sexta-feira, 22 de junho de 2012

Mago Scolari

Eu aprendi que as coisas que acontecem no futebol são movidas por uma história.
Umas são mais belas, outras sem muito brilho, mas sempre há uma história para se contar.

E eu tento sempre trazer esse aprendizado para minha visão enquanto jornalista. Por que tal coisa acontece em tal jogo, tal jogador faz isso ou aquilo e assim chego sempre à uma conclusão. Certa ou errada, não sabemos, até porque é a minha conclusão. rs

No jogo de hoje, a história estava escrita. Era nítido.
Era o Grêmio de Luxemburgo precisando provar sua 'imortalidade', contra o Palmeiras bagunçado de Scolari.
Está claro o jogo? Grêmio vira um jogo fora de casa, se enche de moral, a torcida faz a festa do Imortal e bingo! História lindamente escrita.

Mas calma... As histórias correm na medida que o tempo passa. O Vasco tinha uma maravilhosa para contar e ser campeão brasileiro ano passado e o que acontece com um dos maiores ídolos do Corinthians?
Ele diz "vou morrer num domingo com o Corinthians campeão".
Fim.
40 mil pessoas com o punho cerrado e o braço levantado. Corinthians campeão Brasileiro!

E hoje? Quando o Grêmio fez 1 a 0, eu confesso que já pensei em um texto exaltando o tricolor gaúcho, enaltecendo o apelido que carrega consigo há anos. Mas precisava esperar até que o fim do jogo chegasse e óbvio, o segundo gol gremista também.
Eis que aquele que outro dia era protagonista do time de Luxemburgo, que deitava e rolava com esse mesmo uniforme verde e hoje se vê em situações bizarras fora de campo, que é acompanhado por lesões há quase 2 anos, o camisa 10, puxa um contra ataque, solta a bola para o companheiro e recebe em condições de marcar o gol da classificação... e marca.
Ao ver a bola no fundo do gol, Valdívia corre muito, sem camisa vibrando como um jogador recém promovido e literalmente se joga nos braços do treinador palmeirense.
Felipão e Valdívia, num abraço de vibração, de desabafo, de mesmo objetivo traçado.

Pronto, a história é essa! E meu dever é passar pra vocês o que eu senti do jogo.
Dane-se o que aconteceu com o Palmeiras de 2008 pra cá.
Pouco importa o que os diretores falastrões falam ou deixam de falar.
O importante é que o Palmeiras voltou ao topo, voltou ao lugar que se sente bem.
Disputa um título contra uma baita equipe, eu sei... Mas aí tem.

Algo me diz para você acreditar mais do que nunca!
Por que tá perto, não só de ganhar um título de expressão depois de tanto tempo, mas também de você, torcedor palmeirense, gritar emocionado pra quem quiser ouvir que você é Palmeiras!
E sendo Palmeiras você é grande demais!

Bruno, ao final do jogo, após ser abraçado por Barcos, gritou com punhos cerrados e voz firme: "'Vamo' ser campeão"
E Valdívia pulou rodando a camisa sorrindo como há 4 anos fazia no Palestra Itália...

Abs.
Felippe Palermo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário