terça-feira, 6 de setembro de 2011

Mano Menezes em: minha nada mole vida

E saiu a tão esperada (pelo menos por mim) lista de convocados com jogadores que atuam apenas no Brasil.
Eu já esperava alguns nomes, outros não, mas a única certeza que eu tinha é que o nosso treinador seria, mais uma vez, alvo de fortes e duras críticas. Mais por costume do povo do que por embasamento mesmo.

A cada cornetada que ouço/leio sobre a seleção, eu vejo que o torcedor é muito desprovido de inteligência.
Há duas frases que ouvi de torcedores, que me fizeram refletir profundamente sobre a criatividade do povo: "ele só chama corinthianos", " tá na cara que a Nike ta por trás dessa convocação"...
Ah se usassem essa criatividade pra algo que preste pra sociedade...

Não, não ta na cara que a Nike 'convocou' a maioria dos jogadores. E ele não chama só corinthianos, ele chama flamenguistas, sãopaulinos, santistas, botafoguenses, vascaínos, cruzeirenses...
O brasileiro é assim mesmo, fala o que sabe, o que não sabe, do que acredita e do que não acredita. Eu falo do que eu sei que é verdade e do que foi provado, só.

Confesso que para avaliar e analisar a lista do Mano, eu quis saber qual era a sua linha de raciocínio. Se ele ia chamar apenas jogadores em boa fase aqui, se ele ia chamar os atletas visando as Olimpiadas ou se ia tentar mesclar juventude com experiência, enfim, ele poderia fazer do jeito que quisesse e mesmo assim, teria uma seleção teoricamente muito bem montada.

Eu tenho visto e lido alguns jornalistas de saco cheio de ter que falar de seleção. Os que defendem o Mano estão cheios de 'ir contra todo mundo', os que não defendem, ficam falando um monte de besteira a cada convocação, ou seja, a seleção não é mais um entretenimento e sim uma encheção de saco. Os torcedores ficam nervosos, não com o fato de estarem assistindo a um jogo da seleção do nosso país e sim por ter jogadores de seus times por lá... E isso não é o que historicamente aconteceu e pouco a pouco estamos deixando toda a tradição da amarelinha de lado.

Vamos à lista de convocados, lembrando sempre que EU TAMBÉM tenho um monte de nomes pra contestar, assim como você também tem e até a prima do Mano Menezes tem, mas de que adianta ficar nesse chororô danado se a maioria dos 'selecionáveis' que jogam aqui no Brasil estão machucados?

Os goleiros são Fabio (CRU), Jefferson (BOT) e Rafael (SAN).
Na minha opinião essa era a chance ideal pra convocar Marcos e R. Ceni. Sério! Imaginem, jogo oficial, contra a Argentina e toda a rivalidade, Marcos e Rogério ainda em atividade, enfim, seria uma bela homenagem. Mas como havia dito no início do texto, a linha de raciocínio dele foi diferente. Ponto. Bons goleiros foram chamados. Rafael para sentir o clima da seleção, até porque provavelmente estará nas Olimpiadas. Victor se encontra em má fase.

Laterais são Danilo (SAN), Mario Fernandez (GRE), Cortes (BOT) e Kleber (INT).
Bons laterais, mas Mariano está nessa fila há muito mais tempo que os dois e jogando muita bola, diga-se de passagem. Mas até aqui, tudo certo.

Pra defesa foram chamados o incontestável e melhor zagueiro das américas Dedé (VAS), Rhodolfo (SPFC), Rever (CAM) e Henrique (?) (PAL).
Minha seleção tinha os três primeiros e não tinha nem cogitado o zagueiro palmeirense. Ele chegou outro dia, lembro que estreou contra o Coritiba e estava muito mal fisicamente. Eu convocaria o Antonio Carlos do Botafogo, maaaas ele está machucado. Logo, a convocação do Henrique não fica tão contestável assim.

Os volantes são Casemiro (SPFC), Ralf (COR), Paulinho (COR) e Romulo (VAS).
Talvez aqui, Mano Menezes tenha forçado um pouquinho. Paulinho e Romulo, dariam lugar a Arouca, que é muito bom jogador e o maior injustiçado de toda a lista: Willians. Por qual motivo ele sempre é preterido??? Joga menos que Paulinho e Romulo? É a minha única contestação. Paulinho eu até entendo, está de fato no lugar do Arouca, mas chamar Romulo e não levar Willians, aí é complicado de entender.

Meio campo tem Oscar (INT), Cicero e Lucas (SPFC), Renato Abreu, Thiago Neves e Ronaldinho (FLA). Otimo meio campo, confesso que não entendi a convocação do Cicero e do Renato Abreu. Na minha opinião, se for por regularidade, Elkeson está melhor preparado pra jogar, mas com Ganso e Elano machucados, também não fica tão ruim.

No ataque, Mano fez o básico chamou o santista Neymar, o melhor centroavante do Brasil, Leandro Damião (INT) e sim, acreditem Fred (FLU).
Eu não tenho nada contra o Fred, mas vendo alguns jogos do Fluminense, passei a não ter nada a favor também. Acho que Borges merecia uma chance, já que se não foi chamado agora, pode continuar fazendo 3456 gols por mes pelo Santos, que não irá pra seleção de jeito nenhum. Além de Luis Fabiano estar machucado, Adriano é uma incognita e Dagoberto, que vive sua melhor fase pelo Tricolor do Morumbi, não é um jogador que inspira confiança.

