sexta-feira, 2 de março de 2012

Ainda é muito pouco

E foi do jeito que tinha que ser. SPFC e Guarantiguetá se enfrentaram no Morumbi, pelo Paulistão.
Minha tese para o Campeonato Paulista é simples e objetiva. Santos, Palmeiras, Corinthians e São Paulo têm que vencer pelo menos 90% dos jogos em casa. E não tem desculpa.
Eu sei que futebol é complicado e injusto, que há outros 11 do outro lado, querendo o mesmo objetivo, mas esse ano, com os elencos que têm, não podemos dar colher de chá aos gigantes do futebol paulista.


Contra o Guará, era quase uma obrigação não tomar gols, e 9 rodadas depois do primeiro jogo (4 a 0 contra  o Botafogo-SP), o tricolor conseguiu vencer, sem ser vazado.
O 3 a 0 foi justo. O tricolor dominou o jogo todo e apesar de jogar mal no primeiro tempo, viu seu maior talento fazer um lindo gol aos 41 minutos.
O muito bom Willian José também aproveitou a chance que teve e depois de um belo passe de Casemiro, saiu na cara do goleiro e com um toquinho leve, fez, de cobertura, o segundo gol do SPFC.
Já com o jogo nas mãos, Casemiro fez um lançamento maravilhoso para Fernandinho que ajeitou o corpo e encheu o pé. Fim de papo, 3 a 0 e mais 3 pontos para o tricolor.

Os destaques da partida foram Casemiro, Lucas, Willian José, Rhodolfo e Denílson.
Leão acertou em cheio ao colocar Rodrigo Caio na lateral direita. O jovem volante/zagueiro tricolor, deu conta do recado e acreditem, tem MUITO mais qualidade com a bola nos pés que Iván Piris.
Comigo, Piris seria banco, até Douglas encontrar-se em condições, depois disso, um trabalho técnico com o paraguaio não seria má ideia.


O São Paulo, hoje, é o pior dos quatro grandes; não somente por estar em 6o, atrás dos outros três, mas também por ser o mais desequilibrado deles.

Pra vocês entenderem melhor: no São Paulo, às vezes parece que falta motivação, sabe? Sem generalizar, mas alguns jogadores parecem ter tudo em mãos, recebem em dia, uma baita estrutura e o comodismo vai tomando conta... E isso é extremamente perigoso. Precisa amar a vitória, precisa gostar de vencer, mais do que gosta de qualquer coisa em suas vidas pessoais, caso contrário, o até outra hora Soberano, passará a ser um simples coadjuvante.

Vendo os jogos dos quatro grandes, eu faço uma análise rápida do perfil atual de cada um:
O Santos é o melhor, pois alia muita disposição tática, com jogadores técnicos, inteligentes e obedientes e ainda conta com talentos individuais como o de Ganso e Neymar. Favorito a tudo que disputar.
Já o Corinthians é muito eficiente no padrão que emprega. Há quem diga que Tite vêm dando uma 'cara européia' ao alvinegro, por não tomar gols e fazer pouco. Há muito equilibrio ali, todo o que falta ao São Paulo, por exemplo. Vê-se pela campanha; 1o colocado com 4 pontos de diferença para o vice líder. Jogadores muito bem treinados e entrosados, que jogam juntos há anos. Vêm fortes na Libertadores e na fase final do Paulista.
O Palmeiras foi o que mais evoluiu nesse início de temporada. Felipão reencontrou o jeito que gosta de trabalhar, com um meia bem ofensivo, que um dia foi Alex e hoje é D.Carvalho; um atacante velocista, como foi Paulo Nunes e hoje é Maikon Leite; e o centroavante, que era Oséas e agora é Barcos. Conseguiu também sair da dependência total das bolas paradas de Marcos Assunção, hoje, continua tão eficiente como sempre foi, porém sem exageros.
E o São Paulo patina. Tem um baita elenco, jogadores capazes de ser campeões dos 4 torneios que disputam esse ano (Paulistão, Copa do Brasil, Brasileirão e Sulamericana), mas você apostaria? Nos 4, jamais. Mas em uma vaga pra Libertadores, sim!
Falta alguma coisa nos jogadores do tricolor. Não sei o que é. Não parece ser nada grave, talvez falte ao SPFC, o que aconteceu com o Palmeiras. Dar liga. Só isso.
Jadson encontrar de vez o bom futebol, Cícero evoluir cada vez mais, Cortez continuar sendo um baita lateral atacando e melhorar defendendo; Fabrício, R. Ceni e Luis Fabiano voltarem bem, enfim, coisas que acontecem no futebol sem haver uma explicação científica.

Ainda é muito cedo para cobrar algo em um nível maior de exigência, mas também, ser o 6o colocado do Campeonato Paulista é muito pouco para dormir satisfeito.
Tem que ficar p. da vida com isso, tem que destruir o XV de Piracicaba com ou sem volantes, tem que ter vergonha na cara e ganhar do Independente lá em Belém e cancelar o jogo de volta, além de não poder perder nem pra Portuguesa, muito menos mais um clássico para o Santos no Morumbi.

O São Paulo tem time pra ganhar dos quatro próximos adversários. Essa sequência, dirá, se não tudo, muito daquilo que o tricolor quer na temporada.
E o São Paulo não pode querer pouco, seria muito desperdício.

Abs.
Felippe Palermo.


Follow me on Twitter
Coisas da Bola no YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário