quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Desequilibrio Tricolor

E mais uma vez venho por meio desta dizer que o São Paulo Futebol Clube não venceu, mas quase convenceu, entenderam? Não né?! Nem eu.Vou explicar. Sem R. Ceni, Paulo Miranda, Wellington, Luis Fabiano e Willian José, o técnico Emerson Leão ousou e colocou Cicero como centroavante, sendo abastecido por Fernandinho, Lucas e Jadson. Leão promoveu também a estreia do volante Fabrício, que infelizmente aos 22 minutos de jogo sentiu o tornozelo esquerdo, o mesmo que o tirou do início da temporada, e foi substituído por Casemiro.

Por que o SPFC não convence? Porque a defesa ainda é extremamente inconstante e desequilibrada. Denis é um bom goleiro, que falhará tanto quanto falha Deola, Julio Cesar e Rafael, logo, o isento da culpa do empate, apesar de ter errado no primeiro gol e de não poder deixar passar a bola do segundo gol do Bragantino. Tem de ser relevado, pois vêm numa sequencia muito boa. O que complica mesmo é o desentendimento absurdo da linha de zaga quando a bola é alçada... Meu Deus, é uma bagunça. E sempre deixa uma sensação estranha numa torcida que está acostumada a ter primeiro uma baita defesa, depois um bom ataque.
Rhodolfo não compromete com a bola nos pés, muito menos na marcação dos atacantes adversário, em contrapartida, também não vêm conseguindo lograr êxito nas bolas aéreas contra o tricolor. E é sempre bom lembrar que o Palmeiras é o próximo adversário do São Paulo. E se o sistema defensivo continuar vulnerável assim, o verdão sairá vencedor mais uma vez, com M. Assunção fazendo a festa nas bolas alçadas.

Piris é o típico jogador que ou dá muuuito certo, ou dá muuuito errado. Não há meio termo! E eu venho notando que o caminho que o paraguaio está seguindo é o pior. Um lateral que é contratado como o melhor marcador das Américas, que diz que 'parou' Neymar (mania de brasileiro de gostar do que é 80%, nunca 100%), mesmo sendo eliminado nas semifinais da Libertadores pelo Santos, tem que no mínimo ser perfeito na marcação pelo lado direito do campo. Ano passado isso aconteceu com frequencia, foi muito bem! Mas esse ano, além de não estar rendendo nada na marcação, suas jogadas com a bola nos pés beiram o absurdo. Faltar qualidade é uma coisa, não saber o que fazer com a bola no seu campo de ataque, é outra totalmente diferente.
Cortez é o único que eu não não culpo pelos vacilos no sistema defensivo; claro que, por ser lateral e fazer parte da defesa, ele leva a culpa também, só que Cortez é um lateral extremamente ofensivo e quando se tem um lateral assim, você tem que se virar para arrumar um volante que faça uma cobertura decente, logo, como não estamos falando de PES, nem de FIFA, Cortez não vai correr 90m para atacar e voltar correndo 80m pra defender. Isso é impossível, então, que continue atacando bem do jeito que faz e Leão arruma um jeito de não deixar a avenida que vêm deixando nos últimos jogos do tricolor.

Com a saída de Fabrício, Casemiro entrou e completou o meio campo com Denílson, Jadson e Lucas. E aí funciona! Casemiro é bom jogador, é inconstante psicologicamente, mas sabe jogar. Denílson demorou, mas parece ter encontrado o bom futebol que apresentou na Inglaterra.
Jadson está se entrosando cada vez mais, é muito bom jogador, tem muita qualidade e demonstrou muita personalidade ao pegar a bola e bater o penalti que resultou no primeiro gol tricolor na partida.
Lucas continua em evolução constante. Quando entender que ser muito agudo é interessante, mas ser muito agudo E inteligente o levará ao mais alto nível tanto no SPFC quanto na Seleção, ninguem o segurará.

No ataque, por mais que a torcida não goste, não compreenda, Fernandinho continua sendo titular absoluto, pelo menos até Osvaldo provar que é tão bom quanto eu achei que fosse no Ceará. Por enquanto não vingou, mas como eu já calcei um par de chuteiras na vida, não direi que ele não serve; tem que dar tempo ao jogador se adaptar sim. Seja no Chelsea, seja no Milan ou no São Paulo.

Willian José é a grande surpresa da equipe. 7 gols no Paulistão, bem no pivô, bem nas finalizações e nos cabeceios, tem tudo pra ser uma baita sombra para Luis Fabiano em seu retorno.

Leão ainda busca uma cara ao time titular. Muitas dúvidas ainda rondam sua cabeça e isso atrapalha muito o desenvolvimento do grupo.
Quando tiver todos os atletas prontos para jogar, sem nenhuma lesão, o SPFC será -mais uma vez- um time que chega para brigar. Mas só brigar, já não adianta mais.

Abs.
Felippe Palermo.

Follow me on Twitter
Coisas da Bola no YouTube

Um comentário:

  1. Perfeita análise da equipe do SP. Concordo em tudo.Em relação a defesa eu só tenho a fazer criticas ao Piris, ao Cortez com certeza nao!! O melhor lateral atuando hoje no Brasil talvez..ao ataque, dicordo total da torcida do SP por nao gostar do futebol apresentado pelo Fernandinho, gosto muito dele..joga muita bola!! e é isso, espero que o SP chegue para brigar quando ja nao for tarde demais!! abraço

    ResponderExcluir