segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Campeão? Eu? Veja bem...

São jogadas 23 rodadas de um total de 38 e o que vemos até aqui é 'o título caindo no colo' de Corinthians, São Paulo, Fluminense, Flamengo, Vasco, Botafogo, enfim, a cada rodada um time tem a grande chance de liderar o campeonato e deslanchar e nada acontece. A liderança vêm com o Corinthians desde o 1o turno.
Corinthians que, na minha opinião, têm nas próximas três rodadas contra Santos, São Paulo e Bahia a grande chance de chegar mais perto do título brasileiro. Se ganhar 7 dos 9 pontos em disputa, possivelmente se destaque um pouco do grupo que compõe o G4 e chegue forte para enfrentar o Vasco no dia 02/10 em São Januario em mais uma decisão.
Se jogar com a mesma vontade e determinação que jogou contra o Flamengo na quinta a noite no Pacaembu, vejo o Corinthians cada vez mais favorito.

Vemos o Palmeiras com um time fraquíssimo, porém criando nada menos que 26 (VINTE E SEIS) chances de gol na derrota por 3 a 0 para o Inter no Pacaembu. O colorado criou 9 chances e converteu 3 com Leandro Damião. Ou seja, culpa do Felipão, Gabriel Silva e Luan chutarem a bola na lua embaixo da trave? Ou a falta de M. Assunção quase entrar? É culpa do treinador, Leandro Damião fazer 3 gols por méritos próprios? Não, então o que há de errado com o Palmeiras é o elenco sem qualidade. Ponto. Não dá para fazer milagres. Com Scolari, o verdão ganhará uns jogos aqui, outros ali e ficará com a sulamericana. Ano que vem deve ser feito um planejamento decente para que alguma coisa de diferente aconteça no ano do Palmeiras, caso contrário, será mais um ano cheio de pressão e sofrimento pro torcedor palestrino.

O Fluminense segue firme na briga pelo título, onde entrou de vez depois de ganhar do Corinthians ontem. Abel dispõe de um elenco extremamente qualificado, inclusive no banco de reservas com nomes como Souza, Rafael Sobis, Rafael Moura e Martinuccio, enfim, olho no tricolor carioca, que com certeza virá forte nas próximas rodadas: Bahia em Pituaçu, Avaí no Rio, Atlético-PR na Arena e Santos no Rio.

Ontem o Botafogo provou do forte ataque do Coritiba no Couto Pereira. 5 a 0 pro coxa e uma sensação estranha no fogão. Até ontem era o virtual líder, com o melhor futebol do Brasil e apanha de 5. Não pode vacilar assim. Entretanto, eu continuo colocando como um forte candidato ao título, têm uma sequencia muito difícil pela frente: Flamengo no Engenhão, Grêmio no Olímpico, SPFC no Engenhão e Atlético-GO no Serra Dourada. Caso ganhe 9 dos 12 pontos, somado a um empate com o Santos na vila, acredito em uma grande arrancada alvinegra.

O tricolor do Morumbi é de fato o time que mais oscila, ou melhor, não sei se oscila ou se joga mal mesmo.
Eu entendo que o esquema do São Paulo é simples. Se defende fora de casa, sai no contra ataque de uma maneira rápida e geralmente eficiente e assim consegue arrancar um empate ou uma vitória. Em casa não cria nada, tocam a bola durante 2 ou 3 min frente à defesa adversária e não conseguem concluir. Primeiro porque poucos arriscam de longe e quando arriscam não acertam e depois pelo simples fato de não ter um centroavante de ofício. Não gosto das teses que defendem que há a necessidade de um 'pivô' em cada equipe, mas no tricolor, de fato, está faltando um Luis Fabiano ali. Willian José e Henrique não são nem 1 real confiáveis e essa é a minha opinião. Não é porque joga-se bem contra o Gabão no Mundial sub20 que credencia-se a ser titular no São Paulo. Jogador de futebol tem de saber conviver com isso. Entra em campo, tem a chance, não faz gol ou não faz o que o treinador determinou, até mais ver!
Não dá pro São Paulo jogar com Lucas e Dagoberto abertos, Cícero/Rivaldo chegando de trás e depois disso é um mar de volantes... Chega a dar sono, juro. É Wellington; Rodrigo Caio; Jean; Casemiro; Carlinhos Paraíba; Denílson. Ninguém cria e também não se pode esperar muito do Marlos, com ou sem sequencia de jogos, não aguenta a pressão de jogar no São Paulo como titular.

Para algo acontecer, será desse jeito, ganhando uns pontinhos fora e tem que começar a fazer valer o mando de campo, se não, as coisas começarão a ficar complicadas pro SPFC.
Tem time, com Luis Fabiano voltando, Denilson e Cañete se firmando, talvez fique mais forte, ataque com consistência e se firme entre os primeiros.
Para isso acontecer, há a enorme necessidade de ganhar (de preferência bem) do Ceará no Morumbi, pois depois desse jogo, a sequencia é daquelas de deixar em maus lençóis quando se perde, e perto do título quando se ganha:  Corinthians também no Morumbi, Botafogo no Engenhão e Flamengo no Morumbi. No caso do SPFC dos 12 pontos em disputa, se ganhar 10, entra em outubro em primeiro lugar, com certeza. Depende só dos jogadores.

Olho no Flu e no Inter e atenção com a queda do Flamengo. Corinthians e São Paulo FC são os que estão mais próximos do título (se eu tivesse que opinar agora). Vasco e Botafogo estão 0,5 ponto abaixo dos paulistas.

Como eu sempre falo, a única certeza absoluta que eu tenho é que haverá uma surpresa na próxima rodada.
E você o que acha que acontecerá com seu time nas próximas 4 rodadas? Como será o início de outubro, na sua opinião?

Abs.
Felippe Palermo.

Follow me on Twitter

Um comentário:

  1. É meu querido, esse campeonato não será nada fácil até o fim! Inter e Fluminense chegaram na briga, se o Santos vencer o Corinthians, também entra de vez...já meu time, precisa de um pouco mais de competência e muita sorte! Cada ponto conquistado pelo Palmeiras é muito suado, uma hora isso iria se refletir no time, como temos visto agora! A vaga na Libertadores está de muito bom tamanho...

    Acho que os times que tem mais condição de deslanchar no campeonato são, São Paulo (Para sua alegria), Vasco e Internacional! Corinthians, Flamengo e Botafogo, são cavalos paraguaios!

    ResponderExcluir