sábado, 19 de novembro de 2011

Tudo para fazer história

Ser um 'time de menor expressão' hoje em dia no mundo da bola, já não é mais sinônimo de viver à margem dos gigantes do futebol brasileiro.
Todos nós sabemos e comprovamos ano após ano que, de tão nivelado que o nosso futebol se encontra, é possível planejar-se decentemente, montar um time equilibrado, forte e com um teto salarial razoável e ainda assim brigar com o pelotão da frente pelas primeiras posições.

É claro que não se trata de uma festa, onde todos os times médios consigam feitos interessantes como esse, mas de fato, sempre tem um ou dois times que se enquadram nessa configuração e disputam lá em cima.
Falo disso tudo, em homenagem ao Figueirense; que até o início dessa antepenúltima rodada encontra-se em 4o lugar a frente de Flamengo, Botafogo, Inter, São Paulo e Santos; atrás apenas de Corinthians, Vasco e Fluminense.

Sras e srs., o Figueirense, hoje, é a sensação do Campeonato Brasileiro de 2011.

Os catarinenses ocupam a 4a posição e não estão lá por acaso, de todos que brigam por Libertadores, talves seja o que mais mereça ficar com uma das vagas.
Com um time muito bem montado pelo técnico Jorginho, tem no goleiro Wilson, nos meias Elias e Wellington Nem e no atacante Julio Cesar a base do time que vêm surpreendendo a mídia e até mesmo seus próprios torcedores.
Sem perder desde a 21a rodada, quando foi derrotado pelo São Paulo em Floripa, o Figueirense venceu jogos dificílimos como o Santos na Vila e o Grêmio no Olímpico, além de confirmar vitórias em casa e se portar de maneira exemplar nos jogos como visitante.

Ao contrário do maior blogueiro deste país, RicaPerrone, que defende a ideia que uma possível classificação do Figueirense para a Libertadores "não seria boa para o futebol", acredito que essa classificação mostra que é possível ser "menor" e ter feitos gigantescos.
Rica sempre pormenoriza os campeonatos europeus, de uma maneira inteligente e engraçada e com certo nível de relevância, diz que só há dois times na Espanha por exemplo; eu concordo em partes. Não acho que seja um absurdo ter que ganhar do Levante e do Getafe para ser campeão, mas também não acho algo de outro mundo o Figueirense ser um dos representantes brasileiros na maior competição sulamericana. Chega a ser contraditório, não acham? Se quisermos enaltecer o futebol brasileiro, não podemos achar que o Figueira é menos capacitado que os outros para uma conquista como essas. Isso implica em deixar os 12 gigantes entre os 12 e o resto brigando para não cair.
O que falar de Cruzeiro, Atlético-MG e Palmeiras então?

O fato é que o Figueira merece estar la em cima pelo 2o turno que faz. São 31 pontos em 48 disputados, com um aproveitamento de 64,6% e apenas 1 derrota. Só perde nesse turno pro também quase garantido na Libertadores, Fluminense que tem 70% de aproveitamento.

Os próximos 3 jogos do Figueirense o farão demonstrar se é capaz de manter o que fez até aqui e se tornar gigante por um tempo ou se afinará na hora que o bicho pegar mesmo.
Nessa 36a rodada, os dois melhores times do returno se enfrentam no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O Flu tem 59 pontos, contra 57 do Figueira, logo, jogo de 1000 pontos, pois uma vitória catarinense, já deixa a vaga muito bem encaminhada.

Na próxima rodada, o jogo chave. 17h, dia 27/08 também no Orlando Scarpelli, tiraremos a prova máxima sobre o que o time do figueira é capaz de aprontar, pois jogam Figueirense x Corinthians. Chance monstruosa para definir a vaga contra o líder e ainda 'bagunçar' a briga entre Vasco e o próprio Corinthians na disputa pelo título.

E na última rodada, aí sim, o clássico contra o já rebaixado Avaí. Jogo difícilímo, mas a história se repete, quem não perde há 14 rodadas, está na disputa direta para a Libertadores, ganhou e bateu de frente contra todos os times que enfrentou, tem que ganhar o clássico no derradeiro jogo no campeonato.

Que tudo dê certo para o Figueirense, sou fã do campeonato que vêm fazendo e torço muito para que seja um dos classificados para a competição sulamericana.
A fórmula é simples e já vêm sendo usada há pelo menos um turno. Faltam 3 jogos. A hora é agora.
Pra cima deles, Figueira.

Abs.
Felippe Palermo.

Follow me on Twitter
Pagina do Blog no Facebook - Curta!

3 comentários:

  1. ISSO É FIGUEIRENSE MEU CARO. NOSSOMAIOR, ORGULHO DO ESTADO DE SANTA CATARINA.SEM PALAVRAS PRA ELE QUE SÓ NOS DÁ ALEGRIA E EMOÇOES, SEJA NAS HORAS RUINS OU BOAS, NÃO IMPORTA. SOMOS ALVINEGROS DE CORAÇÃO E VAMOS COM ELE, PRA ELE, POR ELE. FIGUEIRENSE A NAÇÃO DE 1921.

    ResponderExcluir
  2. Novidade e imprensa do eixo central não dar créditos ao Figueira. Tomara que tudo de certo pra esse time que vem calando o Brasil!

    ResponderExcluir
  3. O Fred mais uma vez fez o que fez. Torci muito para o Figueira que vem mostrando a força dos Estados menos expressivos no futebol. Ainda torço para que vença as duas últimas partidas e não se abale com o tropeço de hoje. Parabéns ao Figueira pela campanha.

    ResponderExcluir