quinta-feira, 7 de julho de 2011

Paciencia tem limite

Acabou! Acabou a paciencia, acabou a vontade dos jogadores, acabou a vontade do torcedor, acabou o arsenal de críticas, acabou a criatividade pra fazer piadas, acabou o futebol, acabou a magia, acabou a minha vontade de tentar fazer um barulho com posts sobre essa lástima que é o SPFC hoje, acabou tudo, menos a cara de pau do presidente do São Paulo em manter PC Carpegiani no cargo.

Tá tudo muito claro por ali, os jogadores perderam o tesão em jogar futebol, em jogar por ele e pra ele. Não há mais clima para sustentar tamanha falta de rendimento. Jogadores de futebol derrubam treinadores sim! E sempre foi assim, e sempre vai ser.
Já escrevi muito sobre algumas características da diretoria do São Paulo aqui, mas dentre todas que escrevi, uma delas vêm acabando com a paciencia de toda e qualquer pessoa que acompanha o Campeonato Brasileiro. A omissão dos diretores e do sr. presidente aos fatos que estão escancarados aí.

Dia 20 de junho, eu postei um texto dizendo que o São Paulo vinha forte, com chances claras de título depois de 5 vitórias consecutivas. Não importa o grau de dificuldade, se foi humilhado ou não, se foi fácil ou se foi por um gol de diferença, o que importa é que venceu 5 e ponto final.

Eu, você e toda imprensa realmente acreditávamos que ali poderia começar uma bela caminhada rumo a mais uma briga pelo título, mas uma semana depois, o desfalcado São Paulo pega o embalado Corinthians e toma uma goleada que deixa qualquer equipe fora de si por uns dias.
O que não é desculpa, pois tres dias depois, o tricolor estava no Morumbi jogando contra o Botafogo, jogo bom para reabilitação. E o que o São Paulo faz? Nada, não joga, é facilmente envolvido pelo alvinegro e perde outra, agora em casa.
Adeus ótima sequencia, adeus moral, adeus vitórias, adeus futebol, bem vinda crise, bem vinda omissão, bem vinda mais uma derrota, agora para o Flamengo.

Eu sempre digo aqui que não sou adepto ao papo de padaria, mas me rendo e confirmo: Dagoberto estava certo. Tá muito claro que os jogadores do tricolor não estão nem aí para nada. Carpegiani já está mais do que queimado no Morumbi e por algum motivo que ninguém fala, ele ainda não caiu.
A realidade do São Paulo não são as goleadas não, Dagoberto não quis dizer isso, quis dizer que aquelas vitórias, de fato, foram 'mentirosas' e que a equipe precisava abrir o olho. Dito e feito, nos ultimos tres jogos, o SPFC perdeu os tres, tomou 8 gols e não fez nenhum. E aí? Como falar que Dagoberto não estava certo?

Eu tenho certeza que, se o treinador do SPFC sair agora, ainda há chances da equipe de alguma forma crescer, pois estão no G4 ainda e caso Palmeiras e Figueirense vençam suas partidas na noite de hoje, a equipe tricolor ainda fica em 6o lugar, ótima posição para brigar por uma vaga na Libertadores.

Juvenal Juvencio prefere bancar um treinador que não consegue fazer um time como o São Paulo jogar, talvez por ter que pagar uma multa alta, mas parece não enxergar que o prejuízo (financeiro, inclusive) será muito maior se for deixando, deixando, deixando. Jogador de futebol é assim, são 'ruins' quando querem, e com o elenco que tem, o São Paulo não pode jogar se defender do jeito que vêm se defendendo.
Defender-se faz parte do jogo, hoje em dia, ainda mais do que nunca, mas há qualidade para atacar, e lá, eles não atacam, e se atacam, atacam 'sem vontade', desencanados se vão ou não finalizar a jogada de uma maneira decente e a paciencia do torcedor tem limite. Ainda mais o mal acostumado torcedor são paulino.

Dorival Junior talvez seja a solução para os problemas. Ou não.
O que não pode mais acontecer é um clube do tamanho do São Paulo continuar se enganando e enganado o torcedor, por que 'deixar o cara trabalhar', não da mais. Ou muda, ou vai cair mais ainda. E o futebol é complicado, viu? Não é por que ganhou alguns títulos nos ultimos anos que se tornou um time blindado.

A bola pune, e pune feio. O mesmo time que preferia jogar em Montevidéu e não se via jogando em Manaus, pode deixar de encarar o Grêmio no Olímpico para jogar contra o Salgueiro, em Pernambuco.
Abre o olho, Juvenal. Ainda há tempo para mudar!

Abs.

Felippe Palermo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário