não apareceu tanto e o Ramires jogou mal. Tá. Futebol, torcedor brasileiro imbecil, torcedor brasileiro imbecil, futebol. Agora vocês se conhecem.
Gente, o nosso treinador não toma gol, não 'brinca' na hora de chutar a bola e não 'corre errado' na hora de marcar, e ah, lembrando que todos esses jogadores que estão disputando a Copa América são muito bons jogadores -alguns excelentes- e fazem parte de uma reformulação que fora avisada ao final da Copa do Mundo de 2010.

O que me estressa, na verdade, são duas coisas. A primeira: Pra que torcer contra o Brasil e chamar a seleção de 'Seleção da CBF'? Meu Deus, eu imagino que você, amigo torcedor brasileiro imbecil torça para um clube em sua cidade, certo? Logo, você deixa de torcer pelo seu clube pelo fato de seu presidente ou seu diretor ou seu gerente de futebol serem ladrões, né?! Sejamos honestos nessa historia então.
Ricardo Teixeira está lá há muitos anos e lá ficará até 2015, não chorem, não adianta espernear, não adianta ligar na ESPN e vibrar com seus comentaristas metendo o pau na seleção, não adianta absolutamente nada, por que tudo continuará igual e o Brasil ganhará títulos e a era Mano Menezes acabará só depois da Copa de 2014.
E a segunda: o mesmo torcedor que xinga até o Zé, roupeiro da seleça, sai do seu trabalho uma hora mais cedo em dia de jogo, comemora títulos do Brasil como se fossem conquistas pessoais e com certeza vibrou muito quando o Brasil ganhou do Chile por 6 a 1, passou nos penaltis contra o Uruguai e meteu 3 a 0 na Argentina, na Copa America de 2007, na Venezuela; e esse mesmo torcedor falava que o Dunga era burro por não levar Neymar e Ganso pra Copa de 2010 e que era hora de uma seleção mais jovem e com caras novas... Pronto, amigo. Você pediu, a odiada CBF 'atendeu' (não defendo a CBF, não acho que apenas santos trabalhem na entidade, porém, não deixo de torcer pra seleção do meu país por politicagem) e os novos jogadores estão aí, do jeito que TODOS os brasileiros queriam as 22h do dia do jogo contra a Holanda, ano passado.

Parece que o torcedor não entendeu ainda que o romantismo no futebol acabou; bons trabalhos são feitos em qualquer lugar do mundo, e não é facil jogar a Copa América, a Copa Africana de Nações, a Copa da Asia, a Eurocopa...
A seleção brasileira, um dia, ganhou de todo mundo do jeito que quis, hoje, não é assim, por que os profissionais de futebol do mundo inteiro se atualizaram. Então, esqueçam as 'vitórias fáceis', o Brasil ganha sim de todo mundo, mas as vezes empata, e nunca é facil. Ontem, fizemos 4 gols, tomamos 2 em duas falhas do melhor goleiro do mundo e daí?
Falhou como Rogerio Ceni falhou outro dia, como Marcos falhou também, como Dida falhou, como muitos outros jogadores de linha falharam em momentos mais importantes e ninguém falou nada; só erra quem está ali e Julio Cesar tem muito crédito, muita personalidade e falar que ele será importante na caminhada é 'chover no molhado'.
No final, todos nós sabemos o que vai acontecer, e o Brasil inteiro, sem excessão ficará feliz e elogiará os jogadores da seleção.

Então, torcedor modinha, saia de cima do muro, não torça a favor quando o Neymar ou o Pato fazem gols, ou quando o Robinho pedala ou quando o Maicon avança pela direita... Por que logo em seguida, no primeiro chute do Paraguai, você e sua medíocridade falarão mais alto e você perguntará o porquê dessa seleção ser tão jovem e inexperiente; "ah, são garotos, cade a experiencia para momentos dificeis?"... Santa ignorancia.
Deus limitou a inteligência, mas não fez o mesmo com a falta dela.

Abs,

Felippe Palermo.


