terça-feira, 15 de novembro de 2011

Flamengo é Flamengo

Hoje o Clube de Regatas do Flamengo, completa 116 anos de uma história tão grande e forte quanto o número de seus torcedores.

Tradição, glórias, amor à camisa, o Mengão é aquele clube que conquista os títulos na raça e na força do seu torcedor. Poucos times têm um 12o jogador tão forte quanto o rubro-negro.
 Em qualquer boteco do Rio de Janeiro, do sul de Minas, do Nordeste ou do Centro Oeste, pode parar e perguntar se há algum flamenguista. A resposta será positiva e você não encontrará apenas um. Não, serão vários fanáticos pelo time da massa.

O Flamengo é assim, é suor, é determinação, é força. É capaz de ter grandes problemas internos com diretoria e sede administrativa e mesmo assim ganhar títulos e deixar seus torcedores orgulhosos. Com a força do nome, trouxe os atletas mais cobiçados pelos rivais como Romário, Bebeto, Edmundo, Adriano, Petkovic, Ronaldinho, Thiago Neves, entre muitos outros...

Nesses 116 anos de história, são 32 títulos cariocas, 5 Brasileiros, 2 Copas do Brasil, 1 Libertadores e 1 Mundial.

São tantos bons momentos que pouco lembramos dos maus, mas eles existiram. Desde o título brasileiro de 1992, o Flamengo entrou numa crise financeira e os títulos começaram a ficar mais escassos, até que em 1995, ano de seu 100o aniversário, Kleber Leite assumiu o clube e contratou o, na época, melhor jogador do Mundo, Romário. Apenas um título, que foi a Taça Guanabara com 3 gols do baixinho contra o Botafogo.

Daí em diante o Flamengo alternou altos e baixos, até que em 1999 iniciou-se talvez a maior das alegrias do torcedor rubro-negro depois da Libertadores e Mundial em 1981: o tri-campeonato em cima do Vasco. De 1999 a 2001, o Flamengo ganhou o campeonato carioca em cima do Vasco, com direito ao gol de falta mais marcante dos últimos 10 anos: Petkovic aos 43 do segundo tempo, contra Helton.

Que cobrança! Ali, beirou-se a perfeição numa batida na bola.
Que torcedor não lembra desse momento? Desde o momento em que o sérvio corre em direção a bola, bate a falta, a bola bate nos dedos de Helton, morre no angulo, Zagallo cerra os punhos, vibra muito, enquanto isso, Pet já está de braços abertos em frente aos torcedores, ele cai para trás, já cansado e extremanete anestesiado pelo momento que acabara de viver. Eu me arrepio escrevendo e lembrando desse gol, e não sou flamenguista, mas como todo e qualquer apaixonado por futebol, eu aprendi a respeitar o Flamengo. E ele merece muito mais que o meu respeito.

Pela sua história gigantesca passaram Adílio, Adriano, Carpegiani, Jordan, Andrade, Cantareli, Cláudio Adão, Djalminha, Domingos da Guia, Edílson, Fabio Luciano, Felipe, Evaristo de Macedo, Junior, Gamarra, Fio Maravilha, Julio Cesar, Juan (zagueiro), Garrincha, Nunes, Gérson, Junior Baiano, Marcelino Carioca, Leonidas da Silva, Lico, Paulo Cesar Caju, Moser, Gaúcho, Nélio, Vagner Love, Beto, Raul Plassmann, Paulo Nunes, Léo Moura, Zizinho, Ronaldinho Gaúcho, Sávio, Zinho, Romário, Renato Gaúcho, Zagallo entre muitos outros... Não é fácil entrar pra história de um clube que tem tanta história.

O maior de todos, o mais adorado, o cara que leva o peso de ser O cara de uma nação com mais de 38 milhões de torcedores não deve ser fácil e só sendo Arthur Antunes Coimbra para saber qual a sensação.
Ele é Rei Arthur na Turquia; Deus do Futebol no Japão e o Galinho de Quintino aqui no Brasil.
Zico e Flamengo formam um casal que invejam o outro que não tem um casamento tão bom.
Muito amor, anos de dedicação e títulos. Gols marcantes, jogos inesquecíveis e apenas boas referências. Esse foi Zico no mengão.
Se acham pouco apenas o que eu escrevi, saibam que Zico é o segundo jogador que mais vezes vestiu a camisa do Flamengo, foram 732 jogos; ele fica atrás de Junior que jogou 874 partidas pelo Fla.
Zico marcou 'apenas' 509 gols, além de ter ganhado 1 Libertadores, 1 Mundial, 4 Brasileiros e 19 Cariocas.
Zico foi, é e sempre será Flamengo. Tá na história, aliás, ouso dizer, ele é a história.

Nação, um feliz aniversário para esse clube gigantesco, que é capaz de muita coisa. Dentre as suas particularidades é capaz de fazer um Gaúcho largar o Rio Grande do Sul, bater no peito e dizer:
"Flamengo é Flamengo!"

Abs.
Felippe Palermo.

Pagina do Blog no Facebook

Follow me on Twitter

6 comentários:

  1. 'uma vez flamengo, flamengo até morrer' 'ser flamenguista é ser um pouco mais brasileiro'

    ResponderExcluir
  2. Que beleza! Parabéns pelo texto. Muito bom! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Coitado do gaucho, agr ele ta vendo que flamengo é flamengo mesmo...Salário atrasado, os mesmos 38 milhões vaiando! Parabéns pelo texto , ta mandando mlkkk! é nois , abraçooo! juan(ZAGUEIRO) HAHAHAHAHAHAHAAHHA

    ResponderExcluir
  4. Gabriel Trevizani Depolli19 de novembro de 2011 às 23:08

    Flamengo é Flamengo!

    ResponderExcluir
  5. ta maneroo.. só q sao 6 titulos brasileiros :D

    ResponderExcluir
  6. FLAMENGO É FLAMERDA,,,PERDE DE GOLEADA.PROS TIMES ESTRANGEIROS...O MAIOR DO RIO E NAO DO MUNDO,,,O MAIOR DO MUNDO É O MEU BARCELONA...MORRAM DE INVEJA

    ResponderExcluir