sexta-feira, 1 de julho de 2011

SPFC: Vivendo 2005-2008

O São Paulo Futebol Clube é o mais novo dos grandes clubes do Brasil, fundado em 1935, conquistou todos os títulos que um grande clube precisa para se manter no topo (exceção à Copa do Brasil), têm a terceira maior torcida do Brasil, multi campeão, papa títulos nos ultimos anos, enfim, um grande clube e como todo grande clube que se preze, passa por más fases.
E de onde vêm essas más fases??

A do SPFC não é tão simples de explicar, ela vem de cima, da cúpula, dos dirigentes que teimam em SEMPRE querer fazer a política do "bom e barato", e nem sempre esse é o planejamento que dá certo. Não que haja a necessidade de gastar 60 milhões em reforços, pelo contrário, o interessante é mesclar bons nomes com bons jogadores da base, mas sem 'queimar' os mais novos; e é isso que está acontecendo. Mas não coloquemos a culpa nos meninos, nem tampouco em quem os coloca, Carpegiani tem culpa em muita coisa que está acontecendo no São Paulo. Talvez alguém diga "Mas se ele não tem culpa em estar lá, por que não pede demissão?". Simples, ele não pede por que no SPFC nada é bem explicado, tudo é meio nebuloso, meio estranho. Lembrando que Carpa já foi mandando embora e três dias depois o presidente disse que 'não era bem isso, a imprensa entendeu errado'.

Vou dar um exemplo: Dagoberto joga muito mal no domingo, o filhinho nasce na segunda, ele se reapresenta na terça disposto a jogar quarta feira, Carpegiani diz que o jogador se apresentou com 'olhos de quem estava com sono, como se não tivesse dormido nada na noite anterior', e o que acontece? Ele, claro, não joga. Para o torcedor, Dagol está fazendo corpo mole, para Carpegiani, ele estava cansado e precisava descansar (mesmo podendo dormir quarta feira o dia inteiro e jogar normalmente) e para o empresário de Dagol, o jogador precisa ser valorizado. Mas qual é a real? O que de fato está acontecendo lá dentro?

As coisas são tao mal explicadas ou mal administradas no São Paulo que nem o goleiro Rogério Ceni escapou dessa polêmica, falhou em dois gols nas duas ultimas rodadas e ao final do jogo contra o Botafogo garantiu que 'a realidade do São Paulo não é essa, esse não é o São Paulo que estamos acostumados' - em alusão à infeliz colocação de Dagoberto após o jogo contra o Corinthians na qual falou que as 5 vitórias consecutivas da equipe não eram a realidade e que viviam fora dela - e claro, como todo torcedor são paulino, R. Ceni veio à publico na primeira oportunidade, falar que isso é uma inverdade. Oras, onde já se viu, o São Paulo FC se encontrar numa realidade dessas?
Pois é, ontem, Dagoberto falou que foi 'mal interpretado' pelos repórteres que quis dizer que, no Brasileirão, ganhar cinco jogos consecutivos é incomum e tudo ficou por isso mesmo.
Cada dia que passa vejo que 2005-2008 foi um sonho bom para o torcedor são paulino e que a equipe tricolor vivia nas nuvens, com uma arrogância de quem, de fato, ganhava tudo e de qualquer um. Foi-se o tempo em que os torcedores iam para o Morumbi e se perguntavam: "Ganharemos de quanto hoje?" "Gols de quem?", é mais ou menos como o torcedor do Santos no primeiro semestre de 2010, eles sabiam que venceriam de qualquer time, de qualquer jeito, com facilidade.
Ou seja, a diretoria do São Paulo vive com a mesma cabeça de quatro, cinco anos atrás, naquela época em que só eles contratavam bons jogadores, sempre naquela política do bom e barato, e com sorte "achavam" três ou quatros jogadores desconhecidos do grande público, mas bons de bola. Porém, os anos vão passando e os dirigentes dos outros clubes vão entendendo como funcionam os planejamentos e as estratégias de marketing, tudo facilitado pelo grande bum do mercado publicitário. E com todas essas questões de patrocínio, as contratações dos outros são tão boas ou melhores do que as do tricolor e parece que os dirigentes não enxergam esse fato.

Tudo se igualou, tricolor, comecem a conviver com isso ou abram o cofre.
Luis Fabiano é um ótimo atacante, renderá muito aqui no Brasil, sem dúvida, mas e aí? Cade o cara em campo? Sua estréia estava marcada pra março, depois abril, depois maio... enfim, erro crasso no planejamento.

PC Carpegiani conseguiu 5 vitórias consecutivas, deixou o Brasil inteiro com cara de interrogação (inclusive a mim) e agora mostrou sua cara de novo. Mudanças irresponsáveis, falta de comando, time sem vibração nenhuma, se toma um gol, perde o jogo, e Carpa foi cavando o próprio buraco; e Juvenal Juvencio o ajudou.
Não gosto de papo de padaria, nem sou adepto à nenhuma teoria da conspiração, mas tá na cara que alguns atletas estão 'desencanados' do treinador e que o ciclo dele se encerrou. E faz tempo, foi naquela quinta feira em Floripa, na eliminação para o Avaí. E olhem a coincidência: Juvenal o mandou embora na sexta, mas na terça voltou atrás e o manteve no cargo. Sensacional, né? Não, não é nada sensacional.
Todos estão de saco cheio dessa politicagem barata do São Paulo, dessa história de ser contra tudo e contra todos; isso não é interessante, não há como mudar a cabeça da entidade que comanda o futebol brasileiro e o São Paulo FC não ganha nada 'brigando' com todo mundo. No Brasil, o São Paulo
não é auto suficiente, entendam, no Brasil; se fosse na Inglaterra, a equipe tricolor teria as mesmas chances de vencer qualquer campeonato sem correr riscos de boicotes ou trairagens, mas aqui é o Brasil, pessoal.

Então diretoria tricolor, acorda!!! Corra enquanto é tempo, tome alguma providência, parem de se enganar e de enganar o torcedor, mande alguém embora, abra o cofre e contrate, mude, busque o topo, jogue como São Paulo, por que a realidade é muito diferente dessa, a realidade é outra...e todos nós sabemos bem qual é. Ou será que algum de vocês nunca viu essa cena antes?


Abs,

Felippe Palermo.


Follow me on Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário