quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Planejamento - Santos FC - Mundial de Clubes FIFA 2011

Já faz um tempo que eu me pego pensando no planejamento do Santos FC para a disputa do Mundial de Clubes da FIFA em dezembro.
Fico imaginando como será a estreia de Santos e Barcelona. Se haverá outro Mazembe ou se os dois grandes acabarão sem maiores dificuldades com os menores, enfim, tento fazer uma projeção, mas claro, respeitando o momento que cada um vive e como eu acho que estarão em dezembro.

O Barcelona joga o espanhol e a Champions League, pelo calendário europeu, lá eles estão no início da temporada, então quando dezembro chegar eles estarão voando, como sempre vemos os times europeus nos Mundiais Interclubes, provavelmente com Messi, Villa, Xavi, Iniesta, Sergio, Pedro, Dani Alves em grande fase e prontos para jogar semifinal e final. Ótimo. Mas e o peixe?

Eu não sei se o planejamento está sendo feito da maneira mais correta, tudo bem que Muricy Ramalho perde todo mês jogadores para seleção, fora os contundidos e suspensos no brasileirão, mas e aí? Problema todos os times têm, acredito que o Santos deva tomar como exemplo o Inter de Abel Braga em 2006. Campeão da Libertadores, não largou o brasileiro em nenhuma rodada, na antepenultima perdeu para o Paraná na Vila Capanema e o SPFC venceu o Cruzeiro, sagrando-se campeão daquele ano, mas estamos falando de novembro de 2006, faltava 1 mês para a estreia no Mundial daquele ano, o Inter ainda brigava pelo título (quando eu digo 'tomar como exemplo', não entendam como uma crítica pela posição que ocupa ou pela maneira que o Santos vêm jogando, sim a forma com a qual o Inter encarou o campeonato e se preparou para ganhar o Mundial) e tem mais, depois dessa derrota para o Paraná, o colorado veio à São Paulo e meteu 4 no Palmeiras (o Brasil conhecera Alexandre Pato, lembram?), ou seja, é natural os atletas do Santos terem 'largado' o campeonato nacional logo após a Libertadores, até porque a exigência é enorme e o calendário brasileiro é terrível, joga contra os próprios clubes, mas o SFC pode mais, claro que pode.

O que todos nós sabemos no nosso incosciente, mas com certeza não pensamos com tanta frequencia é que o Mundial de Clubes é o ponto máximo do futebol para os clubes do mundo inteiro. Chegar lá e ser campeão do mundo não é pouca coisa. Pensem nisso com calma. Imaginem, todo o projeto que é feito para uma temporada, desde os jogos-treino, passando pelos amistosos, campeonatos regionais, brasileirão, libertadores... tem como ápice o Mundial que o Santos vai jogar. Entenderam a magnitude? Viram como é MUITA COISA ser campeão de um torneio desses?

Começar a achar uma cara para a equipe é essencial. Ganso, Elano, Ibson, Henrique e Leo devem estar voando fisicamente em dezembro, caso contrário, a vida de Muricy ficará extremamente difícil e longe de qualquer ironia, não dá pra pedir adiamento do Mundial, logo, é necessário um cuidado absurdo principalmente com PH Ganso que vêm de um histórico assustador de lesões num curto espaço de tempo e o Santos precisa demais dele bem em campo.

Rafael, Danilo, Dracena, Durval e Leo; Adriano, Arouca, Ibson e Ganso; Neymar e Borges.
Acreditem, com esse time dá pra ser campeão contra o Barça (eu, sinceramente, acho bem difícil, mas não impossível) e pelo que vejo, a torcida santista já está começando a se mexer para apoiar a equipe no Japão. Torcida motiva, empurra, ajuda o time nos momentos mais complicados e é assim que o torcedor deve seguir para a terra do sol nascente, acreditando que é possível bater a equipe de Messi e cia.

Outro fator importante e mais simples é Neymar estar bem. Se ele estiver bem é meio caminho andado, como vocês já sabem né!? rssss
Assim como Ronaldo, Rogério Ceni e outros grandes nomes do esporte mundial, Neymar nasceu para o protagonismo e baseado nisso, creio numa grande noite do astro santista na finalíssima.

O que eu acho complicado na verdade não é o Santos atacando com Neymar, Ganso, Elano e Borges, o problema é se defender. Vem Messi, Iniesta, Xavi, Fabregas, Pedro, Villa, Dani Alves, Adriano (eles atacam assim, juro!) e os defensores do SFC vão precisar estar no máximo do máximo do máximo da concentração para tentar pará-los.

Um fato que acho interessante também é que nos jogos decisivos, tanto o Muricy quanto o Santos crescem. É algo interessante mesmo!! A equipe santista se porta muito bem quando o jogo é importante, Neymar e Ganso não se esconderão, pois não é característico dos dois, Borges sabe fazer gols (e gols em momentos importantes também), Rafael é bem seguro nesse tipo de jogo, Adriano e Danilo mostraram e provaram na Libertadores que suportam a pressão e são muito talentosos no que lhes é determinado, além da experiência de Dracena, Leo, Ibson e Elano.


Promessa de jogaço, daqueles que ficam marcados pra sempre. Antes, não se esqueçam de ganhar as semifinais, pois não haveria injustiça maior do que Santos ou Barcelona não estarem disputando o título de melhor time do mundo em 2011.

Abs.
Felippe Palermo

Follow me on Twitter

Um comentário: