quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ZzZZZzzzZZzZzZ

Antes de iniciar o texto, gostaria de deixar claro aqui que meu intuito não é falar mal de qualquer treinador da nossa seleção, nem tampouco dissertar sobre o que supostamente Ricardo Teixeira fez de mau ou péssimo para o nosso futebol. A análise é feita de maneira imparcial, com as minhas opiniões e convicções e só.
Esse Superclassico das Américas vale troféu e a FIFA reconhece, logo, o jogo é sério e não tem absolutamente nada de amistoso. Tem que ganhar, é obrigação.

Brasil e Argentina tradicionalmente sempre fizeram grandes jogos. Mas ontem não.
Mano Menezes escalou errado a seleção e pela primeira vez, me irritei de verdade, principalmente com três jogadores: Kleber, extremamente desatento e perdido no jogo, sem concentração nenhuma; Danilo, deixou uma avenida para os atacantes argentinos atacarem pelo seu lado e não foi bem no auxilio à Neymar, ou seja, foi mal defendendo e atacando, além de Renato Abreu, que com seus 33 anos não aguentou a velocidade da partida. Lembrando sempre que com 33 anos ninguém é velho ou está ruim pela idade, mas Renato nunca foi um jogador de velocidade, agora então... O vi pesado ontem, sem condições de ser titular da seleção brasileira. Rever também iniciou meio inseguro, mas ao longo da partida foi melhorando e não comprometeu.

No mais, foi tudo como tinha que ser. Ralf e Jefferson foram regulares. Defendo sempre a convocação do goleiro botafoguense, mas não a titularidade. Não é mau goleiro, longe disso, mas há outros melhores. Bom para compor o grupo.
Meus destaques foram Dedé, que há um tempinho é o melhor zagueiro das américas, Neymar, Gaucho e Damião são três dos jogadores que estão na seleção 'A' e merecem estar lá e Paulinho.
O jogador corinthiano foi o melhor homem do meio campo brasileiro, marcou muito bem, distribuiu o jogo para Neymar, toda hora chegando ao ataque pelo lado direito, assim como faz muito bem no Corinthians, não sentiu a pressão da estreia e se credencia a estar mais vezes no grupo. (ENTENDERAM? "Estar mais vezes NO GRUPO", não estou insinuando que seja titular pra sempre, nem que tem vaga garantida na Copa.)

O jogo em si foi horroroso, apenas duas boas cobranças de falta de Ronaldinho, umas chegadas mais perigosas da Argentina, mas também sem grandes problemas pra nós e a jogada que valeu o ingresso foi feita por Leandro Damião. Uma carretilha/lambreta sensacional no lateral Emiliano Papa e um tapa por cobertura, a bola caprichosamente bateu na trave e não entrou. Seria um gol pra ficar marcado pra sempre na história. Uma pena não ter entrado.

Olha que legal, em duas estrofes eu acabei a análise do jogo. Foi terrível. Deu sono, foi chato, Mano errou feio na escalação e pra completar a besteira, errou também nas péssimas substituições. Trocou Renato por Oscar, com Lucas e Thiago Neves no banco e Casemiro por Paulinho.

Mano Menezes deve ter algo contra o meiocampista sãopaulino, só pode.
Já peguei umas entrevistas do treinador que alega que Lucas joga 'numa posição muito parecida' com Neymar e Gaucho (pelos lados do campo), ah vá!!!
Lucas faz muito bem feito o setor de meio campo do São Paulo FC e nunca reclamou disso. Como pode preterir Lucas para colocar Oscar?
Não digo que o meia colorado é ruim, mas em 4 lances que ele pegou na bola ele escorregou uma vez, deu uma patada que explodiu em Ronaldinho Gaucho, perdeu uma bola e acertou um passe. E aí professor?

Mano Menezes está cavando o próprio buraco, jogo a jogo e isso é ruim para o Brasil, porque tudo que acontecer de diferente, como por exemplo, demiti-lo, requer um tempo para outro profissional ocupar o cargo e bla bla bla...
Todo e qualquer treinador precisa de tempo para trabalhar, para implantar sua metodologia de trabalho, todos nós sabemos disso. Mas não é baseado nisso que Mano pode perder ou empatar com todas as grande seleções que jogam contra a nossa seleção.
Dá pra jogar mais, dá pra deixar o time mais solto, dá pra fazer um monte de variações com os jogadores que temos, mas Mano Menezes parece estar sem forças. Ontem o Brasil jogo uma verdadeira pelada contra a Argentina.
O time da Argentina é fraco, o momento econômico dos hermanos é muito ruim e eles não conseguem segurar nenhum grande jogador por lá (os dois que sobraram foram Riquelme e Verón, ambos machucados), o treinador não levou Montillo, D'Alessandro, Guiñazu, Bollatti e Lanzini, melhor pra nós.

Ainda estou tentando acreditar no potencial de Mano Menezes, mesmo com ele tentando provar o contrário. Deixou muita gente boa no banco de reservas e colocou o time mais pragmatico e covarde possível.

Dia 28 em Belém, com estadio cheio, dentro de casa, precisando ganhar, eu espero de verdade que o treinador abra seus olhos e coloque um time que massacre a Argentina. Sim, massacre a Argentina de uma maneira ímpar. E quando cito massacre não quer dizer que ganhe de 8 a 0, mas que ataque mais, que os sufoquem muito, durante boa parte do jogo, porque além do filme do Mano estar ficando queimado jogo após jogo, temos muito mais qualidade do que os caras e isso só não vê quem não quer ou quem não sabe o que é um escanteio.

Abs.
Felippe Palermo.

Follow me on Twitter

2 comentários:

  1. Fiz bem em ir dormir né? Não precisava ser nenhum gênio pra saber que esse jogo seria assim. Pena de que ficou acordado assistindo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Fez bem sim Peres! hahahaha foi terrível!

    É chato ver o jogo, mas mais chato ler oq o povo fala. Pelo amor de Deus! rssss

    Abraços, meu querido!!!! Valeu.

    ResponderExcluir