Follow me on Twitter

quarta-feira, 13 de julho de 2011

O Gladiador e seus dois destinos

Kleber Gladiador é um jogador de futebol profissional de 27 anos. Muito bom jogador, com características que não se encontram em qualquer esquina. Forte, 'brigador', jura ser ex-maldoso, finaliza bem, usa bem o corpo e tem tecnica. Essas características seduzem qualquer equipe, claro, mas até que ponto vale a pena ou não contratá-lo?
Iniciou sua carreira no São Paulo FC, depois foi para o Dynamo de Kiev, veio para o Palmeiras, passou pelo Cruzeiro e voltou para o Palmeiras.
Apesar de ser um jogador extremamente util para quase 100% dos times brasileiros, Kleber também sempre envolvido em pequenas manchetes fora das quatro linhas.

Quem não lembra daquela baita cotovelada no zagueiro André Dias, na época jogador do SPFC ou uma briga em uma balada de São Paulo depois de uma vitória palmeirense, na oportunidade foi acusado de 'quase atropelar' torcedores do tricolor paulista, entre outros pequenos problemas extra campo.
Dentro de campo, Kleber sempre honrou a camisa que vestiu, em alguns momentos com violência, mas sempre com a melhor das intenções. Ganhou 4 títulos em toda sua carreira, sendo dois deles na Ucrania e outros dois campeonatos regionais; um com Palmeiras, outro com Cruzeiro. Soma alguns vice campeonatos, algumas expulsões em momentos importantes, vários gols importantes e muitas jogadas interessantes; tem como característica pessoal, uma personalidade muito forte, fala o que está pensando e não está nem aí pro que vão pensar. Ah, não esqueçamos que ele jogou MUITA bola no Cruzeiro e é ídolo por lá também.

Certo, Kleber ja foi 'apresentado' à vocês, agora vamos ao que interessa.
O jogador do Palmeiras está envolvido em uma novela que parece não ter fim. Ele diz que a diretoria palmeirense não o valoriza, o Flamengo o deseja, quer pagar 600 mil reais por mês para o atacante, que jura que quer ficar no Palmeiras, chegando a dizer que "a chance de ir para o Flamengo é zero".
Mas quem está certo ou errado nessa bagunça toda? Todos.
O Palmeiras está certo em não querer aumentar o salário dele AGORA (lembrando que o presidente do clube alviverde prometeu um aumento salarial em jan/2012 e vários bonus com ações de marketing daqui até a data combinada; Kleber bate o pé, se diz merecedor de um aumento nesse momento, não joga o setimo jogo, que o impossibilitaria de se transferir para qualquer equipe da primeira divisão do Brasileirão, mas alega que sente dores fortes e por isso não entra em campo; e o Flamengo está em standby, esperando uma brecha para levá-lo pra Gavea.
Apesar de Kleber ter dado uma entrevista para o repórter Marco Aurelio Souza, a qual foi aparentemente esclarecedora e com cara de quem estava sendo sincero, ele é reincidente, pois fez a mesma coisa quando jogava no Cruzeiro em 2009, dizia estar machucado e depois foi embora.
Não sabemos em quem acreditar, pois como pode o mesmo atleta que xinga um dirigente de mau carater, pedir aumento salarial e valorização imediata ao clube que o paga e que o tem como ídolo?

Hoje, o Flamengo diz que desistiu da contratação do atleta, mas pessoas ligadas ao clube garantem que, nos bastidores, o clube comandado por Patricia Amorim, não desistiu nada, apenas 'tirou o pé'; assim como foi feito com Ronaldinho.
O fato é que, Kleber é um jogador caro, que não trará(ia) nenhum retorno financeiro para o Fla, mas poderá(ia) ser muito util no maior retorno existente pra um clube de futebol: os títulos.
E o Palmeiras, por sua vez, deve sim brigar pra ficar com ele, pois esse, é extremamente importante para o esquema de Luiz Felipe Scolari.
Muita gente acha que Kleber poderia ter uma chance na seleção, outros o acham um jogador comum, tem quem ache que o jogador não merece valorização, por que 'nunca ganhou nada', enfim, são milhares de opiniões diferentes acerca desse assunto e a bola continuará rolando, provavelmente com Kleber em campo com a camisa do Palmeiras e o Flamengo buscando outro caminho.

