segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Final do 1o turno - 6 clubes na briga

A ultima rodada do 1o turno do Brasileirão se encerrou na noite deste domingo.
Foram 8 clássicos jogados entre sábado e domingo e mais 2 jogos importantes, porém sem o peso de enfrentar um rival.

Não vou entrar no mérito do mata mata x pontos corridos, pois já expressei minha opinião algumas vezes. Se há um documento que consta que o formato é de pontos corridos e os dirigentes assinam, fim de papo, todo choro é livre depois disso.

A idéia de colocar um monte de clássicos na última rodada de cada turno divide opiniões.

Alguns jornalistas acham ruim, pois na rodada final, em dezembro, onde os jogos são todos nos mesmos horários, o telespectador só poderá assistir a um clássico, dizem também que o peso do clássico não é o mesmo se um time não tiver chance de chegar ao G4 ou de cair, enquanto o outro pode estar brigando por Libertadores, título ou para fugir do rebaixamento, enfim, democraticamente todos nós aceitamos que seja assim.
Vi vários jornalistas e profissionais da mídia elogiando essa forma que a CBF encontrou de inibir qualquer tipo de 'corpo mole' dos clubes para vebeficiar 'a', 'b' ou 'c'.
Eu, particularmente, gostei muito, acho que dá um ânimo diferente, e como Ceará, Bahia, Atlético-GO e América-MG não vão brigar pelo título, o time campeão obrigatóriamente terá que passar por um rival no último jogo e isso é sim motivo pra enaltecer a idéia de algum lúcido na CBF.

Alguém vai vir e falar -Ah, mas o Santos vai estar prestes a ir ao Mundial e o São Paulo provavelmente estará na briga pelo título.
E? O que o SPFC tem a ver com isso??
Pergunta pro santista se ele prefere ir com o time reserva pro Morumbi e tomar de 5 ou ver o seu time titular campeão do Mundo em cima do Barcelona. Acho que a resposta é simples, né?!

O que vai acontecer até dezembro eu não sei, o que posso garantir aqui é que cada ano que passa, esse título do 1o turno fica menos importante e mais perigoso.
O Corinthians terá o Grêmio pela frente no Pacaembu na próxima rodada e precisa da vitória. A 1a colocação num campeonato tão difícil como é o Brasileirão deve ser enaltecida sempre, mas não pode esconder o que há de errado com o timão que nos últimos 5 jogos somou 5 pontos; isso, lá na frente não pode se repetir, caso Tite e seus comandados queiram ser campeões.

Esse ano temos a edição mais disputada de todas desde 2003, vejo 5 times na briga pelo título e 1 correndo por fora. Corinthians, Flamengo, São Paulo, Vasco e Botafogo são candidatíssimos e o Palmeiras de Felipão corre por fora, mas tem chances claras também, afinal 5 pontos separam o 6o colocado do líder Corinthians.

Palmeiras e Botafogo não podem perder jogadores por lesões e nem deixar com que o time se desmanche, assim podem brigar até o fim.
O Vasco é um time que eu confio muito, joga um bom futebol, mas ontem perdeu uma boa oportunidade de vencer o Flamengo e encostar na liderança.
São Paulo, Flamengo e Corinthians são os 3 que tem a 'obrigação' de lutarem até as 18h do dia 04/12, pois não estão garantidos na Libertadores e não ganharam nenhum título importante esse ano, logo, com os elencos que têm, a única hipótese que se aceita é estarem pelo menos entre os 4 primeiros até o fim.

Esse foi o 1o turno, complicado, truncado, com uma grande surpresa por rodada e o Corinthians ficou na frente. Mais pelo que fez do ínicio pro meio, do que no final do turno, mas futebol é assim e há planejamento para tudo.

Que venha o 2o turno e com ele jogos cada vez mais legais de assistir, show das torcidas nos estádios e muita bola na rede.
Que vença o time melhor preparado!!

PS* O blog Coisas da Bola manda seu apoio ao treinador Ricardo Gomes que sofreu um AVC Hemorragico no jogo de ontem no Engenhão. Passou com sucesso por uma cirurgia de pouco mais de 3h e agora aguardamos maiores informações. Espero, de coração, que saia logo dessa e continue vencendo desafios à beira do campo. #ForçaRicardoGomes

Abs,
Felippe Palermo.


Follow me on Twitter

Um comentário: