terça-feira, 2 de agosto de 2011

Sem desespero, nem ilusão

Campeonato Brasileiro, décima terceira rodada, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos em campo.
Jogos teoricamente tranquilos, o Timão jogaria contra o lanterninha Avai, em Floripa; o Tricolor enfrentaria o já classificado para Libertadores Vasco, no Morumbi; o Palmeiras bateria no Galo, no Canindé e o Santos pegaria o Furacão, na Arena da Baixada.
Desses citados acima, só o Palmeiras venceu; os outros três perderam. E com as derrotas, vieram as críticas, as crises plantadas por 'jornalistas' e por conseguinte, a desconfiança da torcida. E acreditem, com a vitória do Palmeiras também.

Aos torcedores de Corinthians, que conheceu sua segunda derrota consecutiva e viu uma diferença que já fora de 7 pontos cair para 1 pontinho (com um jogo a menos que os demais, diga-se), do São Paulo, que é um time extremamente inconstante e sem nenhum poder de reação e do Santos que encontra-se na zona de rebaixamento, mesmo jogando com time completo, eu digo: Não há motivos para se preocupar, ainda!

O Corinthians não era tudo aquilo que viamos com inumeros jogos de invencibilidade, pelo contrário, é uma equipe normal como algumas outras que temos aqui, que respeita um sistema tático muito bem montado pelo Prof. Tite e ganhou alguns joguinhos na base da pressão e no peso da camisa. Só. Não é o novo Barcelona, nem tampouco será campeão com 6 rodadas de antecedência. Mas pega no América-MG no Pacaembu na próxima rodada e tem a obrigação de, pelo menos, manter esse 1 ponto (caso Flamengo vença seu jogo também).

O São Paulo FC é um caso a parte, capaz de ganhar de Coritiba no Couto Pereira (3x4), Fluminense em São Januário e Ceará no PV (0x2), do Atlético-MG em Sete Lagoas (0x1) e do Inter no Beira Rio (0x3), perde pontos inacreditáveis no Morumbi, como as derrotas para Botafogo e Vasco e o empate indigesto contra o Atlético-GO. Muita coisa é especulada pelos lados do Morumbi, que na próxima rodada pega o Bahia no Morumbi. Sinal de reabilitação? Não, eu não acho, esse é o típico jogo que o torcedor tricolor pode ficar preocupado... ou não! Tudo depende de como o time mais 'sem alma' desse Brasileirão vai encarar esse jogo. Se jogar como São Paulo, querendo jogo, partindo pra cima e acertando as milhares chances que cria, ganha; agora se jogar como o São Paulo que não gosta de tal técnico, que parece não ter um bom clima entre seus atletas e que joga sem vontade nenhuma de vencer, vai perder para o Bahia no contra ataque e a coisa vai ficar feia por lá.
Eu queria acreditar em Adilson Batista, mas as vezes, acho que até os próprios jogadores do SPFC atrapalham a vida dos técnicos que passam pelo Morumbi.
Enfim, venho dizendo há mais ou menos 1 mês que se eu fosse o responsável pelo planejamento do São Paulo, chamaria a comissão técnica, o Rogério Ceni e quem mais fosse necessário e focaria no título da Copa Sulamericana, mas como não sou o responsável, boa sorte ao tricolor nessa longa caminhada, e do jeito que o campeonato anda, é capaz do título cair no colo do SP, mais por ineficiência dos outros do que por méritos próprios.

Os santistas são os que menos precisam se desesperar. Campeões da Santander Libertadores, com um ET e um craque em campo (o craque mal fisicamente, é bom ressaltar), com um bom ataque, um técnico que gosta dos pontos corridos, tem de tudo para sair o quanto antes do Z4 e ocupar uma posição um pouco mais digna na tabela.
Neymar é uma piada jogando, o que vêm fazendo há 5 meses é digno de nota, nota 10 no caso. Joga muito, continua jogando sozinho, (calma santistas, quis dizer que ele é tão bom, que cria jogadas e situações de perigo sem parar) e vai dar muito trabalho pras defesas adversárias daqui até o final do campeonato.
O Santos não cai, seria a maior das ironias do destino se caísse.
Que o Santos faça um campeonato decente e use como uma baita preparação, por que o Barcelona continua muito forte!
Boa sorte aos amigos santistas.

Já aos torcedores do Palmeiras eu afirmo e reafirmo: Agradeçam MUITO ao Felipão.
O que esse cara faz é brincadeira. É MUITO bom treinador!
A equipe do Palmeiras é, de fato, a menos badalada e tem, no papelo, o elenco menos qualificado ou com menos opções e Scolari coloca os caras pra jogar de uma maneira simples, objetiva e eficiente.
Com um time que não faz o torcedor vibrar ao ler a escalação, consegue pontos importantes fora de casa e vence todo mundo em casa.
É necessário abrir um parênteses para a torcida do Palmeiras. Ninguém tem culpa se a parte política do verdão influencia ou não o time em campo, Felipão faz o possível para blindar os jogadores que ali estão, mas a 'turma do limão' como bem disse o próprio Felipão, é azeda e não entende absolutamente nada de futebol, pelo menos é o que parece, por que se entendessem, aplaudiriam o time do 0 aos 96 minutos de jogo, e aplaudiriam no intervalo também, pois o que esses caras tem de vontade de ganhar não tá escrito; pergunta pro torcedor do São Paulo se ele gosta de ver esses caras sem brio, andando em campo, sem dar combate, enfim, no Palmeiras joga-se com vontade, buscando a vitória mesmo quando o time adversário abre o placar ou empata um jogo e isso é a mais pura essência do futebol. Parabéns Felipão!
No Palmeiras é tudo muito complicado, a imprensa não para de tentar achar problemas; parece que quando não têm pauta, vão ao clube e colocam algo novo na mídia. O Palmeiras, hoje, é um clube muito fragilizado, tanto na política, quanto no seu elenco. A história recente não ajuda, mas o torcedor e a imprensa fazem questão de atrapalhar ainda mais.
Nem quando ganham têm paz. Deixem os caras trabalharem tranquilos, po. Nunca vi!!!

Vale lembrar que, hoje, há 3 paulistas no G4: Corinthians, São Paulo e Palmeiras. Eu particularmente, acho isso meio ilusório, mas cá pra nós, nesse brasileirão, em que time você confia de verdade? No seu? Tem certeza?

Abs.

Felippe Palermo.

Follow me on Twitter

Um comentário: