terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Exagerados


No futebol é quase irresistível exagerar.
Não, calma. Eu digo mais, é quase necessário exagerar.
Pois futebol é isso, é paixão, é exagero, é xingamento, é 'perder a linha', é intensidade.

E futebol é futebol pra todo mundo, tanto pro cara que tá desempregado na periferia de uma cidade qualquer, quanto pro presidente de uma multinacional.
Eles se igualam ali, são os mesmos xingamentos, é o mesmo grito de gol, e é exatamente o mesmo choro de alegria ou de tristeza. Exagerado, diga-se.

Eu mesmo exagero. De vez em quando, falo que tenho 1.88m, mas na verdade tenho 1.86... Só pra parecer 2cm maior. E isso é, sei lá, natural!

O que não é natural, é a mania de querer ser mais que o outro que destrói o jornalista (que por muitas vezes, é o responsável por fazer a simplicidade de uma bola entrando em um gol virar esse exagero todo), o torcedor e o próprio futebol.

É lindo termos 8 mil corinthianos DO OUTRO LADO DO PLANETA. Mas qual é a necessidade de inventarmos e falarmos que lá estáo 20 mil alvinegros?

Pra que isso? Quem ganha com isso? O editor e o chefe do jornal? Mas até quando os 'jornalistas' farão 'jornalismo' pra editor e chefe? Por que não fazer pro torcedor um pouco?!

Mobilizar OITO MIL pessoas para saírem em dezembro de um país, atravessar a porra toda e chegar no Japão, é sensacional. Já mostra aí o tamanho do que é o Corinthians.

São oito mil lá, 25, 28, 30 milhões aqui.

Mas pra ficar mais 'bonito' pros chefes Brasil a fora, eu digo. São 20 mil lá (?) e 40 milhões aqui.

O timão é grande, muito grande. E tem uma das torcidas mais apaixonadas que já vi. E isso sim deve ser o exagerado, esse amor, essa paixão, essa loucura dos devotos, que lá ou aqui, ajudam os 11 guerreiros que estão em campo, seja no Mundial, seja cumprindo tabela de pontos corridos.

Além de grande, o Corinthians aprendeu e sabe se virar sozinho. Não precisa de ninguém, nem nenhuma classe jornalística pra tentar deixá-lo maior do que já é.

O jogo começou, intenso, exagerado... Vai, Corinthians!

Abs.
Felippe Palermo

Follow me on Twitter

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Museu de grandes novidades

Felipão foi anunciado como treinador da Seleção agora há pouco.

Sinceramente, eu não sei se concordo, se gostei ou se não gostei. Com a Seleção Brasileira, meu negócio é um só: ganhar a Copa de 2014 aqui em casa.
Seja com Guardiola, Luxemburgo, Tite, Felipão ou Pericles Chamusca, precisamos desse título. Precisamos trazer o povo de volta ao encontro da amarelinha, e Marín optou por trazer o cara que inventou a "Família Scolari", lembram?

O que penso é até um pouco contraditório com o que estou escrevendo neste espaço, única e exclusivamente sobre esse assunto: Guardiola seria muito interessante para agosto de 2014, com tempo pra fazer o time jogar do jeito que ele fez o Barcelona que todos falam, agora, precisamos de resultado. Só.
Felipão vai pegar o time redondinho, precisando fazer 2 ou 3 mudanças, pois a base está montada, aliás, a base e uma variação (sem centroavante fixo, com Neymar, Oscar, Kaká e Hulk flutuando no ataque), logo, Felipão precisa deixar o time rodar, assim como estava rodando, mas com aquele jeito de paizão que teve na Seleção de 2002.

Agora não é hora de cornetar, nem de desconfiar, temos que apoiar e torcer. E torcer muito, pois nada será tão especial quanto um título no Maracanã lotado em 2014.

Esqueçamos os nomes, fechemos os olhos pra Felipão e Parreira (que entrou no cargo de Andrés Sanchez) e acreditemos que dará certo.

Se é vocë, Felipão, que seja assim e que você se renove, pra dez anos depois, sentir-se completo mais uma vez.

Que o futuro repita o passado!

Abs.
Felippe Palermo.

http://www.twitter.com/felippe08

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Abuso de poder

Ok. Vocês venceram! Larguei.

Assisti os últimos jogos que o Santos contou com Neymar por mera coincidência, e a mistura de muitos ingredientes, culmina com um problema que me parece impossível de sanar.

Neymar é caçado, apanha, toma porrada, geralmente revida jogando mais e melhor, mas também cansa.


Para chegarmos no ponto onde quero chegar, preciso passar por Recife.
Sábado, 18h30, Náutico x Atlético-GO estavam prontos para 'rolar o melão', tudo certinho, manifestação 100% pacífica da torcida alvirrubra dizia "Não irão nos derrubar no apito!!!", exatamente assim, numa faixa preta com as letras brancas e três pontos de exclamação.

O que o digníssimo Leandro Vuaden faz? Decide, por vontade absolutamente própria, que não começará o jogo com aquela faixa pendurada na arquibancada.
Peraí, me deixa ler a constituição aí... Aonde tá escrito que um árbitro de futebol pode interferir na liberdade de expressão de quem está fora do campo de jogo?
E a polícia pernambucana, já conhecida por não fazer nada direito, repreende os torcedores e os obriga a tirar a faixa do lugar.

O que tiro dessa atitude é apenas uma lição: demos conforto, muito conforto e muito poder para um cidadão, que faz um trabalho dificílimo, diga-se, mas não sabe como usar esse poder. E sem saber usar, ele coage todo mundo, óbvio.

Não entra na minha cabeça, a forma com a qual um árbitro "se impõe" em relação aos profissionais que participam de uma partida de futebol profissional.

Sou um ferrenho defensor da profissionalização da arbitragem brasileira.
Acho, de verdade, que os árbitros merecem reconhecimento profissional e todo o direito que uma pessoa que tem um trabalho digno tem também. Mas calma! Essa zona de conforto só atrapalha.

Falei sobre esse abuso de poder pra chegar em Neymar, Lucas, Bernard, Valdívia...
Já não é de hoje que comento com companheiros que vivemos o mundo perfeito, só que ao contrário.

Nos preocupamos tanto com segurança, que damos valor a o que nos 'prende'.
Pensamos num carro blindado, numa casa com cerca elétrica, num apartamento com sistema de câmeras, num policiamento reforçado em clássicos... enfim, tudo é baseado na segurança. E o que nossos melhores jogadores não têm aqui? Segurança.

Por que o ciclo é vicioso, confundimos bom-senso com "esquema de A, B ou C com a CBF, com o Andrés, com o Marin, com quem quer que seja, e aí Neymar apanha, o juiz marca a falta. Ok. Mas ele vai apanhar 239 vezes depois. E sim, deve-se marcar as 239 faltas e expulsar 6 jogadores adversários se preciso for.

Logo, o que vimos ontem no jogo contra o Grêmio foi emblemático: Neymar arranca do seu campo, marcado por Anderson Pico e Elano, na velocidade ele, sendo puxado e levando toques nos tornozelos, leva até próximo a grande área, passando por Pico, até tomar uma forte chegada de Elano. O árbitro deixa o jogo correr, pois a bola sobra na direita para um jogador do Santos, e a jogada acaba com um escanteio para o Santos.

Neymar, visivelmente irritado, dirige-se ao árbitro, e de uma maneira simples, objetiva e sem nenhum tipo de deselegância fala as seguintes palavras "Eles tão me batendo desde lá de baixo. Desde lá de baixo tão me dando porrada". E qual a reação do árbitro, ao ser confrontado pelo maior jogador brasileiro, na casa do adversário, com estádio lotado? Ele, na sua zona de conforto, sente o momento perfeito para 'ser maior que o jogo', chama Neymar para um canto e num gesto firme e espalhafatoso ergue o braço com um cartão amarelo.




Meu Deus... Por que? Por que deixamos ser assim? Os erros são grandes, crasos, mas e essa autoridade absurda? Esse abuso de um poder que ele nem tem?
Não se manda um atleta tomar no cu, ainda mais quando você não dá entrevistas ao final da partida.
Mas o atleta que fala que um árbitro é safado, precisa se explicar minutos depois.


Ta aí, organizemos as soluções, então:
  • Profissionalização do árbitro de futebol;
  • Obrigação de conceder entrevista coletiva ao final de cada partida, tais quais atletas e treinadores;
  • Punições severas para maustratos com atletas e treinadores (até porque, quando um árbitro manda um jogador 'se foder', e o jogador vai pra cima do árbitro, quem se ferra, é quem foi xingado;
  • Quando profissionalizado, que haja um período de treinamento na Europa. Simplesmente pelo estilo de arbitragem que temos aqui. Lá, eles também erram, mas erram menos.
  • Por esse estilo 'menininha' de apitar, criamos jogadores que adoram um pulo, uma cena e uma cavada de falta, logo, se deixarmos o jogo correr, criaremos jogadores habilidosos e que jogam de pé.

    Enfim, ou muda a forma com a qual lidamos com esse absurdo que se tornou a arbitragem, ou os nossos craques se mudarão daqui.
    E definitivamente, entre ter Neymar, Bernard, Victor Andrade e os futuros moleques bons de bola por aqui e ficar aguentando juizinhos chiliquentos e cheios de querer, ferrando o maior entretenimento que temos no país... Eu fico com os moleques.
    Qualquer coisa, 'pediu, parou'.

    Abs.
    Felippe Palermo.

    Follow me on Twitter

domingo, 16 de setembro de 2012

Volta, Futebol!


Eu sou da época que o futebol era delicioso! Da época que o goleiro Ronaldo, hoje em dia meu companheiro de trabalho, trocava farpas com os jogadores de São Paulo e Palmeiras e isso morria logo após o jogo dos dois times.
Sou da época que Viola fazia gol no Palmeiras e imitava um porco na comemoração, que Edmundo fazia dancinha provocando os adversários cariocas e que Romário colocava o dedo na boca, sinalizando silêncio para a torcida adversária.

Como se já não bastasse a nossa preocupação diária com segurança nos faróis, em não andar com um relógio ou um tênis legal numa rua mais escura ou em morar num lugar com muros altos, com sistema de alarmes e empresa de segurança, agora não podem mais comemorar diante da torcida adversária, pq INCITA A PORRA DA VIOLÊNCIA!!!!!!!!!!!!!! Caralho, que mundo é esse?
Cadê o país do futebol? Cadê a graça em mandar o outro se foder? Porra, é futebol, não é golfe, caralho.

Se fosse golfe, ótimo, mas não, é futebol, é a porra do esporte do povo. Pq deram amarelo pro Romarinho? Pq ele beijou o escudo do Corinthians na frente da merda do time do Palmeiras que está pra cair? Foda-se o Palmeiras, que jogasse um futebol 0,5% decente pra não cair pra segunda divisão de novo.
E o Neymar? Fez um sinal com a mão no ouvido, como quem diz pra torcida gritar o nome dele e tomou amarelo... E agora, pra foder tudo de vez e eu ficar mais transtornado: o Loco Abreu foi PUNIDO pq beijou o símbolo do Botafogo na frente da torcida do Flamengo!!!!!!!!!!!!!!!!! AHHHH!
SOCORRO!!!

Volta, Viola... Volta, Edmundo...Volta, Donizete Pantera... Volta, Romário... por favor.
O futebol está seguindo um caminho sem volta.
E não, eu não quero que meu filho ponha um terno e vá pro estádio. Não aqui!

Abs.
Felippe Palermo.

Follow me on Twitter

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Melhorando aos poucos

Um jogo que lembrou aquele bom e velho Santos que nos acostumamos a ver nos últimos anos.
Em compensação pelo segundo ano consecutivo, vemos um Cruzeiro muito aquém de sua capacidade.

Celso Roth não funciona. Ceará, Leandro Guerreiro, Victorino, Elber, Diego Renan não rendem e o treinador consegue ter uma equipe que toma contra ataques, mesmo jogando defensivamente na maioria do tempo.

Fábio e Montillo caíram demais. E caíram porque o time não joga, não ajuda.
Aquelas 11 primeiras rodadas eram ilusórias. Roth tem prazo de validade. E é bem curto.

Enfim, ainda há tempo de salvar o segundo turno, mas pra isso a ação precisa ser rápida.
Caso contrário, o cruzeirense verá seu arquirrival brilhando e a Raposa, mais uma vez, sem perspectiva.

E é claro que o Santos foi bem melhor do que vinha sendo, jogou pra vencer e não se omitiu em nenhum momento.
Muricy acertou na escalação e contou com uma equipe mais vibrante.
Seja por lesão ou por qualquer outro motivo, a entrada de Leandrinho no lugar de Henrique, deu uma outra dinâmica à equipe santista.

A torcida não pode ser enganada, claro, mas já tem muita gente fazendo jornalismo exponenciando a negatividade brasileira.
E num dia em que Victor Andrade faz seu primeiro gol como profissional e Bill e Felipe Anderson fazem gol e esse Santos ganha de 4 a 2... Ah, é dia de comemorar mesmo. Merecidamente, diga-se.

O fato é que o Cruzeiro conseguiu ser pior do que esse Santos, que não vem bem há alguns jogos.
O que não quer dizer que o Santos não pode ganhar os próximos dois jogos (Atlético-GO em casa e Figueirense fora) e melhorar a posição na tabela.
É difícil esperarmos algo mais do que uma vaga na Sulamericana pelo que o Peixe apresentou até aqui, mas o futebol é imprevisível o suficiente para colocar o Santos em um lugar que nós não esperávamos há três rodadas atrás...

Não depende de LAOR, não depende do Muricy, só depende dos Meninos.

É hora de separar os moleques dos Meninos da Vila.

Abs.
Felippe Palermo.

Follow me on Twitter

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Constatações

O jogo entre São Paulo e Sport tinha tudo pra ser um vareio do tricolor no rubro-negro pernambucano.
E foi!
Só que o placar de 1 a 0 engana, claro.

Eu tirei algumas conclusões boas assistindo ao massacre são paulino.
A primeira é que, antes de qualquer coisa, Willian José não tem bola para jogar no São Paulo. Isso é um fato.
Sei que a frase acima é típica de torcedores fanáticos na faixa dos 17, 18 anos, mas, até esses acertam as vezes.
O cara é muito, muito, fraco mesmo. E ah, pouco inteligente também.
Ao final da partida, depois de ser devidamente vaiado pelo estádio inteiro, o espertão lança a seguinte frase "Num to nem aí pra torcida". E assim, ajuda os diretores são paulinos a não renovarem seu contrato em dezembro.
Ele não aprendeu que essa frase, no futebol, só existe pra quem se garante no campo. Só.
Caso contrário, o ambiente acaba, assim como acabou pra ele.

