segunda-feira, 17 de outubro de 2011

E sete ainda brigam

30 rodadas se passaram e nem eu, nem nenhum outro blogueiro ou jornalista podemos cravar o campeão, os classificados pra Libertadores e os rebaixados.
Esse é, de fato, o mais disputado dos brasileirões de pontos corridos.

Em todas as rodadas, sem exceções, tivemos surpresas e muitas oscilações.
Temos todos os tipos de casos entre os 7 que brigam pelo título. Tem time que teve um começo avassalador, deixou cair o rendimento e agora voltou a vencer; teve time que manteve uma regularidade dentro dessa inconstância; teve time que começou muito mal, mas está voando no 2o turno e tem time que nem sabe como e porque se manteve durante tanto tempo no G4.

1) Cor; 2) Vas; 3) Bot; 4) Fla; 5) Flu; 6) SPFC; 7) Inter.

Corinthians e Flamengo jogaram muita bola no início da competição. Deixaram cair um pouco, mas pelos ótimos resultados nos primeiros jogos, conseguiram a manutenção das primeiras posições e mesmo vivendo maus momentos, deram a volta por cima e hoje brigam diretamente pelo título.

O Vasco é o exemplo a ser seguido. Conseguiu fazer jogos equilibrados quando ainda disputava a fase final da Copa BR e ao sagrar-se campeão, a grande maioria imaginou que os vascaínos relaxariam no Brasileirão. Mas isso não aconteceu, demonstrando um bom nível técnico e físico, tem em Diego Souza seu maior termômetro e é por meio desse jogador que vem conseguindo vitórias importantes e se mantendo entre os 3 primeiros há várias rodadas. Briga diretamente com Corinthians e Botafogo para ser campeão. Hoje, tem o mesmo número de pontos do Corinthians e dois a mais que o fogão (que tem um jogo a menos).

Fluminense e Inter foram os dois times que estavam tímidos na primeira parte do campeonato e agora acordaram. E quando o atual campeão brasileiro e o atual campeão da Libertadores acordam, tenham certeza que chegarão firmes e fortes até o final. Se vem título, eu não sei, mas é sempre bom ficar ligado nos dois.
O Flu já convence há algumas rodadas, o colorado ainda não emplacou. E o Inter ainda terá a sequência mais complicada dos 7 times que brigam pelo título.
Cariocas em 5o, gaúchos em 7o.

O São Paulo FC ficou por 29 rodadas no G4. Saiu ontem pela primeira vez após a derrota de 3 a 0 para o Atlético-GO, que culminou com a demissão de Adilson Batista.
O fato é que ninguém entende bem ao certo porque o SPFC ficou tanto tempo lá em cima. Foram duas grandes sequências de maus resultados e um ou outro jogo bom fora de casa, pois em seus domínios não conseguiu sequer fazer dois jogos brilhantes.
O tricolor é o time que mais acerta passes, é o maior vencedor jogando como visitante e joga muito bem no contra ataque, todavia, não conseguia jogar com Adílson e isso tirou a confiança do torcedor.
Dentro todas as suas injustiças e particularidades, o futebol provou que pode ser justo ao tirar o São Paulo do G4 após uma série de 6 jogos sem vitória. De 18 pontos disputados, ganharamo apenas 4 e isso não pode ser tratado com naturalidade.
Boa chance para recuperar-se no jogo de 4a feira contra o Libertad-PAR valido pela Copa Sulamericana, domingo recebe o Coritiba no Morumbi, com Milton Cruz no banco.

Deixei para falar por último o meu time preferido nesse Brasileirão. Não é meu time de coração, mas há alguma coisa que me faz acreditar que pode ser que dê certo dessa vez.
O Botafogo brilha os olhos de quem o vê jogar, principalmente no Engenhão.
Com um time extremamente bem postado por Caio Junior, Elkeson e Loco Abreu comandam o belo ataque que vêm levando os botafoguenses rumo à liderança.
Hoje, ocupam o 3o lugar com dois a menos que Corinthians e Vasco e com o jogo atrasado contra o Santos, poderão enfim sentir o gostinho de liderar o campeonato. Momento importante para o fogão assumir a 1a colocação e não deixar escapar, já que faltam apenas 8 rodadas para o término do BR.
O torcedor precisa estar junto com o Botafogo, precisa acreditar tanto quanto Loco Abreu e seus companheiros acreditam/
Eu acredito e penso que dessa vez, se jogar com inteligência e com a mesma dedicação que vêm jogando, tem tudo pra ser campeão brasileiro 16 anos depois. Mas pra isso, por ironia do destino, precisa ganhar do Santos na Vila, 4a feira. Essa é A chance, não pode deixar escapar por nada.

Aos torcedores de Figueirense até Santos (8o a 13o), boas férias. E comportem-se  nos jogos finais, viu?! O que dá prazer e é engraçado hoje, pode ser doloroso e injusto amanhã.
Viva os pontos corridos e seus 6 times de férias dia 17/10.

Abs.
Felippe Palermo.

Follow me on Twitter

6 comentários:

  1. Mais uma vez, ótimo texto. Esse brasileirão, apesar do meu time ter entrado de férias, está sendo o mais divertido e fico feliz com o desempenho dos cariocas. Apesar de ser fanático pelo Santos, você sabe que torço pelo bom futebol!

    ResponderExcluir
  2. A grande justiça do campeonato até agora,de fato, foi o São Paulo ter saído do G-4.Fica minha torcida pelo Botafogo também e destaco Maicosuel.
    Ps.: Muito bom texto!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto, Fellipe. Só um detalhe: o atual campeão da Libertadores é o Santos. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Shooow ! Muito bom o texto.. esse brasileirão ta disputadíssimo, coisa linda !!

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez a coluna foi escrita com maestria pelo nosso prestigiado colunista!
    Concordo que os 7 ainda estejam nessa briga pelo titulo, e concordo mais ainda quando diz que seu favorito eh o Botafogo, que pra mim tem o melhor o meio campo do Brasil, bons laterais, um goleiro que melhora cada dia mais..um bom zagueiro e uma otima referencia na frente..Bota e Vasco sao meus favoritos ao titulo! e coloco Flu e Sp como os menos provaveis, Flu depende mto de lampejos de Fred e boas atuaçoes de Lanzini e/ou Martinuccio..zaga fraca, mariano caiu de produçao desde o fim do ano passado e Cavallieri alternando mas e boas partidas...e o São Paulo precisa que o Milton arrume o sistema defensivo e marcaçao e arruma a pontaria..e se benzer pq 4 bolas na trave no mesmo lançce eh mta zica!

    Léo 10

    ResponderExcluir