Esse é Kleber, o Gladiador. Eu gosto muito, acho válido o esforço para contratá-lo, isso, claro, sem se matar e enfiar o clube num poço de dívidas.
Afinal, quantos jogadores você contrataria pra se enfiar num poço de dívidas?

Abs,

Felippe Palermo.

Follow me on Twitter

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Afinal, para o que torcem os brasileiros?

Brasil, ê meu Brasilzão. Dono da melhor seleção de futebol do mundo, dono da camisa mais pesada, dono da politicagem mais suja e safada que já vimos no mundo da bola e dono também da mais chata das torcidas. Uma parte muito grande dessa 'chatisse' explica-se tranquilamente se falarmos da nossa cultura.
O brasileiro não é nem de longe o mais patriota dos cidadãos, porém é o mais fervoroso torcedor de sua seleção. Não aceita nada, nada, nada que não for o 1o lugar em qualquer campeonato que disputa e tem uma arrogancia que o derruba a cada má apresentação de seus jogadores.

Por coincidência, esse final de semana foi um final de semana ruim para o esporte do nosso país. Peraí, ruim? Perder para a Russia na final do Mundial de Volei, ser eliminado nos penaltis pelos EUA no futebol feminino e empatar com o Paraguai aos 44 do segundo tempo é ruim? Para o povo brasileiro é. Por que aqui, não importa o trabalho, a ralação nos treinos durante a semana, o acaso numa partida ou uma cagada de um atleta, o Brasil tem que ganhar sempre, de todo mundo, o que quer que seja, e isso vale também para os clubes que os mesmos torcedores chatos torcem em suas cidades.
A impressão que dá é que o brasileiro não torce pela seleção e sim pela vitória. E ela, somente ela, é capaz de tirar um sorriso do nosso torcedor! O resto não serve, e acabou.

Há 13 meses atrás, as mesmas pessoas que colocaram no twitter a tag #foraneymar, escreviam #dungaburro e se enchiam de moral pra falar um monte de bobagens sobre a derrota para a Holanda na Copa do Mundo. Ué, Neymar e Ganso não eram o que vocês queriam? Tão chorando por que? Fred e Jadson são horríveis né? Mas quem os fizeram gritar gol no jogo contra o Paraguai?

Mano Menezes não levou 36 volantes pra Copa America e o Brasil ainda não venceu... Estranho né, povo? A seleção do povo ta lá na Argentina, jogando mal demais, mas ta lá.
O fato é que essa geração winning eleven não querem saber se existem outros atletas profissionais do outro lado, e isso é preocupante. Li hoje MUITA gente falando que o Neymar não está preparado. COMO NÃO?????? O cara ganhou uma Libertadores fazendo a diferença em TODOS OS JOGOS DAS OITAVAS DE FINAL EM DIANTE, agora o culturalmente idiota torcedor brasileiro diz que ele ta pipocando. Bacana, e na Copa do Mundo ele faria o que de diferente? Apertaria o R1, daria uma carretilha no zagueiro e apertaria o quadrado e o Brasil passaria da Holanda?

Futebol é assim mesmo, o esporte é assim; não é por que perdeu 4 seguidas ou por que jogou mal 3 jogos que o cara não serve mais. Neymar recebe a pressão de acordo do tamanho que ele tem pro nosso futebol hoje, assim como Ganso e Kaka que são otimos jogadores e têm uma responsabilidade enorme na Copa de 2014.
Tenho pena dos (poucos) que entendem o que é o futebol e daqueles que torcem de verdade, pois não adianta nada torcer contra os caras. Somos brasileiros, temos uma seleção forte, que mesmo sem apresentar um puta futebol, bota medo em 90% da europa e no resto do mundo inteiro e nós vamos vencer.
E querem que eu adiante o final da historia? Neymar exaltado com atuações brilhantes, como sempre decisivo e com aquele ar de moleque bom. Assim será. Vocês duvidam?
Cuidado, o camisa 11 -sempre- resolve.

Abs.

Felippe Palermo

Follow me on Twitter

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Paciencia tem limite

Acabou! Acabou a paciencia, acabou a vontade dos jogadores, acabou a vontade do torcedor, acabou o arsenal de críticas, acabou a criatividade pra fazer piadas, acabou o futebol, acabou a magia, acabou a minha vontade de tentar fazer um barulho com posts sobre essa lástima que é o SPFC hoje, acabou tudo, menos a cara de pau do presidente do São Paulo em manter PC Carpegiani no cargo.

Tá tudo muito claro por ali, os jogadores perderam o tesão em jogar futebol, em jogar por ele e pra ele. Não há mais clima para sustentar tamanha falta de rendimento. Jogadores de futebol derrubam treinadores sim! E sempre foi assim, e sempre vai ser.
Já escrevi muito sobre algumas características da diretoria do São Paulo aqui, mas dentre todas que escrevi, uma delas vêm acabando com a paciencia de toda e qualquer pessoa que acompanha o Campeonato Brasileiro. A omissão dos diretores e do sr. presidente aos fatos que estão escancarados aí.

Dia 20 de junho, eu postei um texto dizendo que o São Paulo vinha forte, com chances claras de título depois de 5 vitórias consecutivas. Não importa o grau de dificuldade, se foi humilhado ou não, se foi fácil ou se foi por um gol de diferença, o que importa é que venceu 5 e ponto final.

Eu, você e toda imprensa realmente acreditávamos que ali poderia começar uma bela caminhada rumo a mais uma briga pelo título, mas uma semana depois, o desfalcado São Paulo pega o embalado Corinthians e toma uma goleada que deixa qualquer equipe fora de si por uns dias.
O que não é desculpa, pois tres dias depois, o tricolor estava no Morumbi jogando contra o Botafogo, jogo bom para reabilitação. E o que o São Paulo faz? Nada, não joga, é facilmente envolvido pelo alvinegro e perde outra, agora em casa.
Adeus ótima sequencia, adeus moral, adeus vitórias, adeus futebol, bem vinda crise, bem vinda omissão, bem vinda mais uma derrota, agora para o Flamengo.

Eu sempre digo aqui que não sou adepto ao papo de padaria, mas me rendo e confirmo: Dagoberto estava certo. Tá muito claro que os jogadores do tricolor não estão nem aí para nada. Carpegiani já está mais do que queimado no Morumbi e por algum motivo que ninguém fala, ele ainda não caiu.
A realidade do São Paulo não são as goleadas não, Dagoberto não quis dizer isso, quis dizer que aquelas vitórias, de fato, foram 'mentirosas' e que a equipe precisava abrir o olho. Dito e feito, nos ultimos tres jogos, o SPFC perdeu os tres, tomou 8 gols e não fez nenhum. E aí? Como falar que Dagoberto não estava certo?

Eu tenho certeza que, se o treinador do SPFC sair agora, ainda há chances da equipe de alguma forma crescer, pois estão no G4 ainda e caso Palmeiras e Figueirense vençam suas partidas na noite de hoje, a equipe tricolor ainda fica em 6o lugar, ótima posição para brigar por uma vaga na Libertadores.

Juvenal Juvencio prefere bancar um treinador que não consegue fazer um time como o São Paulo jogar, talvez por ter que pagar uma multa alta, mas parece não enxergar que o prejuízo (financeiro, inclusive) será muito maior se for deixando, deixando, deixando. Jogador de futebol é assim, são 'ruins' quando querem, e com o elenco que tem, o São Paulo não pode jogar se defender do jeito que vêm se defendendo.
Defender-se faz parte do jogo, hoje em dia, ainda mais do que nunca, mas há qualidade para atacar, e lá, eles não atacam, e se atacam, atacam 'sem vontade', desencanados se vão ou não finalizar a jogada de uma maneira decente e a paciencia do torcedor tem limite. Ainda mais o mal acostumado torcedor são paulino.

Dorival Junior talvez seja a solução para os problemas. Ou não.
O que não pode mais acontecer é um clube do tamanho do São Paulo continuar se enganando e enganado o torcedor, por que 'deixar o cara trabalhar', não da mais. Ou muda, ou vai cair mais ainda. E o futebol é complicado, viu? Não é por que ganhou alguns títulos nos ultimos anos que se tornou um time blindado.

A bola pune, e pune feio. O mesmo time que preferia jogar em Montevidéu e não se via jogando em Manaus, pode deixar de encarar o Grêmio no Olímpico para jogar contra o Salgueiro, em Pernambuco.
Abre o olho, Juvenal. Ainda há tempo para mudar!

Abs.

Felippe Palermo.


segunda-feira, 4 de julho de 2011

A nossa seleção

Finalmente o Brasil fez sua estréia na Copa América contra a Venezuela. O brasileiro, em sua maioria, acreditava numa estréia tranquila, com vitória e bom futebol, mas para surpresa de muitos, o resultado final ficou no 0 a 0.

Vejo muitas ambiguidades nisso tudo, um monte de gente chata que reclamava do Dunga, falando mal do Mano, mal dos jogadores, mal de todo mundo que eles pediam há 1 ano atrás.
Ta aí, essa é a seleção do povo, né povo? E então, o que aconteceu?

Mano Menezes tem uma das tarefas mais desagradáveis do país em que vivemos: ser treinador da seleção de futebol. Digo que é desagradavel por que no Brasil, os torcedores se acham treinadores experientes e falam com 'propriedade' sobre alternativas táticas, cornetam o nosso treinador por qualquer circunstancia de jogo e ao mesmo tempo dizem ser contra a 'Seleção de Ricardo Teixeira'.
A maioria dos torcedores brasileiros são mimados, são frescos e acham que futebol profissional é igual winning eleven.

Eu sou do tempo em que o Brasil pegava esses times sem expressão das Américas e mandava 4, 5, 6 gols (um dos primeiros jogos de Ronaldinho foi contra a Venezuela e o Brasil fez 7 naquela oportunidade), mas hoje sou obrigado a concordar que o crescimento de estrutura e planejamento do futebol como um todo tomou proporções tão grandes que Venezuela, Bolívia, Peru e muitas outras seleções conseguem dificultar a vida das maiores potencias.

Fazer uma análise fria do jogo é difícil, por que tivemos chances de abrir o placar e ampliar nos primeiros 15, 20 minutos e depois não criamos mais nada. Pato foi o melhor homem de frente, Ganso não jogou nada e Neymar esteve apagado. Ah, só pra não falarem que eu não assisti o jogo, eu sei que o Robinho tava andando lá na frente.
No Brasil falta uma coisa: Personalidade. Só. Bola tem, bons jogadores também, um treinador que sabe o que faz e agora há a esperança de que Neymar, Ganso e cia. joguem com personalidade, por que aí, o Brasil torna-se aquele Brasil que jogava contra qualquer seleção, fazendo-os tremer.

Ouço papos de que o Mano tem que ter tempo pra trabalhar, pra colocar em prática sua filosofia de trabalho e tal, e é verdade, quem jogou futebol sabe que por melhor que sejam os jogadores em campo, há uma dificuldade tremenda em apresentar um futebol em alto nível, ainda mais numa competição oficial e contra um time fechadinho. Apesar de ser sabedor disso tudo, ainda acho que com os jogadores que temos, o resultado de ontem foi horroroso e que nossa seleção precisa trabalhar bastante pra não pecar tanto nas finalizações como pecou nesse primeiro jogo.
Não há motivos pra duvidar do trabalho do nosso treinador, ainda.

