segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Visão geral - 36ª rodada

A 36ª rodada acabou e uma fiel torcida vê-se mais perto do objetivo final, o título.
Vi alguns jogos do Corinthians nesse BR2011 e o que mais me chama atenção é o apoio da Fiel e o espírito de luta de TODOS que estão em campo, do início ao fim.
Claro que o mais chato ou o anti-corinthiano vai falar que contra o América-MG o time foi 'sem vergonha' e bla bla bla, tudo bobagem, citem um time que não teve um momento 'sem vergonha' nesse campeonato. O SPFC, o Flamengo e o Botafogo são os campeões nesse quesito, o que não quer dizer que os outros 17 times também não tenham sido em algum momento.

O fato é que o Corinthians escreve a história sempre da maneira mais dramática e épica. Até os 32 minutos do segundo tempo o Atlético-MG ganhava a partida e deixava o Vasco em 1º lugar; quando Liédson cabeceia o belo cruzamento de Alessandro e a bola entra, o cenário estava montadinho: uma baita pressão, Atlético-MG sentindo o gol, o Corinthians pressionando, a torcida apoiando e um tal Imperador em campo. Quando o Sheik parte com a bola dominada pela esquerda, aos 43 do 2º, Adriano pede a bola em profundidade, recebe na grande área sem marcação e aí o final da história vocês já imaginam, finalização certeira, seca e fim de papo. Virada corinthiana, êxtase no Pacaembu e uma batalha a menos na busca do título.

Adriano fez o gol mais importante do Corinthians no ano e isso deve-se ao simples fato d'ele ser diferenciado. Ponto. Não quero falar de barriga, de peso, de custo-benefício ou de baladas, enalteço só a importância desse primeiro gol com a camisa do timão, e deixa que do custo-benefício eu falo em janeiro.

Agora o Corinthians pega o Figueirense e o Palmeiras. A minha projeção é simples, é só ganhar os dois jogos e pronto. Caneco no Pq. São Jorge, porém, serão duas guerras; uma porque é o Figueirense precisando ganhar no Orlando Scarpelli, outra porque é um clássico complicadíssimo contra o maior rival, logo, a probabilidade maior é de título, mesmo porque o Vasco enfrenta só Fluminense e Flamengo nas duas últimas rodadas. Vida fácil pra ninguém nessa reta final.
Mesmo assim, se ganhar do figueira e o Vasco perder para o Flu, o timão sagra-se campeão já nessa próxima rodada.

O Vasco é o time que alterna momentos brilhantes com momentos regulares, já ganhou a Copa do Brasil, já está na Libertadores, está na semifinal da Copa Sulamericana e pode ser campeão brasileiro, que ano!
Um baita planejamento, um time técnico e experiente que pode fazer história, caso conquiste os três títulos e se não conquistar, já merece ser exaltado por chegar em dezembro disputando mais 2 títulos.
Para ser campeão, precisa vencer Fluminense e Flamengo e torcer para o Corinthians perder um dos dois jogos.

O Fluminense é o time mais brilhante do campeonato. Vitórias épicas como já lhe é de costume, Fred em grande fase, e chances (pequenas) de ser bicampeão. Ontem, depois de golear o Figueirense em Floripa por 4 a 0, garantiu-se na Libertadores e tem dois clássicos pela frente (Vasco e Botafogo) para tentar ser campeão. Precisa ganhar os dois jogos restantes e torcer para o Corinthians perder de Figueirense e Palmeiras. Se isso acontecer, Fluminense bicampeão.

Mesmo com todos os prós e contras dos pontos corridos, temos hoje o campeonato mais disputado de todos.
São 3 times brigando por título e já garantidos na Libertadores (Corinthians, Vasco e Fluminense); Restam 2 vagas e 6 times brigam (Inter, Figueirense, Flamengo, SPFC, Botafogo e Coritiba).

Nessa próxima rodada teremos jogos decisivos que vão mexer muito com essa parte da tabela, todos os jogos domingo as 17h:
Figueirense (5º) x Corinthians (1º) - Orlando Scarpelli
Fluminense (3º) x Vasco (2º) - Engenhão
Flamengo (6º) x Inter (4º) - Claudio Moacyr
Palmeiras (12º) x São Paulo (7º) - Pacaembu
Atlético-MG (14º) x Botafogo (8º) - Arena do Jacaré
Coritiba (9º) x Avaí (20º) - Couto Pereira

E na parte de baixo da tabela, o bicho vai pegar fogo também:
América-MG (19º) x Alético-PR (18º) - Parque do Sabiá
Ceará (17º) x Cruzeiro (16º) - Presidente Vargas

Apenas UM jogo não 'vale nada' nem em cima, nem em baixo:
Gremio (11º) x Atlético-GO (13º) - Olímpico

Perspectiva de uma rodada boa demais e mais uma vez a única certeza que tenho é que haverá alguma surpresa.

Abs.
Felippe Palermo.

Follow me on Twitter
Página do Blog no Facebook

Um comentário:

  1. nossa, parabens pelo texto! De uma maneira fácil de ser compreendida, falando com clareza e objetividade. Gostei muito, abraço do clone do Lucas hahaha

    ResponderExcluir