quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Quanto tempo dura o auge?

Estive pensando, quanto tempo dura um auge?

Todo grande jogador tem seus momentos marcantes, mas alguns parecem não fazer questão de estar no auge para ser protagonista. Parece jogar no seu nível máximo a todo momento, em todo campeonato.

O auge é 'O' momento, é o ponto máximo da carreira de jogador de futebol, é o ápice. É o que há de maior na vida profissional de quem ganha a vida jogando bola.
Pode durar muito, como pode durar muito pouco, a preparação para a decadência natural após o auge é mais importante do que todo o processo preparatório para atingí-lo. E ouso dizer que o mais difícil e conflitante é manter-se lá em cima, no topo; e é por isso que, atualmente, me assusto com um argentino e um brasileiro.

Esse status trai os jogadores de futebol de uma maneira rápida e muitas vezes definitiva.
É impossível falar do auge dos grandes jogadores. Tivemos Zico, Romário, Ronaldo, Rivaldo, Cafu, Raí, Edmundo, enfim, tanta gente boa, que estiveram no auge durante alguns anos e depois voltaram à fase 'normal' de ótimos jogadores...

Quem não achava que Marcos estava no auge em 1999, quando jogou tudo e mais um pouco na Libertadores, e em 2002 apareceu melhor ainda?;
E Robinho, teve seu melhor momento em 2002 ou em 2004? Quando foi o ápice? Será que volta a ser o que era no Santos?;
Kaká teve seu ápice em 2004 quando levou o Milan aos títulos da Champions League e do Mundial de Clubes;
Diego Souza, teve seu auge quando? No Palmeiras quando foi o melhor jogador do Brasileirão?! No Grêmio quando levou o time às finais da Libertadores contra o Boca?! Ou talvez no Vasco, onde joga hoje e vêm fazendo a diferença no Brasileirão, além de já ter ganhado a Copa do BR e ter chegado à seleção com muita moral e um belíssimo futebol.

Rogério Ceni, eu considero um caso à parte, pois jogou muita bola em 2005, foi artilheiro do São Paulo na Libertadores, campeão Paulista, da Libertadores e do Mundial de Clubes, melhor jogador da final e do Mundial, muitos gols, enfim, auge. Mas em 2006, 2007 e 2008 ele também fez muitos gols, bateu records, foi tricampeão brasileiro sendo o melhor jogador em duas edições seguidas e melhor goleiro nas três, enfim, auge de novo. Ceni, está na restrita lista de jogadores que parecem estar sempre no auge, ou que estiveram durantes anos seguidos no auge. Sem oscilações, sem inconstâncias, sem instabilidades. Simplesmente vão lá e decidem jogos e campeonatos seguidamente.

Cristiano Ronaldo é exemplo de atleta. Treina muito, se aperfeiçoou em quase todos os fundamentos, não gosta do fato de não ser 'perfeito' em alguma coisa relacionada à campo e por isso está no auge há alguns anos. Foi importantíssimo para o Manchester United nas campanhas vitoriosas da Champions League e do Mundial de Clubes. Ou seja, CR7 se preocupa em estar sempre bem, sempre preparado para ser O cara e isso é uma característica dele. Por isso ainda está no auge; por mais que jogue no Real Madrid e tenha o Barcelona como maior rival, o português se mantém firme e forte como um dos 3 protagonistas do futebol mundial.

Mas mesmo com tantos nomes importantes no mundo da bola, alguns eu nem citei inclusive, quando penso na palvra 'auge', inevitavelmente penso em dois atletas: Messi e Neymar. Nessa ordem.

O primeiro é argentino, tem 24 e é um absurdo vê-lo jogar. Alia agilidade, rapidez, habilidade, inteligência, velocidade, um pouco de sorte e muito, mas muito, muito, muito talento. É disparado o melhor jogador do mundo. Há quem diga que o melhor que tem é Neymar ou Cristiano Ronaldo, porque Messi deve ser de outro planeta. O que joga o hermano não é brincadeira não e esse é um que está no auge há alguns anos; e arrisco: não sairá do auge durante uns 5 anos. É muita qualidade num cara só, pelo amor de Deus.
E não me venham falar que o cara 'não joga nada na seleção', que eu vou ser obrigado a falar que o importante, de fato, são os clubes. Ou algum de vocês gostaria de ver a Argentina campeã do Mundo? A resposta é óbvia e o Messi é sensacional jogando futebol. Ponto.

Neymar Jr. é o nosso xodó. Sucesso em todos os lugares que vai, em todos os campeonatos que disputa, sucesso no twitter, nas festas, no campo, na seleção, enfim, nasceu pro seleto grupo de pessoas que são protagonistas desde o início de suas vidas profissionais. Em 3 anos de profissional, conquistou 2 Paulistas, 1 Copa do BR, 1 Libertadores, fora os dribles desconcertantes, os gols, os golaços, as jogadas, as palhaçadas, as catimbas, as dancinhas, o carisma, logo, é um superstar. E afirmo: com 19 anos, ficará mais uns 8 no auge da carreira, depois será 'só' protagonista, assim como Cristiano Ronaldo e, principalmente, Messi.

Neymar e Messi são o que são hoje e eu falo que é um prazer vê-los jogar, pois além de todos os bons momentos e glórias, ambos ganharam os dois mais importantes torneios continentais do mundo. Libertadores e Champions League, ambos jogando muito e sendo extremamente decisivos. O que Neymar fez das quartas de final até a final e Messi fez o campeonato todo não está escrito, é auge, é ápice, é 'O' momento, são 'OS' caras, enfim, Neymar e Messi têm tudo pra brilhar ainda mais. E vão brilhar! Alguém duvida?

Messi, hoje, é o melhor de tudo e de todos; Neymar é 'só' o melhor do Mundo. Mas está a passos largos para ser o melhor de tudo e todos também. Sorte nossa, azar do resto!
O auge geralmente dura muito pouco pro tamanho da carreira de um jogador de futebol, mas parece que
Ney e Messi buscam constantemente a mudança dessa máxima.

Que assim seja! Bem vindos, ETs!

Abs.
Felippe Palermo.

Follow me on Twitter

3 comentários:

  1. Messi só joga TUDO TUDO TUDO isso pq tá no barça e o barça é otra coisa...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns mais uma vez pelo texto mlk!

    ResponderExcluir
  3. Mto bom o texto Fe, realmente rogerio ceni teve seu auge, na minha opinião naquela final do mundial..mas agora ta chegando a hora de parar...ele ja saiu do auge ha algum tempo...
    saudações!

    ResponderExcluir