O povo brasileiro não entende muito do esporte futebol, e sim de pelada. E pelada é diferente de futebol, prometo.
Sendo assim, é natural xingarem Neymar, Ganso e Robinho por não terem jogado bem, ligarem o fato de André Santos ser o titular com Mano Menezes por ter trabalhado com ele no Corinthians, isso por que André Santos jogou muito no por lá e ganhou Paulista e Copa do BR em altíssimo nível.
Essa é a mesma galera que nos jogos em que seu time vai bem e ganha alguns jogos, elogia e quando perde dois jogos seguidos, fala pra quem quiser ouvir que 'fulano nunca jogou nada', 'siclano não serve pro time', 'eu mandaria beltrano embora' e por aí vai.. E é TAMBÉM por essa mentalidade fraca da grande maioria, que o cenário do futebol brasileiro é desse jeito nojento que a gente vê.

Chega com essa história de que a Seleção Brasileira não é nossa, é do R. Teixeira. A seleção é nossa sim, e a gente tem que torcer como torcemos para os nossos times.
Não seja hipócrita, por que todos sabem que aqueles que xingam a nossa seleção, são os primeiros a saírem mais cedo do trabalho e se vestir de verde e amarelo da cabeça aos pés na Copa do Mundo.
Então, agora é a hora de ajudar os caras e não atrapalhar mais ainda!!
Vamos torcer, vamos empurrar os 23 jogadores que lá estão pra cima do Paraguai, nosso próximo adversário (que por sinal é infinitamente mais forte que a Venezuela) e fazer com que essa seleção que todos nós queríamos, seja 'A' seleção com a nossa cara de novo.

Vamos deixar de lado essa politicagem barata, esse clubismo imbecil de não torcer pro "a" ou "b" que são do time rival e vamos acreditar, por que os jogadores que estão lá são muito bons e vão se acertar.
Se a bola não aprontar uma das suas e o Brasil jogar como Brasil, seremos campeões.

Abs,

Felippe Palermo.

Follow me on Twitter

sexta-feira, 1 de julho de 2011

SPFC: Vivendo 2005-2008

O São Paulo Futebol Clube é o mais novo dos grandes clubes do Brasil, fundado em 1935, conquistou todos os títulos que um grande clube precisa para se manter no topo (exceção à Copa do Brasil), têm a terceira maior torcida do Brasil, multi campeão, papa títulos nos ultimos anos, enfim, um grande clube e como todo grande clube que se preze, passa por más fases.
E de onde vêm essas más fases??

A do SPFC não é tão simples de explicar, ela vem de cima, da cúpula, dos dirigentes que teimam em SEMPRE querer fazer a política do "bom e barato", e nem sempre esse é o planejamento que dá certo. Não que haja a necessidade de gastar 60 milhões em reforços, pelo contrário, o interessante é mesclar bons nomes com bons jogadores da base, mas sem 'queimar' os mais novos; e é isso que está acontecendo. Mas não coloquemos a culpa nos meninos, nem tampouco em quem os coloca, Carpegiani tem culpa em muita coisa que está acontecendo no São Paulo. Talvez alguém diga "Mas se ele não tem culpa em estar lá, por que não pede demissão?". Simples, ele não pede por que no SPFC nada é bem explicado, tudo é meio nebuloso, meio estranho. Lembrando que Carpa já foi mandando embora e três dias depois o presidente disse que 'não era bem isso, a imprensa entendeu errado'.

Vou dar um exemplo: Dagoberto joga muito mal no domingo, o filhinho nasce na segunda, ele se reapresenta na terça disposto a jogar quarta feira, Carpegiani diz que o jogador se apresentou com 'olhos de quem estava com sono, como se não tivesse dormido nada na noite anterior', e o que acontece? Ele, claro, não joga. Para o torcedor, Dagol está fazendo corpo mole, para Carpegiani, ele estava cansado e precisava descansar (mesmo podendo dormir quarta feira o dia inteiro e jogar normalmente) e para o empresário de Dagol, o jogador precisa ser valorizado. Mas qual é a real? O que de fato está acontecendo lá dentro?

