segunda-feira, 18 de julho de 2011

Ataque x Defesa

Não há desculpas para tantas chances perdidas em 120 minutos, nem tampouco para quatro penaltis não convertidos numa disputa contra a seleção do Paraguai. E o goleirão paraguaio estava num dia iluminado, pegou até pensamento, boa parte foi mérito dele, com um pouco de ineficiência nossa, claro.
Mas não se esqueçam que o goleiro treina, no Paraguai e em todas as outras seleções do mundo.
Não creio que devemos achar culpados agora, mesmo por que essa é uma seleção em formação, com testes e se adaptando ao trabalho de Mano Menezes.

Tudo o que o povo brasileiro queria em 2010 era uma seleção 'diferente' da que Dunga e Parreira montaram, e essa seleção está diferente, está mais incisiva no ataque e menos concreta na defesa. São características novas de um grupo novo, com um trabalho novo de um tecnico novo. O que queriam? Título? Pra metade do torcedor brasileiro, a resposta é sim, mas pra outra metade a resposta é não. Isso porque estamos no Brasil e aqui é mais fácil colocar a culpa no treinador e dizer que 'nem liga' pra seleção, do que entender que cada dia que passa, as outras seleções vão ficando mais fortes (cada uma em sua proposta; seja ela defensiva ou ofensiva) e a nossa seleção, vai sim, sentir cada vez mais dificuldade de vencer jogos assim, como o de ontem.
E eu cito essa dificuldade, não porque o Paraguai atacou muito e foi complicado parar o ataque deles, mas por ineficiência nossa e pelo esquema escolhido por eles; apenas se defenderam, bateram bastante e 'não jogaram' futebol. Sabe qual é a pior parte disso? É que deu certo.
Assim como deu certo o Peru contra a Colombia e a Venezuela contra o Chile.
Já Uruguai e Argentina, fizeram um jogo digno de aplausos, talvez o unico que tenha sido digno do ingresso pago, e que também teve a Argentina pressionando o tempo todo, mas quem passou foram os uruguaios. E aí, cade a lógica no futebol?!
Em 2007, o Brasil de Dunga ganhou a Copa América na Venezuela, deitando na Argentina com aqueles 'brucutus' que todos nós xingávamos, agora com o futebol alegre e ousado, perdemos a classificação para o Paraguai. Sabe o que muda nisso tudo? Nada, o torcedor continua reclamando e pedindo a cabeça desse ou daquele e isso nunca vai parar, é cíclico, é cultural.

Se a torcida brasileira, de uma maneira geral, já é insuportável quando os caras ganham, imaginem perdendo a vaga para o Paraguai...
Temos que aguentar, até porque em 2014 não existirá Ronaldo, nem Romário, nem Denilson e muito menos o Pelé pra ganhar a Copa aqui em casa; contaremos com Neymar, Ganso, Lucas, Kaká e Pato para sermos campeões, e espero que sejamos mesmo, por que se não formos, corre-se o sério risco dos brasileiros começarem, de fato, a deixar de torcer pro Brasil... E isso seria patético.

Essa é a nova seleção brasileira de futebol, esse é o futebol moderno, pregando peças e invertendo toda a lógica do jogo, agora, quem joga mais, quem ataca mais, tende a perder o jogo, pois quem se defende com excelência acaba criando mais chances de fazer um gol no contra ataque e matar o jogo.
E quanto ao futuro da seleção, ouviremos muita graça dos próprios brasileiros, zombando, zuando, rindo da seleção do próprio país, numa falsa 'falta de vontade de torcer', porque aquilo que não desperta o meu interesse, não me faz parar de fazer o que estou fazendo pra ver algo chato, ruim e sem brilho.

2014 vai demorar, mas ao mesmo tempo não vai, tomara que Mano Menezes segure a pressão e que a CBF o mantenha no cargo, por que seleção é diferente de clube, e lá as coisas tendem a dar certo com trabalho e dedicação, até porque não há o dia dia para provar o contrário.

Boa sorte ao Brasil na caminhada até 2014, passando por Olimpiadas e Copa das Confederações; espero, torço e acredito que vá dar tudo certo, mesmo contra tudo e contra todos, seremos campeões mais uma vez.

Abs,

Felippe Palermo.

Follow me on Twitter

Um comentário:

  1. A seleção ficou 50 anos sem ganhar a Copa América. Triste né? Claro que seria triste, se nesse "meio tempo" não tivessem vindo 3 Copinhas do Mundo (58,62,70). Como brasileiro gostaria de ganhar tudo não importa contra quem. Mas como torcedor prefiro assim. Em 2001, Brasil caiu nas Quartas-de-Final também, com 2x0 contra a poderosa Honduras. Fudeu. Muda tudo! Não, seguiram com a Fala Muitice do Felipão e todo mundo sabe o resto. Foi bom pra por os pés no chão. Brasil é Brasil, mas só isso não basta.

    ResponderExcluir