quinta-feira, 14 de junho de 2012

Jogando como sempre, perdendo como nunca

E a torcida do peixe vai falar "Tite retranqueiro", "Ah, mas o Corinthians não jogou", "Semana que vem a história é outra".
Eu vi gente dizendo que o Corinthians não faria frente ao eliminado Vélez... (?)
Enfim, vi de tudo e tudo isso é proveniente de algo que eu falo repetidas vezes: a hegemonia cega e ilude.
E é isso, somente isso, que está acontecendo com os santistas e com sua principal estrela.

O santista como um todo desacostumou a perder. E Neymar nunca soube.
Eu entendo, ele é um jogador de futebol de 20 anos. Por mais personalidade que tenha, ele não está 100% formado ainda. Têm muito o que aprender ainda.

Antes que vocês me considerem um traidor por sempre falar bem do camisa 11 e agora criticá-lo, eu lhes convido a um rápido momento de reflexão: o que Neymar perdeu até hoje?
O Brasileirão do ano passado praticamente foi um treino gigante até o Mundial. E o de 2010 teve o relaxamento natural por conta da vaga na Libertadores assegurada com o título da Copa do Brasil daquele ano.
Os Paulistas de 2010, 2011, 2012 ele ganhou, assim a Libertadores de 2011.
Na sub20 ele também venceu naquele jogaço, 6 a 3, contra o Uruguai.
A eliminação na Copa América foi , digamos, de fácil digestão.
E as duas derrotas mais fortes que o garoto sofreu foram contra o Corinthians no Paulistão de 2009 e o Barcelona naquela aula de futebol em dezembro passado e nesses dois jogos, o Santos não teve nem tempo de tentar vencer, logo, Neymar não 'sentiu' como sentiu a de ontem.

E como o torcedor não lembra como é perder, a sensação é de 'fim de mundo' mesmo.
E errado, diga-se, o torcedor atrela toda e qualquer circunstância infundada para justificar o óbvio.
O Corinthians é, hoje, mais time que o Santos.

O Santos sempre foi esse mesmo time, só que com Neymar a 110%. Porém, o melhor jogador brasileiro em atividade não é uma máquina. Ele cansa, ele erra, ele sente o jogo, e é bom frisar que seu repertório de jogadas não diminui, os marcadores que estão mais ligados. Só.

E hoje foi o dia que eu sabia que logo chegaria. Ele estava cansado. Não deu conta da sobrecarga absurda que o acompanha desde a saída de Robinho, Wesley e André.

E quando não se têm o melhor Menino da Vila voando, Muricy volta à velha tática que o acompanha em mata-matas há anos, bolas alçadas na área e jogo pelos lados. Só que o Santos não é o SPFC de Aloísio, Alex Silva e Miranda. O Santos não têm as mesmas características, é um time diferente, que joga pelo chão e tem uma estatura baixa.

Então, torcedores santistas, fiquem calmos e torçam para Neymar estar do jeito que ele esteve há exatamente 1 ano atrás. Voando, jogando 'sozinho' e vencendo para vocês, com vocês.

Hoje, o Santos jogou como sempre e perdeu como nunca.

A chance do Santos aumenta se Muricy ousar, caso não ouse, corre o risco d'eu voltar aqui na semana que vem e escrever sobre a classificação do alvinegro, mas não o praiano.

Abre o olho Muricy, esse Santos tem que mudar você, não o contrário.

Abs.
Felippe Palermo.

3 comentários:

  1. Não tem muito o que falar sobre o jogo de ontem. Santista não tem que reclamar do estilo de jogo do adversário, nem intenções do juiz e nem nada. Apenas o Corinthians aproveitou melhor as chances e mais nada. O Santos não apresentou um bom futebol e o Corinthians jogou taticamente muito bem. Um empate não seria injusto, mas a vitória deles também não é injusto, difícil expressar.
    .
    Quando disse que o Vélez é mais time, eu digo no quesito tático. Defensivamente são ainda melhores que o Corinthians, o ataque é a mesma coisa. Tudo isso somado com a catimba e a frieza irritante dos 'hermanos', acho um adversário mais difícil. SÓ QUE, o Corinthians é rival e está mais acostumado a jogar na Vila Belmiro e SEMPRE se portou muito bem na Baixada Santista.
    .
    Neymar realmente não é uma máquina e o Corinthians tem um elenco mais forte. Ainda acho que a partida está abertíssima, digamos que 60%/40% em razão da vitória de ontem.
    .
    Um gol logo nos primeiros 15 minutos será primordial para deixar o jogo mais eletrizante e o Santos precisa adotar esse estilo eletrizante. Caso contrário, abriremos caminho para que o Corinthians seja o vice-campeão da América (tenho que cutucar.rs)

    ResponderExcluir
  2. Parece que o Corinthians ficou o jogo inteiro atrás, se for parar para analiser o primeiro tempo foi um baile corintiano, agora essa retranca foi natural que ia acontecer após um gol fora de casa e realmente aconteceu, o Corinthians marcou sim, mas não podemos nos esquecer que antes do primeiro gol jogou muita bola.

    ResponderExcluir
  3. Amarelou de postar ontem né? rs

    Gol achado... e que golaço.
    Semana que quem o Santos vai completo, ai ninguém segura: Juan, Henrique, Arouca e Neymar confirmados, ontem eles não puderam jogar. Ganso mais confiante com seu joelho. E acredito até, que semana que vem o Elano já esteja inscrito na Libertadores e tbm poderá atuar.
    Gambás sem Sheik.
    "num tem jeito, é #Tois"

    ResponderExcluir