domingo, 26 de fevereiro de 2012

Palmeiras 3x3 SPFC

Palmeiras e São Paulo fizeram um bom jogo, com muitas chances de gol nessa tarde quentíssima em Presidente Prudente.

O Palmeiras enfim saiu da dependência total das bolas paradas de M. Assunção. Agora, com Barcos e Maikon Leite, Felipão conseguiu achar um jeito diferente de jogar, muito parecido com o Grêmio de Paulo Nunes e Jardel, com um centroavante e um atacante veloz caindo pelos dois lados.
Daniel Carvalho é muito bom jogador, fará uma dupla interessante com Valdívia no meio campo palmeirense.
Mas a grande surpresa mesmo é o atacante Hernan Barcos. Eu já o conhecia dos jogos da LDU na Libertadores, mas confesso que não sabia que havia tanta qualidade, mas o cara é bom. Não é veloz, mas tem muito recurso. Não se assusta na frente do goleiro.
Excelente contratação do Palmeiras; mudou tudo na equipe.

Já o tricolor continua sendo estranhamente desequilibrado. Paulo Miranda ainda não encontrou o futebol do ano passado, quando se destacou no Bahia e Piris deixa a desejar tanto no ataque, quanto na defesa. O problema é que não há substituto para o lateral paraguaio. Douglas, recém chegado do Goiás, sem dúvidas será uma opção melhor que um lateral que nem marca, nem ataca e quando a bola está em seus pés, nada acontece.
Denis ainda é inconstante, mas é muito talentoso. Até R.Ceni voltar, vai melhorar bastante.
Rhodolfo, Cícero, Lucas e Willian José vêm se destacando com Leão.
Lucas está cada vez mais maduro, usa muito bem a velocidade, principalmente quando cai pelo lado direito e tem a aproximação de Jadson. Vai dar liga com certeza!
Cícero é o homem de confiança do treinador tricolor e desencantou a fazer gols desde que mudou seu posicionamento e tem mais liberdade para atacar. Willian José não sentiu o peso de substituir Luis Fabiano e é o artilheiro do SPFC no Paulistão. Leão terá um ótimo problema quando Luis Fabiano retornar.

Agora o grande destaque desse time do São Paulo é Cortez. Chegou em janeiro e em dois meses ja se adaptou 100% ao futebol paulista. É muito bom jogador, rápido e inteligente.
O que Leão precisa fazer é ter uma cobertura melhor quando o lateral tricolor sobe ao ataque, e ele sobe muito. E os gols que o tricolor têm tomado, quando não são de bola aérea, são pelo lado esquerdo. Culpa do Cortez? Não. Se ele é muito bom no ataque, que continue atacando, e Leão que se vire pra cobrir o lado esquerdo de uma maneira eficaz.

No jogo de hoje, ficou claro uma coisa. Com tanta previsibilidade do futebol hoje em dia, qualquer coisa diferente, vira gol.
O drible do Barcos no segundo gol palmeirense, quando armou o chute e viu Piris no chão; as jogadas de Lucas em direção ao gol; a inédita mudança de direção de Fernandinho, cortando para o meio e acertando um belo chute de pé direito, enfim, essas jogadas tão simples de serem feitas, mudam completamente o futebol. E parece que os atletas não querem, ou querem e não conseguem fazer algo diferente. Porque saber, a maioria sabe.

E hoje, tudo foi como vêm sendo. Palmeiras com a bola parada e a qualidade de Barcos, SPFC com uma defesa muito fraca e um ataque que resolve.
Entenderam como é previsível?

Abs.
Felippe Palermo.

Os Meninos da Vila - O Retorno

Sim, eles voltaram! Os Meninos da Vila estão de volta, e com força total.
Quem viu o que Neymar e Ganso fizeram na tarde/noite desse sábado em Barueri contra a Ponte, não foi pouca coisa não.

O que mais impressiona nesse time do Santos é a facilidade com a qual executam as jogadas mais improváveis. Ganso está voltando a ser aquele ótimo jogador do primeiro semestre de 2010; muito inteligente, antevendo as jogadas, foi genial na assistência para Neymar no sexto gol santista. Se conseguir uma boa sequência, será importantíssimo para o Santos e para a Seleção Brasileira.

Já Neymar é um monstro. Como joga!
Possui uma gama de jogadas das maiores que já vi. Finaliza bem, com os dois pés, seja de curta ou média distância; seus drilbles surpeendem até quem está assistindo pela televisão, imaginem os jogadores adversários; quem já jogou futebol sabe como é difícil mudar a direção do corpo em alta velocidade, e Neymar o faz com tranquilidade; e ainda por cima disso tudo, é o jogador mais inteligente que temos no Brasil. Um gênio! E só tem 20 anos.

