segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Traídos pela própria arrogância

O Panamericano é uma disputa muito interessante para o nosso país. Envolve uma série de modalidades esportivas, tem uma boa audiência na televisão, nós torcemos muito para natação, volei, handbol, mas o que queremos saber mesmo é do bom e velho futebol.
E acreditem, a nossa seleção já está fora do Pan 2011. Cairam na primeira fase sem vencer um joguinho sequer. Ontem perderam por 3 a 1 para a Costa Rica e aumentaram ainda mais a arrogância e o 'achismo' do povo brasileiro.

Vamos por partes: ser eliminado nos jogos Panamericanos é chato, é ruim, fica um gosto amargo e aquela sensação de que, no futebol, só funciona a seleção principal... e isso é verdade. Vamos acabar com esse fantasma de uma vez. As categorias de base da seleção são muito boas em torneios sulamericanos, mundiais e amistosos, porém, quando encaram uma Olimpíada por exemplo, os meninos tremem e não ganham. Sempre foi assim, ué. Porque o espanto agora?

Claro que como todo evento de pequeno ou grande porte que passa na tv, os comentários mais absurdos podem ser acompanhados nas redes sociais e eu li muita bobagem.
Parece que brasileiro tem amnésia; e é de uma arrogância que me impressiona.
Há um tempinho a Espanha é quem 'manda' no futebol mundial, porém, Brasil é Brasil, quando entra em campo as outras seleções respeitam muito, mas e aí, quem vêm ganhando tudo? Não somos nós, logo, nós não deixamos de ser o país do futebol, entretanto, não somos mais A seleção que ganha tudo; e não é demérito pra ninguém essas coisas que acontecem, são coisas da bola, não duram mais do que devem durar.

Outro ponto que me chamou atenção e me dá mais certeza de que eu estou certo quando digo que brasileiro tenta enganar os outros quando diz "não to nem ai pra seleção". Mentira! Ficaram todos irritadinhos pela eliminação da nossa seleção sub20 B, vê se pode?!

Eu não me importo com aquilo que não me chama o mínimo de atenção, logo, todo e qualquer brasileiro mente ao dizer essa asneira. Por que não gostar? Por que tem o Ricardo Teixeira? E por acaso são paulino deixa de ir ao Morumbi por causa do Juvenal? E corinthiano ama menos o clube pelo Andrés? Não. Então, não tem o que boicotar, até por que dessa vez a CBF não tem nada a ver com o Pan.

Das maiores idiotices que li ontem essa foi a maior: "A seleção não levou seu time sub20 principal, pois a Record ganhou os direitos de transmissão da Globo, logo, a CBF ordenou que o elenco fosse mais fraco". O que eu faço com quem planta essa dúvida?
O povo já não é muito esperto, já tem mania de achar que sabe TUDO de bastidores, quando na verdade só sabem o chute que o cara dá na bola, tem a velha mania de achar que é tudo um esquema e CBF e Globo mandam no mundo e vem um espertinho e lança essa?! Pois saibam que nem o logo no uniforme dos jogadores a CBF tem, que dirá influencia nessa campanha.

O fato é que o Brasil levou a 'sub20 B' (que termo ridículo, com todo respeito), porque o Muricy ia querer adiar o ano novo se Ney Franco chamasse Neymar, o SPFC não ia gostar de não ter Lucas, o Inter chiaria em não ter Oscar no brasileiro, enfim, por conta do grande número de jogos importantes dos clubes e do péssimo calendário, não havia possibilidade do Brasil ser representado por quem realmente é de seleção.
Henrique do São Paulo, Cesar do Flamego, Felipe Anderson do Santos, entre tantos outros que estavam no México são muito bons jogadores, mas não são nem de longe a realidade do nosso futebol, pelo menos não na seleção principal. Logo, sem ser muito esperto, conclui-se que sem os melhores jogadores da sub20, sem muita badalação, sem muita moral, sem muita vontade de vê-los campeões, não há a necessidade de colocar o nosso futebol como um todo em cheque, por causa de um revés no Panamericano.

Vou exemplificar: o Barcelona que é o time da moda, com bons nomes, é convidado para um torneio no Japão e não pode mandar o time A, por motivos óbvios; o time B, está jogando a Copa do Rei e só sobrou o time C. Qual é o nível de exigência que deve-se ter com um time desses?
Pequeno. E não foi isso que aconteceu com o Brasil que foi eliminado ontem. Só.

Então, meus caros, fiquem tranquilos. Nas Olimpíadas teremos uma baita equipe, forte e competitiva e assim será na Copa das Confederações e no Mundial de 2014. O que aconteceu ontem foi mais uma prova de que o futebol vem pregando peças. São coisas da bola.

Abs.
Felippe Palermo.

