terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Exagerados


No futebol é quase irresistível exagerar.
Não, calma. Eu digo mais, é quase necessário exagerar.
Pois futebol é isso, é paixão, é exagero, é xingamento, é 'perder a linha', é intensidade.

E futebol é futebol pra todo mundo, tanto pro cara que tá desempregado na periferia de uma cidade qualquer, quanto pro presidente de uma multinacional.
Eles se igualam ali, são os mesmos xingamentos, é o mesmo grito de gol, e é exatamente o mesmo choro de alegria ou de tristeza. Exagerado, diga-se.

Eu mesmo exagero. De vez em quando, falo que tenho 1.88m, mas na verdade tenho 1.86... Só pra parecer 2cm maior. E isso é, sei lá, natural!

O que não é natural, é a mania de querer ser mais que o outro que destrói o jornalista (que por muitas vezes, é o responsável por fazer a simplicidade de uma bola entrando em um gol virar esse exagero todo), o torcedor e o próprio futebol.

É lindo termos 8 mil corinthianos DO OUTRO LADO DO PLANETA. Mas qual é a necessidade de inventarmos e falarmos que lá estáo 20 mil alvinegros?

Pra que isso? Quem ganha com isso? O editor e o chefe do jornal? Mas até quando os 'jornalistas' farão 'jornalismo' pra editor e chefe? Por que não fazer pro torcedor um pouco?!

Mobilizar OITO MIL pessoas para saírem em dezembro de um país, atravessar a porra toda e chegar no Japão, é sensacional. Já mostra aí o tamanho do que é o Corinthians.

São oito mil lá, 25, 28, 30 milhões aqui.

Mas pra ficar mais 'bonito' pros chefes Brasil a fora, eu digo. São 20 mil lá (?) e 40 milhões aqui.

O timão é grande, muito grande. E tem uma das torcidas mais apaixonadas que já vi. E isso sim deve ser o exagerado, esse amor, essa paixão, essa loucura dos devotos, que lá ou aqui, ajudam os 11 guerreiros que estão em campo, seja no Mundial, seja cumprindo tabela de pontos corridos.

Além de grande, o Corinthians aprendeu e sabe se virar sozinho. Não precisa de ninguém, nem nenhuma classe jornalística pra tentar deixá-lo maior do que já é.

O jogo começou, intenso, exagerado... Vai, Corinthians!

Abs.
Felippe Palermo

Follow me on Twitter