Segunda constatação: seguindo a linha de raciocínio da estrofe anterior é: quando Luis Fabiano estiver ausente, por qualquer motivo, o substituto direto deve ser Cícero.
Primeiro porque mostrou qualidade jogando como centroavante já na época de Leão e depois porque não tem medo de jogar, arriscar e sentir o jogo. E ah, rende melhor assim.
Tendo em vista que Rafinha também não consegue render absolutamente nada quando entra, Cícero tem que jogar já na 5ª feira, caso L. Fabiano não volte.

Terceira constatação: Tolói arrumou a zaga tricolor. Tem tudo o que Paulo Miranda e Edson Silva não têm.
Qualidade, agilidade, vontade e brio.
Esse sim, fica muito puto quando perde. Logo, não dá chances pro erro. E quando erra, psicologicamente mais forte que os demais, não sente a pressão.
Excelente jogador!

Quarta constatação: Ney Franco acertou a equipe e deu uma cara bem conhecida à ela. Com três zagueiros os alas, muito bons por sinal, avançam sem restrições e ajudam demais o ataque tricolor.
Não que seja a 8ª maravilha do mundo, mas pelo menos há um caminho, um norte. E isso, é importante demais nesse momento.

Quinta constatação: Ademílson é o que todos falavam e falaram que ele era. Excelente jogador! Falo sem medo nenhum, pois por mais que saibamos como é esse mundo da bola, cheio de altos e baixos, devemos enaltecer o baita momento vivido pelo moleque e mais, frisar que esse 'momento' só está acontecendo porque ali há muita, mas muita qualidade e inteligência com e sem a bola nos pés.
Vejo no novo camisa 11 do São Paulo um baita futuro. E, bem assessorado que é, provavelmente, exponenciará ainda mais essa qualidade.
Bom pra ele, melhor pro São Paulo.

Sexta e última constatação: não sei bem ao certo quanto tempo Magrão é o titular absoluto do gol do Sport. Mas entendi ontem o porque de tanto tempo a frente da meta rubro-negra. Muito bom goleiro!
E ontem fez tudo o que pôde, só tomou gol quando Ademílson se viu sem goleiro e encheu o pé pra fazer 1 a 0.

Quem lembrou aí que o SPFC começou a embalar depois da volta do R.Ceni, parabéns, mas isso não é constatação, é fato. rs

E ao São Paulo um rumo, enfim. Demorou, mas chegou.
Não que o campeão tenha voltado, mas aquele time grande e forte parece ter acordado. E isso, pros outros, não é uma boa constatação.

Abs.
Felippe Palermo.

Follow me on Twitter

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Prognósticos do fds - Rodada #14


Os posts abaixo servem para expressar a minha opinião de uma maneira rápida, clara e bem humorada sobre os jogos que movimentam as rodadas Brasil afora.
Em parceria com o #profetaF08, já conhecido no twitter, você está nos Prognósticos do Coisas da Bola.

Sábado - 04/08

FLAMENGO x ATLÉTICO-MG foi adiado pela CBF.

PALMEIRAS x INTER - Arena Barueri, Barueri-SP. 18h30
Jogo interessante, tendo em vista a necessidade de vitória das duas equipes.
O Verdão é o 18o colocado com 10 pontos e precisa sair logo dessa situação.
Eu entendo toda a reclamação envolvendo a arbitragem dos dois últimos jogos contra Bahia e Cruzeiro, onde o Palmeiras de fato foi muito prejudicado, mas a reclamação pouco funciona e o alviverde tem de mostrar dentro de campo que pode sair dessa. E pode sair dessa. Não é a toa que ganhou bem do Botafogo por 2 a 0, quarta feira pela Sulamericana.

Já o Inter, que na minha opinião, não é nada disso, vai pra Barueri em busca do G4. São 23 pontos somados e a 6a posição na tabela até aqui.
Forlán está confirmado, porém, não consigo ver brilho nesse time colorado.
Num sei explicar bem o motivo, mas sei lá... Simplesmente acho uma equipe comum, com bons jogadores em algumas posições.
Em suma, é uma equipe que está brigando na parte alta da tabela.

Barcos e Assunção jogam e o Palmeiras é favorito. Vence e sai do Z4.

ATLÉTICO x BOTAFOGO - Serra Dourada, Goiânia-GO. 18h30
Ta aí. Achei um jogo em que muitos dão o Fogão como favorito, mas que eu tenho (quase) certeza de que ele vai aprontar uma das suas.

O Atlético-GO não é tão ruim quanto parece. É ruim, mas não o suficiente para darmos o alvinegro carioca como favorito nessa partida.
O Dragão é o 19o com só 9 pontos, mas vem em ascensão. E o Botafogo está em 8o com 20 pontos e já 'meio' longe do G4.

Sinceramente, eu não sei o quão forte está o Botafogo nesse Brasileirão para cravar que disputará uma vaga na Libertadores. Mas sei que depois da chegada de Seedorf, as coisas mudaram em General Severiano.
Os jogadores parecem procurar o holandês em qualquer ação dentro de campo, e isso não é correto.
Deve haver uma divisão de responsabilidade, afinal, o time titular de Oswaldo de Oliveira é bem qualificado.

No Serra Dourada, é empate com chances do Fogão vencer. Mas se eu pensar muito, mudo para derrota carioca. Enfim, votinho de confiança, vai.

PORTUGUESA x FIGUEIRENSE - Canindé, São Paulo-SP. 21h
Zzzzzzzzzzz... É jogo pra repórter que vai cobrir, mostrar criatividade na matéria. rs

Complicado. Mas, futebol é democrático o suficiente para termos um jogo desses. 
EU acho quase impossível, mas vai que a gente tem 7 gol no Canindé. Sei la, um 4 a 3, um 5 a 2... Só assim mesmo para ter algum atrativo no duelo dos desesperados. Lusa em 15o com 13 pontos, e Figueira em último com 8.

Seguindo um pensamento normal, dá Lusa naqueles placares apertados.

Domingo - 05/08

GRÊMIO x BAHIA - Olímpico, Porto Alegre-RS. 16h
Jogo bom pra gremista levar o filhão no Olímpico e já preparar a festa.

Vejo distante uma possível reação do Bahia. A equipe é fraca e não suportará a pressão dos gaúchos.

O tricolor gaúcho está superbem em 4o lugar com 24 pontos e tem tudo e mais um pouco para manter-se no G4. Aposto em gols do Marcelo Moreno.
O Bahia, que está bem ameaçado pelo que tenho visto, ocupa a incômoda 17a posição com 12 pontos.

SÃO PAULO x SPORT - Morumbi, São Paulo-SP. 16h
Jogo pra abraçar de vez a boa fase e não mais soltá-la.
Por mais que Luis Fabiano não jogue, não consigo ver em hipótese alguma o tricolor perdendo pro Sport no Morumbi.

Os pernambucanos estão em 13o com 14 pontos e se mostram forte apenas jogando em seus domínios; quando saem, são presas fáceis.

O São Paulo tem a chance de fazer mais 3 pontos importantíssimos na briga pelo G4. Hoje, ocupa a 7a colocação com 22 pontos. Mas, com a volta de Rogério e a ótima atuação contra o Bahia na Sulamericana, quarta feira, onde ganhou por 2 a 0, o tricolor ganhou fôlego na disputa e conta com um Ademílson inspirado no ataque. O problema é que seu companheiro será o fraquinho Willian José.

Cheiro de goleada no Morumbi, se jogar sério. Eu, ponderado que sou, chuto um 3 a 0 com sobras.

CORITIBA x FLUMINENSE - Couto Pereira, Curitiba-PR. 16h
Baita jogo! Um é conhecido por ser forte em casa e está em alta no cenário nacional nas duas últimas temporadas. O outro é conhecido por ter um timaço, mas jogar somente a 60% do que pode a maioria de seus jogos.

Costumo dizer que se o Flu jogasse 100% do que pode e sabe, dificilmente teríamos outro candidato a título, mas como no futebol a lógica não se faz presente, pegamos um baita time equilibrado e qualificado como o do Atlético-MG contra um time forte e 'jogando quando quer' como o do Flu e temos um empate, como aconteceu semana passada no Rio.

O Coxa, como previsto, subiu muito nas últimas rodadas e já ocupa a 12a posição com 15 pontos. Jajá chega mais e pega, no mínimo, vaga na Sulamericana.
Já o tricolor é o 3o colocado, e precisa vencer para não ver o rival, Vasco e o líder Galo mais longe. São 26 pontos somados pelos cariocas.

É o típico jogo que eu dá vontade de ficar em cima do muro entre empate ou vitória do Coxa.
Sei lá, não me pressionem... Ahhhh, gol do Fred, gol do Ewerton Costa e chega. Empatou!

VASCO x CORINTHIANS - São Januário, Rio de Janeiro-RJ. 16h
Jogaço! Reeditando o super confronto das quartas da Libertadores.

Dessa vez o Vasco joga para ser líder e o Coringão só para manter-se tranquilo na classificação, isso, apesar de Tite jurar que 'brigará pelo título'.
Não acho que seja possível, pois em outubro/novembro, o Mundial começa a ficar muito próximo para o nível de concentração ser alto o suficiente para uma disputa de título Brasileiro.

Vascão é o 2o colocado com 30 pontos, mas como o jogo entre Flamengo x Atlético-MG foi adiado, a chance da equipe cruzmaltina assumir a ponta é muito grande.
Já o Corinthians encontra-se em 9o com 16 pontos.

Na minha opinião, Vasco sem Dedé e Corinthians com Sheik. Dá Corinthians no sufoco.

NÁUTICO x SANTOS - Aflitos, Recife-PE. 18h30
Que jogo chato! Esse disputa com Portuguesa x Figueirense o título de "passa logo" da rodada.
Pai amado, o Santos todo remendado, cheio de desfalques e sem força ofensiva. O Náutico cheio de derrota (é o time que mais perdeu). O que esperar de um jogo desse? Que passe logo. rs

Brincadeiras a parte. Temos um jogo de 6 pontos. Os dois clubes têm 13 pontos, o Peixe é o 16o e o Timbu encontra-se um pouquinho acima, em 16o.

Espero uma vitória alvirrubra. Apertada, claro. Afinal, defender-se, é uma das poucas coisas boas desse equipe santista. O que não quer dizer que não tomará gol.
Enfim, ganha o Náutico.

CRUZEIRO x PONTE PRETA - Moisés Lucarelli, Campinas-SP. 18h30
Gosto do time da Ponte. Acho interessante a maneira como se portam fora de casa.
E o Cruzeiro é treinado pelo Roth. Ou seja, pode dar problema aí.

O Cruzeiro de Roth melhorou com a chegada do Borges. mas não deixou de ter a incrível capacidade de se defender o jogo todo e mesmo assim tomar contra ataques. É, eu também não entendo.

Os paulistas ocupam a 10a posição com 16 pontos, enquanto os mineiros estão em 5o com 23 pontos.

Mesmo com o treinador que tem e a Ponte com o time ajeitadinho, acredito numa vitória cruzeirense.

Abs.
Felippe Palermo.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Boa perspectiva

Um dos grandes problemas da Copa Sulamericana é que o seu início é extremamente sem grife, sem cara de  decisão e sem a cara de um confronto tão importante como de fato é. Ou seja, há uma confusão.

Se ou quando as equipes começarem a entender que a Sulamericana que leva 6, 7 mil pessoas no estádio nesses primeiros jogos é uma espécie de mini-Libertadores, talvez o panorama mude, e torcedores, jogadores e dirigentes talvez levem tão a sério quanto se é levada a Libertadores da América.

Os jogos do São Paulo voltaram a ter um aditivo especial com a volta de Rogério. Teremos, de novo, um show a parte nas partidas do tricolor.
Além de toda sua inteligência dentro de campo, das boas defesas e do ótimo uso dos pés nas reposições, vimos o que já estávamos acostumados desde 1997. Gol do goleiro-artilheiro.

Nas duas partidas em que Rogério atuou, o São Paulo pegou duas equipes bem fracas.
E o pensamento 'normal' seria "ah, então não é parâmetro". Pois bem, é aí que mora a minha linha de raciocínio.
Se você tem um time em processo de evolução e enfrenta equipes já montadas como Fluminense, Corinthians e Atlético-MG, a tendência é você perder feio. Por motivos simples como filosofia de trabalho, elenco qualificado, time titular bem definido e entrosamento dos atletas. Agora, quando você tem a oportunidade de enfrentar em 7 dias Flamengo (o de hoje) e Sport no Morumbi e Bahia no Pituaçu, você deve agradecer a Deus e passar o trator nesses times.

E foi isso que o tricolor fez contra Fla e Bahia. À sua maneira, é verdade, mas passou!

Não importa como, mas sim quando. O São Paulo está encontrando um estilo de jogo, ainda está conhecendo o trabalho do bom Ney Franco e está amadurecendo.

É nítida a importância da Sulamericana para esse grupo são paulino, tendo em vista a manutenção da carreira de seu maior ídolo, a paz reinando entre torcida e clube, a quebra de um tabu que já dura 7 anos (títulos de mata-mata) e um título de expressão depois de 4 anos. Acho que esses fatores já são suficientes pros caras entrarem em campo e jogarem bola, né?!

Sem nenhum 'fator motivacional' adicional. rs

E foi assim, contra um time fraco, com gol de goleiro que o São Paulo encaminhou a vaga para a próxima fase e se encheu de confiança para o decorrer do semestre.
Mas ainda é pouco, o São Paulo pode mais. A começar por domingo.

É obrigação. E já dizia meu querido pai: "Obrigação a gente não escolhe. Tem que ir lá, fazer e ponto".

Sábias palavras...

Abs.
Felippe Palermo.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Passeio

Ah, o mundo é uma bola... E ele gira.
Os papéis se invertem, o que era bom pode trocar de lugar com o que um dia foi ruim e assim seguimos.

E é isso, exatamente isso que está acontecendo com os alvinegros mineiro e praiano.
O Santos com essa versão com 0% de criatividade é um time comum se defendendo, porém tornou-se uma equipe muito abaixo da média atacando. Resumo: vexames atrás de vexames.