Follow me on Twitter

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A hora é agora: In Fogo We Trust

Sras e srs chegou o grande dia. Hoje, todos os times igualarão o número de jogos e aí sim, ficaremos sabendo se o Botafogo vai largar a síndrome do 'será que agora vai?' ou se vai perder a chance de assumir a liderança do Brasileirão.
 Provavelmente com um leve friozinho e com chuva, Santos e Botafogo se enfrentam na Vila Belmiro as 20h30. Jogo que será importante para as pretensões do fogão no campeonato e nem tão importante assim para o peixe, logo, eu acredito que o Botafogo tem totais condições de vencer bem e garantir o 1º lugar, depois é consequência da maneira com a qual o fogão vai encarar o campeonato sendo líder isolado.

Quando falo em acreditar, me vem à cabeça a falta de crença da torcida do alvinegro carioca e isso não pode mais acontecer, pelo menos não nessa reta final. Botafoguenses, vocês precisam estar junto com o time, apoiar, vibrar, acreditar que o título é tão possível quanto ele realmente é. E os jogadores sentem isso em campo.
Hoje, por exemplo, o Santos entrará em campo com o que há de melhor em seu elenco, então não será nada fácil e o Botafogo não pode cair no desespero que geralmente cai quando se vê numa situação adversa. Jogadores como Loco Abreu, Jefferson, Antonio Carlos, Marcelo Mattos são importantes pela experiência, além de estarem jogando muita bola; aliado à qualidade de Elkeson, Maicosuel e Cortez, na minha opinião, o fogão joga o melhor futebol do campeonato e hoje pode ser a prova disso tudo. Jogo importante, contra um time forte, fora de casa, valendo a liderança a 9 rodadas do fim, ingredientes interessantes para termos um jogaço na Vila Belmiro.

O Santos ainda têm alguns problemas para escalar o 'time ideal' de Muricy, pois conta com alguns jogadores lesionados, mas mesmo assim terá uma equipe de respeito com Rafael, Danilo, Dracena, Bruno Rodrigo e Durval; Adriano, Arouca e Henrique; Neymar, Alan Kardec e Borges. Time competitivo, que já se prepara de uma maneira mais incisiva pro Mundial da FIFA.
Já o Botafogo só não contará com uma peça, importantíssima diga-se, que é Renato, suspenso pelo terceiro amarelo. De resto, time completo para a partida decisiva de logo mais: Jefferson, Lucas, A. Carlos, F. Ferreira e Cortez; M. Mattos, Bruno Tiago, Maicosuel e Elkeson; Herrera (Felipe Menezes) e Loco Abreu. Esse quarteto que forma o ataque é muito interessante. Maicosuel e sua velocidade, Elkeson é muito inteligente e um dos melhores finalizadores do campeonato, Herrera é raçudo e acredita em todos os lances e Loco Abreu é o cara; melhor senso de posicionamento do futebol brasileiro, figura importante para os outros jogadores, quando está em campo é um Botafogo, quando não joga, o rendimento automaticamente cai. E além da experiência, tem muita qualidade, claro.

Com certeza o filme de 1995 está passando frequentemente na cabeça dos botafoguenses e isso é importante em momentos como esse. Dá força. anima o mais desacreditado dos torcedores e enche o grupo de moral.
Sei não, mas acho que a nação alvinegra vai se surpreender com esse time nessa reta final, viu.
Esse grupo pode entrar pra história do Botafogo sendo campeão num torneio de pontos corridos depois de 16 anos; e você, torcedor, não pode ter medo, nem receio, hoje é o grande dia. Chegou a hora de separar-se daqueles pesadelos, daquelas descrença que persegue o torcedor há anos e encontrar-se com a alegria e a fé, porque bola não é nem de longe um problema para o time da estrela solitária.

Acreditem botafoguenses. A hora é agora! Vocês têm tudo para estarem lado a lado com seus jogadores daqui até o final do campeonato. Lembrem-se, em 1995 o título veio contra o Santos e hoje pode ser o início da arrancada.

#InFogoWeTrust

Abs.
Felippe Palermo.

Follow me on Twitter 

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

E sete ainda brigam

30 rodadas se passaram e nem eu, nem nenhum outro blogueiro ou jornalista podemos cravar o campeão, os classificados pra Libertadores e os rebaixados.
Esse é, de fato, o mais disputado dos brasileirões de pontos corridos.

Em todas as rodadas, sem exceções, tivemos surpresas e muitas oscilações.
Temos todos os tipos de casos entre os 7 que brigam pelo título. Tem time que teve um começo avassalador, deixou cair o rendimento e agora voltou a vencer; teve time que manteve uma regularidade dentro dessa inconstância; teve time que começou muito mal, mas está voando no 2o turno e tem time que nem sabe como e porque se manteve durante tanto tempo no G4.

1) Cor; 2) Vas; 3) Bot; 4) Fla; 5) Flu; 6) SPFC; 7) Inter.

Corinthians e Flamengo jogaram muita bola no início da competição. Deixaram cair um pouco, mas pelos ótimos resultados nos primeiros jogos, conseguiram a manutenção das primeiras posições e mesmo vivendo maus momentos, deram a volta por cima e hoje brigam diretamente pelo título.

O Vasco é o exemplo a ser seguido. Conseguiu fazer jogos equilibrados quando ainda disputava a fase final da Copa BR e ao sagrar-se campeão, a grande maioria imaginou que os vascaínos relaxariam no Brasileirão. Mas isso não aconteceu, demonstrando um bom nível técnico e físico, tem em Diego Souza seu maior termômetro e é por meio desse jogador que vem conseguindo vitórias importantes e se mantendo entre os 3 primeiros há várias rodadas. Briga diretamente com Corinthians e Botafogo para ser campeão. Hoje, tem o mesmo número de pontos do Corinthians e dois a mais que o fogão (que tem um jogo a menos).

Fluminense e Inter foram os dois times que estavam tímidos na primeira parte do campeonato e agora acordaram. E quando o atual campeão brasileiro e o atual campeão da Libertadores acordam, tenham certeza que chegarão firmes e fortes até o final. Se vem título, eu não sei, mas é sempre bom ficar ligado nos dois.
O Flu já convence há algumas rodadas, o colorado ainda não emplacou. E o Inter ainda terá a sequência mais complicada dos 7 times que brigam pelo título.
Cariocas em 5o, gaúchos em 7o.

O São Paulo FC ficou por 29 rodadas no G4. Saiu ontem pela primeira vez após a derrota de 3 a 0 para o Atlético-GO, que culminou com a demissão de Adilson Batista.
O fato é que ninguém entende bem ao certo porque o SPFC ficou tanto tempo lá em cima. Foram duas grandes sequências de maus resultados e um ou outro jogo bom fora de casa, pois em seus domínios não conseguiu sequer fazer dois jogos brilhantes.
O tricolor é o time que mais acerta passes, é o maior vencedor jogando como visitante e joga muito bem no contra ataque, todavia, não conseguia jogar com Adílson e isso tirou a confiança do torcedor.
Dentro todas as suas injustiças e particularidades, o futebol provou que pode ser justo ao tirar o São Paulo do G4 após uma série de 6 jogos sem vitória. De 18 pontos disputados, ganharamo apenas 4 e isso não pode ser tratado com naturalidade.
Boa chance para recuperar-se no jogo de 4a feira contra o Libertad-PAR valido pela Copa Sulamericana, domingo recebe o Coritiba no Morumbi, com Milton Cruz no banco.

Deixei para falar por último o meu time preferido nesse Brasileirão. Não é meu time de coração, mas há alguma coisa que me faz acreditar que pode ser que dê certo dessa vez.
O Botafogo brilha os olhos de quem o vê jogar, principalmente no Engenhão.
Com um time extremamente bem postado por Caio Junior, Elkeson e Loco Abreu comandam o belo ataque que vêm levando os botafoguenses rumo à liderança.
Hoje, ocupam o 3o lugar com dois a menos que Corinthians e Vasco e com o jogo atrasado contra o Santos, poderão enfim sentir o gostinho de liderar o campeonato. Momento importante para o fogão assumir a 1a colocação e não deixar escapar, já que faltam apenas 8 rodadas para o término do BR.
O torcedor precisa estar junto com o Botafogo, precisa acreditar tanto quanto Loco Abreu e seus companheiros acreditam/
Eu acredito e penso que dessa vez, se jogar com inteligência e com a mesma dedicação que vêm jogando, tem tudo pra ser campeão brasileiro 16 anos depois. Mas pra isso, por ironia do destino, precisa ganhar do Santos na Vila, 4a feira. Essa é A chance, não pode deixar escapar por nada.

Aos torcedores de Figueirense até Santos (8o a 13o), boas férias. E comportem-se  nos jogos finais, viu?! O que dá prazer e é engraçado hoje, pode ser doloroso e injusto amanhã.
Viva os pontos corridos e seus 6 times de férias dia 17/10.

Abs.
Felippe Palermo.

Follow me on Twitter

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Treinadores de futebol: vencer sempre

E mais uma vez, depois de 20 anos, Wanderley Luxemburgo continua mostrando que é muito bom.