No final das contas, a seleção ficou 70% do jeito que eu pensei que fosse ficar.

E é isso aí, dia 14 em Córdoba e dia 28 em Belém, pegaremos a terceira força da América com um meio campo jovem, formado por Veron e Riquelme e temos condições de ganhar lá e aqui.

Gostaria rapidinho de avisar à nação santista que o fato do Ganso ter lesionado a coxa não tem ligação nenhuma com a CBF e também não foi o Ricardo Teixeira que o fez esticar demais a perna.
A parte física do atleta já não vêm bem há algum tempo e ele não se machucou porque estava na seleção.

E ah, Muricy, fica calmo, apesar de você ter um elenco com Vladimir e Aranha pra substituir Rafael e Dimba, Tiago Alves, Alan Kardec, Borges e Diogo pra fazer uma dupla na ausência de Neymar, não haverá rodada e você não precisa pedir o adiamento do mês de setembro, viu?! rssssss

Abs.

Felippe Palermo.

Follow me on Twitter

7 comentários:

  1. O Cicero é bom jogador. Renato Abreu é palhaçada.
    O Arouca só não foi por estar machucado. Injustiça só com o Willians mesmo. Agora, levar o Réver é sacanagem. O cara tava barrado pelo Dorival. Voltou a ser titular com o Cuca e o time perdeu 6 seguidas. Belo zagueiro. Na verdade, ele é um bom zagueiro, mas tá numa fase negra. Durval, sem marketing, joga muito mais bola. Fred também é sacanagem. Não levar o Borges e levar o chinelinho é dose. Ah e Elano também não dá...

    ResponderExcluir
  2. Concordo com oq vc falou, menos com o Durval hahahaa gostava do Rever, apesar da fase ruim né. Mas ele não vai jogar mesmo, então, vai que vai.

    Elano não da mais mesmo, assim como Renato e Fred não tem como, mas por se tratar de uma seleção nacional, dá pra aturar.

    Gosto do Elkeson e sou fã do Osvaldo, atacante do Ceará, que será destaque de algum time grande ano que vem, com crtza!!!!

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com o que você falou. Faria algumas mudanças. Tiraria: Jeferson, Henrique, Kléber, Paulinho, Romulo, Renato Abreu, Cícero e Fred.

    O Rever eu gostava no Grêmio, o futebol dele é de altos e baixos, mas no auge estava jogando MUITA bola.

    Convocaria: Felipe(FLA), Antonio Carlos(BOT), Léo(SAN), Arouca(SAN - lesionado =/), Elkeson(BOT)/ Elano(SAN - voltou de lesão), Willians(FLA) e Borges(SAN).

    Parece ser meio clubista essa convocação, mas pensando de jogador para jogador, acredito que todos que citei estão acima dos que foram convocados.

    No caso Ganso, já ouvi muito médico local dizendo que a carreira do jogador já está comprometida, e não disseram ontem nem hoje. O jogador será sempre aquele meia que vive lesionado, vide Pedrinho. É triste, um desperdício, mas é a realidade.

    ResponderExcluir
  4. kkkkk curti a ultima parte..
    mas entao..
    concordo com o ataque sobre o q vc falou do borges, acho q ele se encaixaria bem melhor que o Fred ali..

    Enquanto a Renato Abreu na seleção eu acho ridiculo..

    COncrodo com o Willians ali também no lugar do Romulo..
    Mas acho q o Paulinho esta tbm em uma otima fase, claro que existem jogadores de mais, como posso dizer "Nome", melhores.. mas nao acho nao q Paulinha eh uma pessima escolha..

    ResponderExcluir
  5. Eu não concordo com Leo. Nao dá mais!!! A parte fisica dele não suporta. Prefiro o Kleber mesmo.

    O Elano tbm não iria, mas é experiente e bom jogador. A nivel nacional, ele pode ser convocado, mas pros jogos valendo jogadores que jogam fora, eu ja não o utilizaria mais.


    Borges não tem mkt, desde a época do SPFC, então fica dificil. A grife que o Henrique do Palmeiras tem, o Borges não tem.

    E o Ganso é uma incognita. Ele anda meion carregado, sei la.. Não sei oq será dele no futuro. A unica ctz que tenho é que vcs devem segurar o Neymar pra sempre e vender rápido o Ganso pra fazer caixa, se não vão perder US$$$$$...

    ResponderExcluir
  6. Kauan, meu parceiro!!

    Acho que Paulinho é 'reserva' do Arouca. Mais o Arouca vêm se machucando muito, logo, Paulinho neles. Por mais q tenha idade olimpica, Romnulo não deveria ser chamado. Mas é uma simples opiniao.

    Renato Abreu vêm mantendo uma regularidade bacana, mas sei la, seleção brasileira né?! Complicado!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá caro amigo. To muito curioso para tal jogo, não só por termos somente os que atuam por aqui, mas por se tratar de um clássico de muita rivalidade. Mas ontem tive um bate papo entre eu, Jô Soares e Caio Ribeiro rs e tbm somos da opinião que seleção é momento, portanto Rever (é somente por ser pupilo dele, ñ tem outro pq) e cade o Borges faro de gol? agora de resto, não entendi Romulo, R.Abreu, Paulinho, Fred (por sinal surgiu na seleção assim em uma convocação só dos que aqui atuam, a uns 6 anos atrás).... enfim. qualquer dúvida, me liga rs

    ResponderExcluir