Há quem diga que Neymar só faz isso porque "é a Ponte" ou porque "contra o Botafogo-SP é fácil", e é aí que entra a cultura brasileira de ter memória fraca. Neymar faz isso contra quem for. Corinthians e São Paulo já sofreram tanto quanto Grêmio, Atlético-MG, Flamengo... enfim, Neymar é o melhor e não tem como negar.

Muricy montou a equipe de uma maneira muito equilibrada e aguda. Henrique e Ibson ajudam Arouca na marcação e chegam sempre à frente com Ganso, Neymar e Borges, logo, Muricy conseguiu encontrar uma forma de ser eficiente marcando e quase perfeito atacando.
Juan caiu muito bem na esquerda, porque tem Neymar e Ganso ao seu lado quando ataca. Henrique cobre o lado esquerdo e o Santos tem mais librerdade para atacar com 6 jogadores.

É claro que fazer seis gols na Ponte no meio do Paulistão serve muito mais para motivar os jogadores e a torcida do que para servir como parâmetro para a continuidade da temporada. O Santos terá jogos difíceis na Libertadores e na próxima quarta já enfrenta o atual vice líder do campeonato, o Guarani, em Campinas.

Eu confio muito nessa equipe do Santos, até porque com Ganso em grande fase, o Santos é sempre favorito. E não duvidem disso, porque além de Ganso e cia, eles ainda têm aquele camisa 11 com cabelo engraçado...

Abs.
Felippe Palermo.


Follow me on Twitter
Coisas da Bola no YouTube

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Desequilibrio Tricolor

E mais uma vez venho por meio desta dizer que o São Paulo Futebol Clube não venceu, mas quase convenceu, entenderam? Não né?! Nem eu.Vou explicar. Sem R. Ceni, Paulo Miranda, Wellington, Luis Fabiano e Willian José, o técnico Emerson Leão ousou e colocou Cicero como centroavante, sendo abastecido por Fernandinho, Lucas e Jadson. Leão promoveu também a estreia do volante Fabrício, que infelizmente aos 22 minutos de jogo sentiu o tornozelo esquerdo, o mesmo que o tirou do início da temporada, e foi substituído por Casemiro.

Por que o SPFC não convence? Porque a defesa ainda é extremamente inconstante e desequilibrada. Denis é um bom goleiro, que falhará tanto quanto falha Deola, Julio Cesar e Rafael, logo, o isento da culpa do empate, apesar de ter errado no primeiro gol e de não poder deixar passar a bola do segundo gol do Bragantino. Tem de ser relevado, pois vêm numa sequencia muito boa. O que complica mesmo é o desentendimento absurdo da linha de zaga quando a bola é alçada... Meu Deus, é uma bagunça. E sempre deixa uma sensação estranha numa torcida que está acostumada a ter primeiro uma baita defesa, depois um bom ataque.
Rhodolfo não compromete com a bola nos pés, muito menos na marcação dos atacantes adversário, em contrapartida, também não vêm conseguindo lograr êxito nas bolas aéreas contra o tricolor. E é sempre bom lembrar que o Palmeiras é o próximo adversário do São Paulo. E se o sistema defensivo continuar vulnerável assim, o verdão sairá vencedor mais uma vez, com M. Assunção fazendo a festa nas bolas alçadas.

Piris é o típico jogador que ou dá muuuito certo, ou dá muuuito errado. Não há meio termo! E eu venho notando que o caminho que o paraguaio está seguindo é o pior. Um lateral que é contratado como o melhor marcador das Américas, que diz que 'parou' Neymar (mania de brasileiro de gostar do que é 80%, nunca 100%), mesmo sendo eliminado nas semifinais da Libertadores pelo Santos, tem que no mínimo ser perfeito na marcação pelo lado direito do campo. Ano passado isso aconteceu com frequencia, foi muito bem! Mas esse ano, além de não estar rendendo nada na marcação, suas jogadas com a bola nos pés beiram o absurdo. Faltar qualidade é uma coisa, não saber o que fazer com a bola no seu campo de ataque, é outra totalmente diferente.
Cortez é o único que eu não não culpo pelos vacilos no sistema defensivo; claro que, por ser lateral e fazer parte da defesa, ele leva a culpa também, só que Cortez é um lateral extremamente ofensivo e quando se tem um lateral assim, você tem que se virar para arrumar um volante que faça uma cobertura decente, logo, como não estamos falando de PES, nem de FIFA, Cortez não vai correr 90m para atacar e voltar correndo 80m pra defender. Isso é impossível, então, que continue atacando bem do jeito que faz e Leão arruma um jeito de não deixar a avenida que vêm deixando nos últimos jogos do tricolor.

