quinta-feira, 14 de julho de 2011

Com os brasileiros não há quem possa

Ontem, assistindo ao jogo da seleção na televisão e acompanhando um pouco os comentários de grandes pseudoscomentaristas no twitter, cheguei à uma conclusão: não falta time, não, longe disso; o que falta é torcedor.
O torcedor brasileiro de um modo geral é algo que beira à imbecilidade, o analfabetismo e qualquer outro termo pejorativo que quiserem usar.
Po, pedem Neymar, Ganso, Robinho, show de bola, jogar com 'jeito brasileiro', queriam matar o Dunga e seus muitos volantes, enfim, reivindicaram uma seleção com cara de Brasil e agora pedem a cabeça de Mano Menezes?
Ah, mas o Julio Cesar falhou, o Ganso não apareceu tanto e o Ramires jogou mal. Tá. Futebol, torcedor brasileiro imbecil, torcedor brasileiro imbecil, futebol. Agora vocês se conhecem.
Gente, o nosso treinador não toma gol, não 'brinca' na hora de chutar a bola e não 'corre errado' na hora de marcar, e ah, lembrando que todos esses jogadores que estão disputando a Copa América são muito bons jogadores -alguns excelentes- e fazem parte de uma reformulação que fora avisada ao final da Copa do Mundo de 2010.

O que me estressa, na verdade, são duas coisas. A primeira: Pra que torcer contra o Brasil e chamar a seleção de 'Seleção da CBF'? Meu Deus, eu imagino que você, amigo torcedor brasileiro imbecil torça para um clube em sua cidade, certo? Logo, você deixa de torcer pelo seu clube pelo fato de seu presidente ou seu diretor ou seu gerente de futebol serem ladrões, né?! Sejamos honestos nessa historia então.
Ricardo Teixeira está lá há muitos anos e lá ficará até 2015, não chorem, não adianta espernear, não adianta ligar na ESPN e vibrar com seus comentaristas metendo o pau na seleção, não adianta absolutamente nada, por que tudo continuará igual e o Brasil ganhará títulos e a era Mano Menezes acabará só depois da Copa de 2014.
E a segunda: o mesmo torcedor que xinga até o Zé, roupeiro da seleça, sai do seu trabalho uma hora mais cedo em dia de jogo, comemora títulos do Brasil como se fossem conquistas pessoais e com certeza vibrou muito quando o Brasil ganhou do Chile por 6 a 1, passou nos penaltis contra o Uruguai e meteu 3 a 0 na Argentina, na Copa America de 2007, na Venezuela; e esse mesmo torcedor falava que o Dunga era burro por não levar Neymar e Ganso pra Copa de 2010 e que era hora de uma seleção mais jovem e com caras novas... Pronto, amigo. Você pediu, a odiada CBF 'atendeu' (não defendo a CBF, não acho que apenas santos trabalhem na entidade, porém, não deixo de torcer pra seleção do meu país por politicagem) e os novos jogadores estão aí, do jeito que TODOS os brasileiros queriam as 22h do dia do jogo contra a Holanda, ano passado.

Parece que o torcedor não entendeu ainda que o romantismo no futebol acabou; bons trabalhos são feitos em qualquer lugar do mundo, e não é facil jogar a Copa América, a Copa Africana de Nações, a Copa da Asia, a Eurocopa...
A seleção brasileira, um dia, ganhou de todo mundo do jeito que quis, hoje, não é assim, por que os profissionais de futebol do mundo inteiro se atualizaram. Então, esqueçam as 'vitórias fáceis', o Brasil ganha sim de todo mundo, mas as vezes empata, e nunca é facil. Ontem, fizemos 4 gols, tomamos 2 em duas falhas do melhor goleiro do mundo e daí?
Falhou como Rogerio Ceni falhou outro dia, como Marcos falhou também, como Dida falhou, como muitos outros jogadores de linha falharam em momentos mais importantes e ninguém falou nada; só erra quem está ali e Julio Cesar tem muito crédito, muita personalidade e falar que ele será importante na caminhada é 'chover no molhado'.
No final, todos nós sabemos o que vai acontecer, e o Brasil inteiro, sem excessão ficará feliz e elogiará os jogadores da seleção.

Então, torcedor modinha, saia de cima do muro, não torça a favor quando o Neymar ou o Pato fazem gols, ou quando o Robinho pedala ou quando o Maicon avança pela direita... Por que logo em seguida, no primeiro chute do Paraguai, você e sua medíocridade falarão mais alto e você perguntará o porquê dessa seleção ser tão jovem e inexperiente; "ah, são garotos, cade a experiencia para momentos dificeis?"... Santa ignorancia.
Deus limitou a inteligência, mas não fez o mesmo com a falta dela.

Abs,

Felippe Palermo.


Follow me on Twitter

Um comentário:

  1. Ótimo texto!
    Retrata bem a realidade futebolística de hoje vivida.

    Falo como torcedor, aonde por mais que existam limitações e vacilos, eu apoio o Brasil e torço sempre pela minha pátria.
    Eu concordo em dizqeu que falta experiência para essa seleção, por isso que afirmo e reafirmo que o Brasil tem totais condições de ser campeão do mundo em 2014.. Pois até lá, nossos jogadores "inexperientes" já se tornarão possuidores de uma experiência vivida, principalmente pessoal.

    Portanto, você que é brasileiro, deveria no mínimo, apoiar a seleção, mesmo que ela ande "mal das pernas", porque patriotismo é ter orgulho de onde é.

    Vai Brasil, vai pra cima deles sem dó.
    Acredito muito nesses moleques aí, porque eles sabem como é o futebol alegre brasileiro.

    Nem sempre a gente ganha, mas a gente só volta a ganhar, com alguem estendendo as mãos, e esse "alguém", é a torcida brasileira.

    Abraços Felippão, tamo junto!

    VAI BRASIL !

    ResponderExcluir