segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Traídos pela própria arrogância

O Panamericano é uma disputa muito interessante para o nosso país. Envolve uma série de modalidades esportivas, tem uma boa audiência na televisão, nós torcemos muito para natação, volei, handbol, mas o que queremos saber mesmo é do bom e velho futebol.
E acreditem, a nossa seleção já está fora do Pan 2011. Cairam na primeira fase sem vencer um joguinho sequer. Ontem perderam por 3 a 1 para a Costa Rica e aumentaram ainda mais a arrogância e o 'achismo' do povo brasileiro.

Vamos por partes: ser eliminado nos jogos Panamericanos é chato, é ruim, fica um gosto amargo e aquela sensação de que, no futebol, só funciona a seleção principal... e isso é verdade. Vamos acabar com esse fantasma de uma vez. As categorias de base da seleção são muito boas em torneios sulamericanos, mundiais e amistosos, porém, quando encaram uma Olimpíada por exemplo, os meninos tremem e não ganham. Sempre foi assim, ué. Porque o espanto agora?

Claro que como todo evento de pequeno ou grande porte que passa na tv, os comentários mais absurdos podem ser acompanhados nas redes sociais e eu li muita bobagem.
Parece que brasileiro tem amnésia; e é de uma arrogância que me impressiona.
Há um tempinho a Espanha é quem 'manda' no futebol mundial, porém, Brasil é Brasil, quando entra em campo as outras seleções respeitam muito, mas e aí, quem vêm ganhando tudo? Não somos nós, logo, nós não deixamos de ser o país do futebol, entretanto, não somos mais A seleção que ganha tudo; e não é demérito pra ninguém essas coisas que acontecem, são coisas da bola, não duram mais do que devem durar.

Outro ponto que me chamou atenção e me dá mais certeza de que eu estou certo quando digo que brasileiro tenta enganar os outros quando diz "não to nem ai pra seleção". Mentira! Ficaram todos irritadinhos pela eliminação da nossa seleção sub20 B, vê se pode?!

Eu não me importo com aquilo que não me chama o mínimo de atenção, logo, todo e qualquer brasileiro mente ao dizer essa asneira. Por que não gostar? Por que tem o Ricardo Teixeira? E por acaso são paulino deixa de ir ao Morumbi por causa do Juvenal? E corinthiano ama menos o clube pelo Andrés? Não. Então, não tem o que boicotar, até por que dessa vez a CBF não tem nada a ver com o Pan.

Das maiores idiotices que li ontem essa foi a maior: "A seleção não levou seu time sub20 principal, pois a Record ganhou os direitos de transmissão da Globo, logo, a CBF ordenou que o elenco fosse mais fraco". O que eu faço com quem planta essa dúvida?
O povo já não é muito esperto, já tem mania de achar que sabe TUDO de bastidores, quando na verdade só sabem o chute que o cara dá na bola, tem a velha mania de achar que é tudo um esquema e CBF e Globo mandam no mundo e vem um espertinho e lança essa?! Pois saibam que nem o logo no uniforme dos jogadores a CBF tem, que dirá influencia nessa campanha.

O fato é que o Brasil levou a 'sub20 B' (que termo ridículo, com todo respeito), porque o Muricy ia querer adiar o ano novo se Ney Franco chamasse Neymar, o SPFC não ia gostar de não ter Lucas, o Inter chiaria em não ter Oscar no brasileiro, enfim, por conta do grande número de jogos importantes dos clubes e do péssimo calendário, não havia possibilidade do Brasil ser representado por quem realmente é de seleção.
Henrique do São Paulo, Cesar do Flamego, Felipe Anderson do Santos, entre tantos outros que estavam no México são muito bons jogadores, mas não são nem de longe a realidade do nosso futebol, pelo menos não na seleção principal. Logo, sem ser muito esperto, conclui-se que sem os melhores jogadores da sub20, sem muita badalação, sem muita moral, sem muita vontade de vê-los campeões, não há a necessidade de colocar o nosso futebol como um todo em cheque, por causa de um revés no Panamericano.

Vou exemplificar: o Barcelona que é o time da moda, com bons nomes, é convidado para um torneio no Japão e não pode mandar o time A, por motivos óbvios; o time B, está jogando a Copa do Rei e só sobrou o time C. Qual é o nível de exigência que deve-se ter com um time desses?
Pequeno. E não foi isso que aconteceu com o Brasil que foi eliminado ontem. Só.

Então, meus caros, fiquem tranquilos. Nas Olimpíadas teremos uma baita equipe, forte e competitiva e assim será na Copa das Confederações e no Mundial de 2014. O que aconteceu ontem foi mais uma prova de que o futebol vem pregando peças. São coisas da bola.

Abs.
Felippe Palermo.

Follow me on Twitter

Um comentário:

  1. Todo e qualquer campeonato que a nossa seleção entra, achamos que obrigatóriamente temos que vence, pois somos o país do futebol. Sim e não. Sim, pois somos o país com mais praticantes de futebol no mundo, a seleção pentacampeã, do futebol alegre(é o que dizem e não o que vejo hoje) e somos respeitados por todos. Não, pois há algum tempo não somos a melhor seleção do mundo, principalmente quando se diz respeito de 'seleções de base'. Inexplicavelmente nunca tivemos grandes exibições em seleções de base, mas sempre revelamos jóias raras ao esporte. Realmente o plano de seleção sub20-B aconteceu pelo fato do Brasileirão estar acirrado e de fato seria triste desfalcar os clubes que estão na ponta da tabela.

    Apesar de tudo isso, achei a participação da nossa seleção MUITO aquém do que poderia ser feito. Embora os principais jogadores de fora, com esse plantes, ao menos um jogo passar pela primeira fase seria obrigação(o título seria ambição demais, mas era possível). Jogadores que se apresentaram lá e como você bem me disse, estão longe HOJE de ser realidade no futebol. Henrique, Felipe Anderson, Cesar, são diferentes de Oscar, Lucas, Neymar.

    Apesar dos pesares, foi um teste para a molecada que já está classificada para os jogos olímpicos e com certeza, neste entraremos MUITO, mas MUITO fortes.

    -

    Ps.: Este comentário foi escrito ontem, porém não enviado devido a falta de cooperação do nosso amigo blogspot. hahaha

    Abraços, meu parceiro. Ótimo texto!

    ResponderExcluir