Só podem ser consideradas vexatórias, campanhas que há pouco tempo eram muito boas. E o Santos das finais do Paulistão, da goleada absurda no Bolívar e da classificação na raça contra o Velez, não existe mais.
O que fazer para sair dessa situação? Não sei. Sei que com Felipe Anderson nada acontecerá. Só isso.
De resto, fica pra você Muricy, acostumado há 10 anos a só comer o filet, rói o osso agora e ajuda o peixão a sair da zona do rebaixamento.

Sei que os santistas estão desesperados para terem Neymar de volta e eu os aviso, comecem a contagem regressiva: faltam 5 jogos.

Já do outro lado temos uma equipe que joga como o Santos de 2010/2011. Sorrindo.
É normal você ver Ronaldinho e Bernard sorrindo após as jogadas que não dão certo e sabem porque?
Por que quando você está convicto de algo que está fazendo, sabe que dará certo em algum momento do jogo e por isso eles sorriem (vide Ronaldinho no Barcelona).

Com a bola nos pés é natural, um bombardeio. O Independência tornou-se um caldeirão, uma fortaleza para o Galo e assim o Atlético galopa rumo a primeira posição.
E quando eu cito galopar, é por um simples motivo: o Atlético Mineiro, dessa vez, não é um cavalo paraguaio.

Pode ser que haja um pequeno relaxamento natural daqui a um tempo, pode ser que perca para o Fluminense sábado no Engenhão, pode ser que aconteça um monte de coisa, mas tem um aspecto que ninguém pode botar defeito: nenhum time com quase 87% de aproveitamento nos 12 primeiros jogos pode ser considerado um cavalo paraguaio.
Por mais que o passado recente do Atlético não seja uma maravilha no âmbito nacional, não há motivos para desconfiar de Bernard, Danilinho, Jô, Ronaldinho e cia.

E se desconfiarem, mesmo com tantas provas claras de que esse é um novo momento, não tem problema...
Falamos do Clube Atlético Mineiro, galo forte e vingador.

Abs.
Felippe Palermo.


Follow me on Twitter

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Primeiro passo

Vimos uma Seleção que jogou o necessário para vencer o selecionado egípcio. Só.

Passada a tensão da estreia, normal nos primeiros 10 minutos, a Seleção impôs seu ritmo e em 35 minutos já havia liquidado a fatura. Se esse esporte não se chamasse futebol...

O Egito achou dois gols, é verdade. Mas o que toca (e assusta) é a falta de segurança do nosso goleiro novato, Neto, e a já conhecida falta de qualidade do zagueirão Juan.
Claro, nada muito gritante, mas são dois fatores que podem nos atrapalhar mais pra frente.

A competição é curta, a convocação foi bem feita e temos boas peças para possíveis variações táticas no decorrer do torneio e das partidas.

Hoje não tivemos um cara que se destacasse mais que os outros, o Brasil jogou um bom primeiro tempo, com chances de golear e tudo ficar mais tranquilo, e no segundo tempo rolou uma administração um tanto quanto sonolenta. Algo que dificilmente se repetirá daqui pra frente.

Hulk, Neymar e Oscar formam um ótimo triângulo, com potencial para arrebentar a partir de agora. E Damião deve fazer o que fez hoje. Aproveitar as oportunidades.


De negativo apenas o ânimo de Ganso que continua em algum lugar que ninguém sabe. Talvez em 2010.

É isso! A nação tá aqui, na torcida! Vai, Brasil!!!! Ouro invicto nas Olimpíadas.

Eu acredito!

Abs.
Felippe Palermo.


Follow me on Twitter

Prognósticos de quinta - Rodada #11


Os posts abaixo servem para expressar a minha opinião de uma maneira rápida, clara e bem humorada sobre os jogos que movimentam as rodadas Brasil afora.
Em parceria com o #profetaF08, já conhecido no twitter, você está nos Prognósticos do Coisas da Bola.

Quinta feira - 26/07

FLAMENGO x PORTUGUESA - Engenhão, Rio de Janeiro-RJ. 21h
Um Flamengo pra lá de comum, contra uma Portuguesa fraca, como de costume. Esse é o panorama pro jogo de hoje.

O rubro-negro tem treinador novo, mas possui problemas antigos. O elenco não faz brilhar os olhos de ninguém e Dorival terá muito trabalho para fazer algo diferente com esse Fla.
A 11a colocação com 15 pontos, pode se tornar um cômodo 8o lugar em caso de vitória, o que deixaria acessa a chama flamenguista para a disputa pela vaga na Libertadores.

A Lusa é uma carta fora do baralho. E olha que tem gente que jura pra mim, que a Portuguesa 'é um bom time'. Aham, ok.
São as mesmas pessoas que me falam rodada pós rodada que o Atlético-MG é 'vai cair de produção agora'... E nada muda!
17a colocação com 9 pontos e risco imenso de cair pra segundona.

Hoje, se o Flamengo não ganhar, é crise na Gávea, e se perder, pópará! E coitado do Dorival.

PALMEIRAS x BAHIA - Arena Barueri, Barueri-SP. 21h
Ah, o futebol. Doce futebol!
Quem diria que o Palmeiras se encontraria nessa configuração depois daquela eliminação precoce para o Guarani no Paulistão, hein?!

Hoje, o Verdão em qualquer jogo na Arena Barueri é favoritíssimo! E a noite não será diferente.
Vitória do Palestra e ascensão na tabela.
Afinal, a zona de rebaixamento já não condiz com o que o Verdão apresenta nos dias de hoje.
Antes de consumar a tranquila vitória, o Palmeiras se encontra no15o lugar com 10 pontos.

E o Bahia já não tava bem, tem uma média de idade alta, o time cansa mais que os outros, não consegue emplacar nenhum jogo interessante e quando você acha que nada pode ser pior, chega em Salvador o nosso querido Caio Jr.
É... 

Tricolor baiano é o último colocado depois da vitória de ontem do Atlético-GO e por lá ficará até a próxima rodada com seus 8 pontos.

Se por um acaso acontecer uma catástrofe e o Palmeiras perder, o Bahia ultrapassa o Verdão em número do pontos, logo, é preciso tomar cuidado com o Z4 também.

ATLÉTICO-MG x SANTOS - Independência, Belo Horizonte-MG. 21h
Eu pensei, repensei, pensei de novo, parei e pensei. Tentei achar algum prognóstico que não seja uma ótima vitória do Galo, mas não dá.

Essa equipe do Santos que vêm jogando não pode fazer mais do que já faz. Tentar se defender e perder de pouco ou conseguir um empate (já foram 7 até aqui) é o que Muricy pode fazer com o que têm em mãos.

O Peixe é 16o colocado com 10 pontos a uma posição do Z4 e só não entra hoje, pois nem Lusa e nem Bahia vão ganhar de seus adversários, mas... um empate da Portuguesa com uma derrota do Santos, faz a equipe praiana dormir na zona do rebaixamento até domingo.

Já o Galo tá voando. Bernard, Ronaldinho, Danilinho e Jô vêm fazendo um campeonato perfeito até aqui. São quase 85% de aproveitamento. De 33 pontos disputados, o Atlético já ganhou 28 e hoje é mais do que favorito. Vitória ou empate o faz voltar a ser líder.

Qualquer resultado que não seja vitória será considerado fracasso hoje em BH.
E essa é a minha opinião. Respeito todas as contrárias, mas pra mim, o Atlético não só não é um cavalo paraguaio, como também estará na briga pelo título em novembro/dezembro.

Abs.
Felippe Palermo.

Chega!

Não, hoje não é dia de xingar Juvenal, nem de colocar a culpa de tomar 4 gols do fraquíssimo Atlético-GO em Ney Franco. Não... A responsa é toda dos jogadores.
É um absurdo o que esses caras vêm fazendo com a camisa do São Paulo.

Escutem, queridos mimadinhos de Cotia/Barra Funda, mas prestem bem atenção, que eu só vou falar uma vez: a camisa branca que vocês vestem é a camisa de clubes brasileiros que mais vezes ganhou títulos mundiais. Logo, conseguimos mensurar a magnitude do que é o SPFC.
Então, mais respeito com essa porra.

Se vocês não ligam de pegar suas mulheres na cama com outro cara e além de não fazer nada, pedir desculpa por ter entrado no quarto, o problema não é meu, agora, no trabalho de vocês, sejam homens!

Chega de ser esse bando em campo. Já cansou essa falta de brio, de vergonha na cara e de futebol.

Falamos do presidente, mas os bonitões que entram em campo, sempre com o salário em dia, comendo a melhor comida, dormindo nas melhores dependências, usando os melhores materiais de trabalho, treinando nos melhores campos e representando um time gigante, não têm o direito de fazerem o que estão fazendo.

Santos e Palmeiras têm motivos para estarem nas últimas posições. O Palmeiras recém-campeão da Copa do Brasil e o Santos num processo natural de transição depois de 3 ótimas temporadas estão lá, mas estão se entregando; no São Paulo não. E sabem qual é a parte legal disso tudo? Nenhuma.

Tá ridículo, os erros são dignos de uma equipe sub15, as desculpas estão acabando e a paciência do torcedor idem.
Então, vamos correr! Correr com alegria, correr honrando a porra dos mais de 100 (CEM) mil reais que a maioria ganha. E se não ganha 100 mil, ganha mais de 20, então cala a boca e corre.

E ganha o jogo domingo, se vira. Principalmente por que o maior ídolo da história do time que vocês estão desrespeitando estará em campo contra o Flamengo.

Chega desse mimo, chega dessa frieza, chega dessa bagunça.

Agora a porra ficou séria.

Abs.
Felippe Palermo.


Follow me on Twitter

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Prognósticos de quarta - Rodada #11


Os posts abaixo servem para expressar a minha opinião de uma maneira rápida, clara e bem humorada sobre os jogos que movimentam as rodadas Brasil afora.
Em parceria com o #profetaF08, já conhecido no twitter, você está nos Prognósticos do Coisas da Bola.

Quarta feira - 25/07

PONTE PRETA x SPORT - Moisés Lucarelli, Campinas-SP. 19h30
Ah, o 9º colocado jogando contra o 13º em casa, com uma diferença de 3 pontos na tabela. Promessa de um jogo de dois times esforçados, com uma vantagem para os pontepretanos, não só por jogar em casa, mas também por serem melhores.

Destaque para o artilheiro Roger, que roda, roda, roda e acaba jogando (muito) bem somente em Campinas e para o meia Nikão, que é muito bom jogador.
No Sport, fica a esperança de acharem um golzinho e se segurarem para voltar para Pernambuco sem perder.

FIGUEIRENSE x INTER - Orlando Scarpelli, Florianópolis-SC. 19h30
O Figueira é fraco. Depois de 11 anos, se encontra em seu pior início em Brasileiros e a perspectiva não é nada boa. 18º lugar com 8 pontos e só uma vitória, perdeu para o remendado São Paulo em casa domingo e há uma semana atrás perdeu para o fraco Atlético-GO de virada em Goiânia. Agora enfrenta um Inter embalado e com técnico novo. Parada duríssima.

Os colorados vêm de uma bela vitória contra o Atlético-GO e com Fernandão a frente da equipe.
D´Alessandro e Dagoberto são a esperança de gols nessa noite. A equipe encontra-se pertinho do G4 em 7º lugar com 19 pontos.

Eu ainda não consigo confiar nesse Inter inconstante. Só terei certeza do que será do colorado quando Damião voltar das Olimpíadas e Forlán estiver apto para jogar. Antes disso, acho um time comum com um ou dois bons jogadores. Só.

Hoje, empata. E será considerado tropeço gaúcho. 

NÁUTICO x CORITIBA - Aflitos, Recife-PE. 20h30
Jogo sem nenhuma grife. Um time que se garante em casa, com vitórias contra Cruzeiro, Grêmio e Botafogo, mas que é dominado na mesma proporção fora de casa.
O Náutico faz uma campanha boa para não cair; ganhando em casa, perdendo fora. E assim chegou a 11ª posição com 13 pontos.

Conta com Kieza para fazer os gols da equipe e com a torcida, que sempre faz uma festa a cada jogo, para empurrar a equipe na noite de hoje.

O Coxa ainda não conseguiu se recuperar do trauma da Copa do Brasil.
As duas derrotas seguidas em finais no Couto Pereira parecem assombrar a equipe de Marcelo Oliveira até hoje.

Em contrapartida, se pararmos para analisar as duas últimas rodadas, o Coritiba mostrou um baita poder de reação. Saiu perdendo em casa para o Palmeiras e empatou, há uma semana. E neste domingo, perdia de 2 a 0 para o Bahia em Salvador, e empatou o jogo no 2º tempo. E os empates os tiraram da zona de rebaixamento pelos critérios de desempate. Agora os curitibanos estão em 16º com 9 pontos.

Pra mim, hoje dá Náutico.

VASCO x BOTAFOGO - Engenhão, Rio de Janeiro-RJ. 20h30
Baita jogo! Tem tudo pra ser um baita jogo.
O Vasco abdicou de ser um dos favoritos ao título ao vender de uma vez Fagner e Diego Souza. Não achei inteligente vender dois jogadores importantes quando se está em 2º lugar a 2 pontos do líder.
Falo isso por que em determinado momento, a equipe vascaína precisará do 'algo a mais', do 'diferente', e nem sempre Juninho e Felipe o farão.
Logo, acredito em um Vasco com força para buscar uma vaga na Libertadores, mas também já sem muita convicção.

Já o Fogão faz jus ao que eu sempre falo aqui: quando você acha que é difícil e que não vai dar pé, o Botafogo vai lá e vence; agora, experimenta jogar uma carga pequena de responsabilidade no alvinegro com um simples "hmm... hoje tá tranquilo. Dá Fogão". Rapaz... acontece o que aconteceu nos últimos muitos anos na Copa do Brasil, no Brasileirão do ano passado, no jogo de estreia do Seedorf... Enfim, o Botafogo é a maior incógnita do futebol brasileiro na atualidade.

E esses tropeços o atrapalham, pois com a derrota para o Grêmio sábado passado, o Botafogo ficou com 17 pontos, em 8º lugar, 4 atrás do próprio tricolor gaúcho que é o 4º colocado.

Acredito numa vitória botafoguense hoje. Primeiro por não ser favorito, depois pra botar mais lenha na fogueira.

ATLÉTICO-GO x SÃO PAULO - Serra Dourada, Goiânia-GO. 22h
O lanterna do campeonato enfrentando o São Paulo mais comum dos últimos anos...
Tudo para ser um jogo chato, ou não.

A necessidade de uma vitória do Atlético o fará atacar o tricolor, que com 3 zagueiros, liberando os alas Douglas e Cortez, poderá aprontar pra cima dos donos da casa.
Luis Fabiano, depois de reclamar de pressão, fica de fora do segundo jogo consecutivo. Mais uma chance para o bom Ademílson mostrar serviço no ataque tricolor.

De boa notícia mesmo é que o retorno de Rogério Ceni está cada vez mais próximo.

Hoje, dá empate em Goiânia. O Dragão é o último colocado com 5 pontos (as piores 11 primeiras rodadas da história dos pontos corridos) e o Tricolor é o 6º com 19 pontos.

CORINTHIANS x CRUZEIRO - Pacaembu, São paulo-SP. 22h
Jogo bom no Pacaembu.
O Cruzeiro com Celso Roth e seu já conhecido prazo de validade, se mantém em 5º lugar, ali na boca do G4 com 20 pontos.

Com Montillo comandando o meio campo e Wellington Paulista em boa fase, Celso Roth acredita num resultado positivo para os mineiros, tendo em vista a saída natural do Corinthians ao ataque.
De fato, o Cruzeiro gosta de jogar fora de casa, assim o contra ataque será a principal arma cruzeirense para a noite de hoje.

Como eu tendo a não simpatizar com retranqueiros, acredito não só no ataque corintiano como numa boa vitória hoje a noite.
Com o time que o alvinegro têm e a proximidade dos times em pontos no meio da tabela, entendo que o Corinthians tem tudo pra chegar perto do G4 até outubro, novembro, onde provavelmente tirará o pé, já visando o Mundial em dezembro.

Logo, hoje o Corinthians vence. E o timão é o 12º com 11 pontos.

GRÊMIO x FLUMINENSE - Olímpico, Porto Alegre-RS. 22h
O melhor jogo da rodada.
O 4º colocado em ascensão pega o Fluminense, 3º colocado e um dos meus favoritos ao título.
A diferença entre as duas equipes é de apenas 4 pontos e o tricolor gaúcho vai embalado pra cima do carioca.

É visível a melhora do rendimento do meio campo dos gaúchos após a entrada de Elano. Zé Roberto, Souza e Fernando formam um meio consistente e extremamente solidário com o comando de ataque.
Impressionante também como Marcelo Moreno melhorou e desandou a fazer gols.

Falo que será o melhor jogo da rodada, pois o Flu também é uma equipe que ataca muito e é bem constante.
Conta com o melhor centroavante do Brasil, Fred. Além dos três outros que formam um dos melhores quartetos ofensivos do Brasileirão. Deco, Thiago Neves e Wellington Nem.
Hoje, Deco será poupado e assim, as chances do Grêmio aumentam.

Além de tudo, teremos ainda Luxa x Abel. Duelo de dois dos melhores treinadores brasileiros da última década.
Ingredientes não faltam pra esse ser O jogo da rodada.

Acredito numa vitória tricolor. rs
E será gaúcha. Mas não esqueçamos do quão complicado é descartar o Fluminense de Fred em um jogo grande como esse. É uma vitória do Grêmio com empate técnico, sabe?! 51% a 49%

Abs.
Felippe Palermo.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Sem dó

Quando você analisa a rodada e vê um Fluminense x Bahia, você tem certeza que o Fluminense ganhará.
Quando você vê a escalação do tricolor carioca, você tem certeza de que não só ganhará, como também goleará. E foi assim. Simples.

Com um futebol bem suave no primeiro tempo, daqueles de 'irritar' quem assiste. Mais pelo desperdício do que pela falta de bola, o Flu cozinhou o Bahia que só se defendeu e nas pouquíssimas vezes que chegou ao gol de Diego Cavalieri, nada fez.

No segundo tempo, mais animado e incisivo o Flu decidiu em 21 minutos.
Depois foi só show. É muita qualidade num meio só!
Deco, Thiago Neves, Wellington Nem e Fred deitaram e rolaram. E ainda têm Rafael Sóbis até 2015 hein?!
E a impressão que fica pra mim é que esses 4 a 0 foram no modo 'automático', sabe!? Se o Flu apertasse faria muuuuito mais do que fez.

Essa característica de 'resolvo quando quero' é muito perigosa e custou a classificação na Libertadores, mas em suma, os tricolores podem sorrir e curtir a sexta feira certos de que têm um baita time que brigará pelo título ao final do Brasileiro.

Com um time que joga 60% do que pode ganhando de goleada, quando quiserem jogar tudo que sabem, sai da frente!
O único fato que me incomoda um pouco é que esse time merece 30 mil pessoas todo jogo. Uma pena a localização do Engenhão.

Enfim, as perspectivas são as melhores possíveis. Fluminense e Atlético-MG são meus favoritos ao título e aleluia, são os times que demonstram o melhor futebol, com tabelas, dribles e jogadas que envolvem o adversário não o anti-futebol pragmático e mais preocupado em destruir do que construir.

Viva o quarteto sensacional, viva a goleada, viva o massacre, viva o Flu!

E viva Fred, que com os dois gols de hoje entrou (ainda mais) pra história do Tricolor das Laranjeiras como maior artilheiro do clube em Brasileiros.

E é com ele decidindo, silenciosamente, sem alarde, que o Flu não perdoa e segue rumo ao topo da tabela.

Abs.
Felippe Palermo.


Follow me on Twitter

Realidades diferentes

Um time que joga pelo chão, outro time que joga pelo alto.
O resultado foi um detalhe, a disparidade de qualidade coletiva foi um absurdo.

O torcedor santista cismou, por conta das ótimas 2 temporadas e meia de muito sucesso que o Santos é um baaaaaita time e que 'esses que estão jogando não são do time titular, temos desfalques'. Peraí, quais desfalques além de Neymar? Ok, o camisa 11 é 75% do time, mas isso não justifica.
O que mais machuca o torcedor do peixe (e já está na hora de parar de machucar) é ouvir que o Santos sempre jogou isso aí. Eu sei que machuca, porque moro em Santos e é impossível discutir com um santista sobre o argumento de Neymar ter jogado 'sozinho' a Libertadores do ano passado.

Entenda o 'sozinho' como uma força de expressão. E sim, se Neymar não existisse nesse elenco santista, André, Wesley, Ganso, Rafael, Durval, Dracena, Danilo, Alan Patrick, Alex Sandro, Adriano Pagode e toda molecada não teriam 15% da fama que têm.

Não briguem comigo, na verdade não briguem com ninguém. Apenas agradeçam ao Neymar por ajudar esse time pra lá de comum a ser considerado um dos melhores do mundo em 2010/2011.

E ah, esse ano esquece viu!?
Tal qual o rival tricolor, a perspectiva para o Brasileirão é pífia. E isso não é demérito pra ninguém, são coisas da bola, acontecem.
Até por que, aqui no Brasil temos grandes equipes que montam grandes elencos e estão sempre aptas a disputarem títulos, e esse ano o peixe não está na parada, ué. Simplesmente aceitem.