Com a saída de Fabrício, Casemiro entrou e completou o meio campo com Denílson, Jadson e Lucas. E aí funciona! Casemiro é bom jogador, é inconstante psicologicamente, mas sabe jogar. Denílson demorou, mas parece ter encontrado o bom futebol que apresentou na Inglaterra.
Jadson está se entrosando cada vez mais, é muito bom jogador, tem muita qualidade e demonstrou muita personalidade ao pegar a bola e bater o penalti que resultou no primeiro gol tricolor na partida.
Lucas continua em evolução constante. Quando entender que ser muito agudo é interessante, mas ser muito agudo E inteligente o levará ao mais alto nível tanto no SPFC quanto na Seleção, ninguem o segurará.

No ataque, por mais que a torcida não goste, não compreenda, Fernandinho continua sendo titular absoluto, pelo menos até Osvaldo provar que é tão bom quanto eu achei que fosse no Ceará. Por enquanto não vingou, mas como eu já calcei um par de chuteiras na vida, não direi que ele não serve; tem que dar tempo ao jogador se adaptar sim. Seja no Chelsea, seja no Milan ou no São Paulo.

Willian José é a grande surpresa da equipe. 7 gols no Paulistão, bem no pivô, bem nas finalizações e nos cabeceios, tem tudo pra ser uma baita sombra para Luis Fabiano em seu retorno.

Leão ainda busca uma cara ao time titular. Muitas dúvidas ainda rondam sua cabeça e isso atrapalha muito o desenvolvimento do grupo.
Quando tiver todos os atletas prontos para jogar, sem nenhuma lesão, o SPFC será -mais uma vez- um time que chega para brigar. Mas só brigar, já não adianta mais.

Abs.
Felippe Palermo.

Follow me on Twitter
Coisas da Bola no YouTube

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Libertadores Paulista

E aí galera!!!! Faz tempo que não nos falamos hein!?
Depois de uma mega pausa, o Blog Coisas da Bola volta hoje com tudo!
Senti uma falta imensa de escrever e interagir com vocês toda semana aqui, mas agora eu tô de volta até dezembro! Me segura!
Espero que seja um baita ano pro nosso futebol e pro time de vocês.
Como sabem, temos também o nosso canal no YouTube que também será atualizado nos próximos dias.

Porque eu escolhi voltar a escrever dia 14 e não larguei tudo e voltei só depois do carnaval?
Simples, amanhã tem Santos e Corinthians na Libertadores. E quando tem o atual campeão do mais importante torneio sulamericano E Corinthians... Hmmm, aí o bicho pega.
Pega porque Neymar estará em campo pelo Santos e quando se tem Neymar em campo, toda aquela chatisse e previsibilidade do futebol atual vai por água abaixo.
É, eu estou numas de achar futebol um esporte chato, parado e previsível demais pra me arrancar horas de sono quando meu time perde. E não estou errado, é todo mundo igual, fazendo as mesmas besteiras, cometendo os mesmos erros e acertando em menor quantidade. E a torcida está cada vez mais fanática e cega; e os dirigentes mais amadores e os árbitros mais safados.
Mas calma, o blog continua e o Neymar também e isso dá muuuito pano pra manga.

Amanhã, na altitude de La Paz, na Bolívia, contra o The Strongest, Muricy e seus comandados começam mais um campeonato duro como favoritos e merecem o posto. O 11 do cabelo esquisito -ainda- joga por lá! Olho neles!!!!

Já o coringão é assunto pra horas de resenha, né? Falamos de um time que está sedento por esse pequeno troféu, que se chama Libertadores da América.
Ano passado, com Roberto Carlos, Ronaldo e cia, o timão fez feio e caiu na Pré-Libertadores para o Tolima-COL. Talvez a maior das decepções desse século para os corinthianos; talvez pior que ser rebaixado para a série-b, pela força de seu elenco há um ano, o torcedor corinthiano, os funcionários do clube, os jogadores, Andrés Sanches e todos sabíamos que há um ano atrás o Corinthians era forte o suficiente para encarar todas as adversidades naturais da Libertadores mais a desconfiança e o descrédito que a equipe tem em competições internacionais. Aquele era o ano, mas não foi.
Só que agora chegou a hora do recomeço e tem hora e local definidos. Será contra o Dep. Táchira-VEN, na casa dos adversários.

Dessa vez, com o time mais maduro, sendo os atuais campeões brasileiros e com Tite forte à frente da equipe, o fiel torcedor pode iniciar o ano com um sorriso diferente no rosto.
Basta o Corinthians jogar como Corinthians!

Abs.
Felippe Palermo.


Follow me on Twitter