As coisas são tao mal explicadas ou mal administradas no São Paulo que nem o goleiro Rogério Ceni escapou dessa polêmica, falhou em dois gols nas duas ultimas rodadas e ao final do jogo contra o Botafogo garantiu que 'a realidade do São Paulo não é essa, esse não é o São Paulo que estamos acostumados' - em alusão à infeliz colocação de Dagoberto após o jogo contra o Corinthians na qual falou que as 5 vitórias consecutivas da equipe não eram a realidade e que viviam fora dela - e claro, como todo torcedor são paulino, R. Ceni veio à publico na primeira oportunidade, falar que isso é uma inverdade. Oras, onde já se viu, o São Paulo FC se encontrar numa realidade dessas?
Pois é, ontem, Dagoberto falou que foi 'mal interpretado' pelos repórteres que quis dizer que, no Brasileirão, ganhar cinco jogos consecutivos é incomum e tudo ficou por isso mesmo.
Cada dia que passa vejo que 2005-2008 foi um sonho bom para o torcedor são paulino e que a equipe tricolor vivia nas nuvens, com uma arrogância de quem, de fato, ganhava tudo e de qualquer um. Foi-se o tempo em que os torcedores iam para o Morumbi e se perguntavam: "Ganharemos de quanto hoje?" "Gols de quem?", é mais ou menos como o torcedor do Santos no primeiro semestre de 2010, eles sabiam que venceriam de qualquer time, de qualquer jeito, com facilidade.
Ou seja, a diretoria do São Paulo vive com a mesma cabeça de quatro, cinco anos atrás, naquela época em que só eles contratavam bons jogadores, sempre naquela política do bom e barato, e com sorte "achavam" três ou quatros jogadores desconhecidos do grande público, mas bons de bola. Porém, os anos vão passando e os dirigentes dos outros clubes vão entendendo como funcionam os planejamentos e as estratégias de marketing, tudo facilitado pelo grande bum do mercado publicitário. E com todas essas questões de patrocínio, as contratações dos outros são tão boas ou melhores do que as do tricolor e parece que os dirigentes não enxergam esse fato.

Tudo se igualou, tricolor, comecem a conviver com isso ou abram o cofre.
Luis Fabiano é um ótimo atacante, renderá muito aqui no Brasil, sem dúvida, mas e aí? Cade o cara em campo? Sua estréia estava marcada pra março, depois abril, depois maio... enfim, erro crasso no planejamento.

PC Carpegiani conseguiu 5 vitórias consecutivas, deixou o Brasil inteiro com cara de interrogação (inclusive a mim) e agora mostrou sua cara de novo. Mudanças irresponsáveis, falta de comando, time sem vibração nenhuma, se toma um gol, perde o jogo, e Carpa foi cavando o próprio buraco; e Juvenal Juvencio o ajudou.
Não gosto de papo de padaria, nem sou adepto à nenhuma teoria da conspiração, mas tá na cara que alguns atletas estão 'desencanados' do treinador e que o ciclo dele se encerrou. E faz tempo, foi naquela quinta feira em Floripa, na eliminação para o Avaí. E olhem a coincidência: Juvenal o mandou embora na sexta, mas na terça voltou atrás e o manteve no cargo. Sensacional, né? Não, não é nada sensacional.
Todos estão de saco cheio dessa politicagem barata do São Paulo, dessa história de ser contra tudo e contra todos; isso não é interessante, não há como mudar a cabeça da entidade que comanda o futebol brasileiro e o São Paulo FC não ganha nada 'brigando' com todo mundo. No Brasil, o São Paulo
não é auto suficiente, entendam, no Brasil; se fosse na Inglaterra, a equipe tricolor teria as mesmas chances de vencer qualquer campeonato sem correr riscos de boicotes ou trairagens, mas aqui é o Brasil, pessoal.

Então diretoria tricolor, acorda!!! Corra enquanto é tempo, tome alguma providência, parem de se enganar e de enganar o torcedor, mande alguém embora, abra o cofre e contrate, mude, busque o topo, jogue como São Paulo, por que a realidade é muito diferente dessa, a realidade é outra...e todos nós sabemos bem qual é. Ou será que algum de vocês nunca viu essa cena antes?


Abs,

Felippe Palermo.


Follow me on Twitter