Luxa pode não ser unanimidade no mengão, mas pra quem está olhando de fora, dá pra notar que é um treinador diferenciado. Daqueles que ousa sempre, que busca a vitória a qualquer custo, nem que pra isso precise ficar com apenas um volante de origem.
Seus times geralmente são tão ofensivos que o mais retranqueiro diria que Luxa 'brinca com a própria sorte', mas não, ele não brinca com a sorte, ele trabalha com competência, ousadia e inteligencia. Talvez por isso seja tão vencedor.

Não vou escrever sobre os muitos casos em que Luxa foi pra cima do adversário, vou resumir minha análise ao jogo de ontem.
20 segundos após Lucas ser expulso, Diego Maurício já estava ouvindo as instruções do treinador. Entenderam? Lucas mal havia saído de campo e um atacante já estava prestes a entrar.

Luxa adota a posse de bola e a paciência para jogar e ganhar, seus times têm muita posse, tocam muito a bola, gostam de tê-la nos pés e isso é uma característica importante num time que quer ser campeão.
Foram 8 meses com apenas 1 derrota, título carioca, eliminação nas 4as de final na Copa BR e briga constante pelo título no Brasileirão, ainda estão em 6o lugar mesmo depois de 9 jogos sem ganhar, ou seja, mantiveram uma posição equilibrada porque foram impecáveis no início/meio do campeonato, e agora estão mais do que nunca na briga. Depois de ganhar do São Paulo em pleno Morumbi com 63 mil pessoas a favor dos tricolores, estão credenciadíssimos à brigar pelo título.

Semana que vem tem o Fluminense, num clássico que vale 6 pontos. E no banco estará sentado o mais ofensivo e estrategistas dos treinadores. Aquele que estuda, que se atualiza, mas que não deixa de ser o mesmo Luxemburgo que sente necessidade de sair vencedor de tudo que participa, não nega as origens, onde precisa-se mais do que nunca da vitória e do futebol bem jogado. Parabéns por se manter em alto nível e fazer com que a frase "O medo de perder, tira a vontade de ganhar", seja interpretada literalmente de maneira contrária a cada rodada.

Ser treinador aqui  no Brasil é duro, é difícil, a cultura é complicada, a culpa sempre cai no colo desses profissionais que precisam se desdobrar para garantir um trabalho duradouro e eu dou valor à isso.
Dificilmente coloco em cheque a capacidade dos treinadores, porque assim como os 50 primeiros tenistas do ranking da ATP ou os pilotos que correm a F1, ser um dos 20 treinadores de série A, não é nada fácil, pelo contrário, é necessário atualizar-se sempre, ser inteligente dentro e fora de campo, ter o grupo em mãos, enfim, vários aspectos fazem com que os que entendem que futebol funciona assim, fiquem sempre em evidência, sempre brigando por títulos e vagas em torneios importantes; há também os que são excelentes em motivar os times que estão perto da zona do rebaixamente, enfim, cada um tem seu valor e quando a imprensa vem e fala "são todos iguais, não sei pra que mudam", eu tenho vontade de tentar explicar que não "são todos iguais", são todos bons, o problema é a falta de paciência e inteligência dos caras que comandam o futebol nos clubes e dos torcedores.

Se deixarem o cara trabalhar, se derem tempo ao profissional, outros Muricys, Luxemburgos, Scolaris surgirão e farão com que o futebol se profissionalize cada vez mais.

Sempre costumo citar o caso de Sir Alex Ferguson, que está há 23 anos no comando do Manchester United. Ele chegou ao clube inglês em 1986 e só ganhou seu primeiro título em 1992. Foram SEIS anos sem ganhar absolutamente nada. E aí? Já que gostamos de exaltar a cultura européia no mundo da bola, porque criticar o Tite que está em 2o lugar com o Corinthians, porque criticar o Adílson que com seus muitos volantes consegue ainda deixar o SPFC brigando, tem gente criticando o Felipão, onde na verdade deve-se agradecer, pois com o elenco que o Palmeiras tem, qualquer, eu disse qualquer outro treinador menos experiente já teria sido mandado embora ou pedido pra sair, e tem aqueles que deliram e criticam Luxemburgo, sem nem ao menos entender que o Flamengo só está disputando o título porque têm o Luxa, porque o trabalho foi feito com maestria nos primeiros 7 meses do ano.

Então, entendam que falar mal dos treinadores depois de 3 jogos sem vitória é mais fácil que dormir com sono, agora difícil mesmo é criticar quem faz corpo mole, quem não acompanha o marcador e toma bola nas costas, quem não ajuda a marcação...

Telê, antes de ser Telê, era cornetado mais que Adílson, Carpegiani e Tite juntos... E o final da história a gente sabe, né?!

Viva os treinadores e suas manias, seus erros, seus acertos e sua coragem em dar a cara à tapa logo após as grandes derrotas e as épicas vitórias.

Abs.
Felippe Palermo.

Follow me on Twitter