quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Vamos acordar?

É meus amigos, Mano Menezes não consegue mesmo cair no gosto da galera.
Começou super bem, contra os EUA com um 3 a 0 convincente, com Neymar, Pato e Ganso jogando muito; agora Pato não é centroavante, Ganso está mal fisicamente e Neymar 'não é o mesmo do Santos'... Mas agora, parece não conseguir sair dessa fase ruim, e o pior, não está conseguindo fazer a seleção brasileira jogar.
Paciencia. Essa é a palavra chave.
Tudo bem que paciencia tem limite, e eu, como defensor assíduo da arte de dar tempo ao profissional, para que o trabalho apareça, também estou chegando no limite.

Mano é um bom técnico, esforçado, trabalhador, correto, sempre faz o que acha certo e trata todo mundo muito bem, mas só isso não basta.
Você fazer testes, renovar, buscar opções é válido e muito salutar, mas fazer os testes, renovar e buscar opções que não dão certo e continuar insistindo no erro é falta de inteligência, com todo respeito. No país em que vivemos então... É praticamente pedir pra sair.

Insistir em alguns jogadores que não vêm dando resultado nenhum é um dos grandes erros do nosso treinador, assim como alguns erros nas escalações também estão ficando cada vez mais difíceis de ser perdoados.
Tirar Lucas e Ganso do São Paulo e Santos, para deixá-los no banco e não colocar o jovem tricolor em campo com uma derrota parcial de 3 a 1, precisando agredir, é de deixar o torcedor brasileiro e o clube malucos.
Ganso entrou no decorrer da partida e em poucos minutos já mostrou que é impossível não estar em campo.
É complicado julgar o trabalho de Mano Menezes, mas sua passagem pela seleção, até aqui, tem o aproveitamento de MENOS de 50% e isso é difícil de aceitar, todos nós sabemos.
Dar tempo ao treinador, deixá-lo trabalhar, deixar seu conhecimento e seu trabalho tático entrarem na forma da equipe é o que a CBF vêm fazendo, mas o profissional tem que ajudar também.

Não gosto de 'falar mal' ou de 'queimar' nenhum jogador, mas devo admitir aqui que há um jogador que não tem como continuar, pelo menos como titular, na equipe: André Santos. Não, não acho que ele seja ruim, nem péssimo, não o quero fora do time porque é 'ex gambá' ou 'corinthiano' ou 'jogador que só ganha Paulistinha', não mesmo, ele tem que sair porque, hoje, não tem bola pra jogar na seleção. Só isso. Sem maiores problemas, sem teorias anti corinthianas ou pró geração winning eleven. Ele é bom jogador, mas hoje não se encontra em condições de pegar a camisa 6 do Brasil e ir pro jogo; há outros melhores que ele e eu acredito que Mano saiba disso, pois se não souber, ou não perceber, aí sim, alguma coisa está errada.

A paciencia do torcedor está acabando, a minha também, confesso, mas Mano terá outras pedreiras pela frente ainda esse ano. Chance clara pra provar que merece estar à frente da maior seleção de futebol do mundo.
Pode ser que vá bem e continue, pode ser que vá mal e continue também, agora o que não será surpresa à ninguém é o nosso treinador cair, caso continue com esse aproveitamente horroroso e essa seleção dura e sem brilho.

Abre o olho, Mano.
O seu futuro está nas suas mãos, nas suas escolhas.
Você é o treinador da Seleção Brasileira de Futebol, maior campeã de Copas do Mundo, única que participou de todas as Copas, tem à disposição um celeiro de bons jogadores - apesar dessa safra não ser a melhor que já vimos - mas nada que não seja tranquilamente contornado, enfim, dá pra fazer um baita trabalho, ótimos amistosos, ganhar da Argentina, fazer uma Copa das Confederações boa e ganhar a Copa do Mundo. Entendam, DÁ pra fazer, depende do Mano e dos escolhidos pelo Mano, só.

Abs,

Felippe Palermo.

Follow me on Twitter

Um comentário:

  1. Victor Yuji Tamashiro11 de agosto de 2011 às 13:13

    Cara, sabe o que eu estive pensando?Se no Mano cair, quem é que vai entrar no lugar dele?O Zico é uma opção pra comandar o Brasil?Porque o Muricy não sai do Santos antes do mundial na minha opnião e nem o Luxa ou o Felipão me parecem dispostos a largar seus times também.
    Sobre as escalações do Mano, tudo bem que o Fernandinho foi escolhido por uma estratégia tática, mas aqui é Brasil, somos PROTAGONISTAS no futebol, o nosso "nó tático" deveria ser um toque de bola refinado + criatividade e irreverência típica dos brasileiros, discordo num ponto com você sobre a geração atual não ser uma das melhores, eu tenho muita fé nessa geração, temos bons jogadores em quase todas as posições, só falta um atacante de área que vai demorar a aparecer algum que nos satisfaça porque estamos acostumados com Romário e Ronaldo.

    Parabéns pelo blog!Prometo voltar outras vezes pra comentar!ABRAÇO!!

    ResponderExcluir