E não fiquem chateados pelo Botafogo, com um elenco razoável e um bom time titular, estar lá em cima e muito provavelmente brigar pela vaga na Libertadores.
Esse é um dos aspectos que fazem o Brasileirão ser chamado de 'O campeonato nacional mais difícil do mundo'.

Oswaldo voltou do Japão, onde ganhou tudo diga-se, muito mais maduro e convicto do que e de quem põe em campo. E o Botafogo agradece e, na medida do possível, o recompensa.
Não com um futebol absurdamente brilhante, mas com um estilo de jogo típico de time que vai brigar muito por um objetivo.

E sinceramente, é isso que anda faltando por aí. Time que briga, que joga, que tenta, que erra e acerta e que dá a vida por algo que sempre foi grande, mas que perdeu a magnitude pelo famoso futebol moderno.
Jogar com a bola no chão, trocando passes e envolvendo o adversário usando a qualidade técnica é o que todos deveriam tentar fazer, aliás, seria na verdade, o meu ideal de futebol.
Mas nem todos gostam, outros nem conseguiriam tentar.

E assim o futebol caminha normalmente como sempre foi. O Santos que ontem era ótimo e hoje é só mais um enfrentou o Botafogo que era mais um e hoje segue na busca pra ser ótimo.

Que venha Seedorf, que tudo dê certo, enfim. A torcida da estrela solitária merece um ano ótimo e não só mais um ano.

Abs.
Felippe Palermo.

Frio

De tanto não ter lógica, o futebol confunde as cabeças dos torcedores por aí afora.
No Morumbi, normalmente, o São Paulo é quase imbatível. Mas não hoje em dia e isso é um fato.

Quando se tem um time tão sem brilho, sem força e sem vibração enfrentando uma equipe que gosta de jogos difíceis como essa do Vasco, a receita já vem quase pronta e com os ingredientes à mesa. Vitória vascaína.

Mas mais do que uma simples vitória, o Vasco passeou no Morumbi.
A classe e os chutes de Juninho, a velocidade de Willian Bárbio e a qualidade de Diego Souza aliadas à força de marcação que a equipe de Cristóvão Borges têm, acabaram com o São Paulo sem muito esforço.

Do lado tricolor, muito se xinga, se grita, se cobra, mas pouco se faz.
Uma torcida mimada e acostumada somente com o filet mignon do mundo da bola, agora está começando a ver o que é roer um osso gelado.
O futebol é místico e improvável o suficiente para uma torcida acender um time e um time apagar uma torcida.
E ao invés de sair de seus lares e apoiar o elenco, que é ruim, o torcedor tricolor reclama. E só.

No próximo jogo no Morumbi, não serão 10 mil pessoas, mas sim 6 mil... E a próxima derrota virá e a equipe ficará com menos identidade e a torcida acreditando menos e a perspectiva de melhora 'por si só' não existe. Talvez com a força das arquibancadas a postura mude. Talvez não.

O torcedor prefere acreditar que não muda, e continua reclamando diretamente do seu sofá, usando seu iPhone, xingando o Juvenal pelo seu twitter... Pobres ativistas de sofá!

E a torcida que podia acender uma lareira gigante por um time, prefere ser apagada pelo gelo da equipe que joga com a camisa do São Paulo.


Cada um com suas escolhas. Paciência.

Abs.
Felippe Palermo.


Follow me on Twitter

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Prognósticos de quinta - Rodada #10

Olá! Novidade quentinha saindo aqui!
A partir de agora, começarei a escrever posts curtos antes das partidas do Brasileirão, Seleção, Sulamericana e bla bla bla...

Esses posts servem para expressar a minha opinião de uma maneira rápida, clara e bem humorada sobre os jogos que movimentam as rodadas Brasil afora.
Em parceria com o #profetaF08, já conhecido no twitter, você está nos Prognósticos do Coisas da Bola.

Quinta feira - 19/07

ATLÉTICO-GO x FIGUEIRENSE - Serra Dourada, Goiânia-GO. 21h
Dragão e Figueira fazem o típico jogo dos desesperados.
Não deve ser nada fácil entrar num campeonato como esse, em que você olha a tabela e vê: 'hoje tem o Figueirense, mas domingo tem o São Paulo, na outra semana tem Inter e Botafogo, aí depois saio pra pegar o Corinthians, recebo e Santos e termino contra o Atlético-MG...' rsss
Nada mais desesperados do que ser pequeno no meio de tantos gigantes!

Enfim, ambas as equipes estão mal colocadas na tabela, Figueira com 8 pontos e um perigoso 16o lugar e Atlético em último, sem ganhar de ninguém e somando somente 2 pontinhos.

Apesar de ser um jogo sem muitos atrativos, a equipe do Figueirense não é tão ruim quanto parece, é ruim, mas nem tanto.
Acredito numa vitória catarinense no virtual rebaixado, Atlético-GO.

E ah, tem gol do Julio César com certeza.

CORITIBA x PALMEIRAS - Couto Pereira, Curitiba-PR - 21h
Ai ai ai... E agora? A final da Copa do Brasil jogada há 1 semana atrás ainda está bem viva na cabeça dos dois times.

O Coritiba está naquela zona complicada, entre a dor de mais um fracasso e a cobrança normal de quem está na zona do rebaixamento do Brasileiro.
O grupo coxa-branca é muito qualificado, todo mundo sabe, mas o problema é: até quando a derrota  vai ficar no subconsciente dos jogadores?

Pode ser que haja uma melhora no jogo dos paranaenses, mas acho difícil engrenarem. Esse ano, luta pela Sulamericana, no máximo.

E o Verdão volta ao palco da maior alegria dos últimos 13 anos.
E sem Henrique, Barcos, Luan e bla bla bla, um empate não é mau resultado, apesar de também estar no Z4 junto com o próprio Coritiba. A diferença é que paranaenses somam 7 pontos em 17o lugar e paulistas 6 pontos em 19o.
Seja qual for o resultado, o sinal de alerta está começando a soar nos alviverdes.

E pra mim, dá coxa. Mero palpite.

FLUMINENSE x BAHIA - Engenhão, Rio de Janeiro-RJ - 21h
Puts! Num dá pra pensar em qualquer prognóstico sem falar em vitória carioca e gol(s) do Fred né?!

Não acho o Bahia nem um pouco páreo pra esse Flu no Rio. Nem a pau.
Se a bola aprontar umas das suas... Não... Não vai aprontar e o Fluminense somará 3 pontos, pulando de 19 pra 22 e, se p #profetaF08 acertar, passando o vice-líder e arquirrival Vasco, encostando no Galo e indo rumo a mais uma baita campanha.

Ao Bahia resta tentar jogar. Vai que Falcão arruma uma baita defesa, o Bahia acha um golzinho e sei lá, empata. rsss
A 18a colocação com 7 pontos irrita os dirigentes baianos que pensam em demitir Falcão do cargo.
Mas vem cá, tira o ex-comentarista e coloca quem? Leão? Para, vai.
Futebol não é uma ciência exata, não tem uma receita certa, nem tampouco lógica, mas uma coisa é fato: existe tempo. Então, deixem o Falcão trabalhar em paz.

E cuidado, o Fred vai te pegar!

Abs.
Felippe Palermo.