segunda-feira, 26 de março de 2012

Crescendo na hora certa

O Paulistão não me irritava até eu olhar o calendário e perceber que estamos chegando em abril e ainda faltam 4 rodadas para o fim da 1ª fase do estadual. Fora quartas, semi e final... Ô campeonatinho longo e inchado!
A cada rodada que passa eu fico mais convicto que os jogos contra os pequenos não servem pra nada a não ser ir na cidade deles ou recebê-los aqui e ganhar, de 1 ou de 6, mas ganhar.
O que vale mesmo são os clássicos, ali os times são testados e pela FPF achar que os times do interior de São Paulo são melhores que os times dos outros estados brasileiros, nós, paulistas, temos que aguentar um campeonato chatíssimo, onde as próximas rodadas do líder SPFC, por exemplo, são: Catanduvense, em Barueri; Ituano, em Itu; Mogi, no Morumbi e acaba contra a Linense, em Lins.
Isso pra exemplificar a tabela do tricolor que é o líder e só perde a liderança com muita incompetência. Pois a tabela dos outros 3 grandes também é fácil, fácil.

Vale dizer aqui que futebol é um esporte que se define, além do trabalho diário, pelo imponderável e pelos detalhes, logo, os pequenos podem tirar pontos dos grandes, seja em qualquer campeonato, estadual ou não, mas se tudo correr na normalidade, são 4 vitórias seguidas pros 4 grandes de SP.

Bom, achismos e absurdos a parte, o SPFC foi a Mirassol para jogar depois do clássico, logo, entraria em campo as 18h30 já sabendo se a vitória o deixaria em 1º ou apenas o manteria colado ao Palmeiras.
Com a vitória alvinegra, o tricolor precisava de uma vitória simples para não ver ninguem à sua frente.

E foi o que aconteceu; com todos os domínios do jogo, o SPFC ganhou o meio campo e determinou o ritmo em que jogaria a partida. Oscilou momentos bons e regulares, mas manteve uma média boa em posse de bola, rodando pacientemente e sempre encontrando em Lucas sua melhor saída.
Como a primeira etapa terminou empatada e com o camisa 7 tricolor sobrecarregado, Leão trocou Jadson por Fernandinho no intervalo e o caminho para a vitória são paulina se abriu.
Com Fernandinho aberto pela esquerda, Lucas teve mais liberdade para atacar pelo lado direito e as melhores chances do tricolor apareceram assim, com velocidade e tabelas rápidas.
O tricolor perdeu um penalti com Willian José no início do 2º tempo depois de uma jogada de Fernandinho.
Mas aos 18 minutos, Rhodolfo confirmou os 3 pontos e afastou qualquer tipo de zebra que rondasse o lotado Estádio Municipal de Mirassol.

O SPFC têm 4 jogos para destruir os pequenos e chegar em 1º lugar no Paulistão e a torcida tricolor deve lotar o Morumbi a partir das quartas de final, pois o elenco precisa disso; pegar um jogo contra um Bragantino da vida no Morumbi com 40 mil pessoas têm ligação direta com a confiança do time nas partidas decisivas na Copa do Brasil.
É bom que o torcedor entenda e compareça ao estádio.

Leão está armando uma equipe forte e altamente competitiva. Com todos os jogadores à disposição, essa equipe ficará bem interessante. Quero vê-los em ação nos mata-matas.
Jadson, por exemplo, ainda não rendeu o esperado, eu sei.
Mas tenho um comunicado ao (impaciente) torcedor são paulino: Jadson pode não ser o camisa 10 dos sonhos, mas é um baita jogador! E já provou que é bom, ficou 7 anos fora do país, num campeonato extremamente diferente dos nossos, ou seja, vai demorar um pouco pra pegar o ritmo do futebol brasileiro. Se vai demorar, mais 15 dias ou 3 meses, eu não sei, mas devemos respeitar as características do jogador. As vezes tenho a impressão de que a torcida acha que é o Kaká em campo e que tem que dar um pique de 50m driblando 6 marcadores e fazer um gol de placa... Calma aí né!
Tem que ter paciência, não adianta. Vaiá-lo e xingá-lo, agora, é dar um tiro no pé.
Jadson vai ser o camisa 10 que o torcedor espera e vai ajudar muito o tricolor nas finais do Paulistão e no decorrer da Copa do Brasil.

Ao contrário de Lucas que a cada jogo vêm crescendo uma barbaridade.
Ainda tem um defeito aqui, outro ali, mas é craque. Espero que Arnaldo Ribeiro, da ESPN Brasil tenha largado um pouco o super campeonato italiano para acompanhar um pouquinho o camisa 7 tricolor nos jogos da Copa do Brasil e do Paulistão.
Respeito a opinião dele, mas acho um absurdo cravar que Lucas "não é, nem nunca será craque". (Leia o absurdo aqui)
Uma coisa, querido Arnaldo, é compará-lo com Neymar -não há comparação, Neymar está muito acima de qualquer um nas Américas- outra coisa é achar que Lucas é mimado e que nunca será craque.
Ele ja é craque! Diferenciado, pode desequilibrar uma partida e levar o SPFC à uma vitória a qualquer momento e jogo após jogo, vem monstrando pra quem quiser ver.
Mas o problema é querer ver, afinal, dá trabalho valorizar o que é nosso, é mais fácil aplaudir o Dzeko do Manchester City ou o Ashley Young do Manchester United que fazem gol em todos os jogos né!

abs.
Felippe Palermo.

Um comentário:

  1. Não entendo muito de futebol, mas tenho que concordar o SPFC está fazendo uma ótima campanha, e só perderá se não acreditar!
    E quanto ao Lucas, por favor ..A cada dia que passa é nítida a sua evolução, ser um excelente jogador não é preciso fazer gols e sim mostrar jogo, equipe .. força garra..atitude .. Neymar ..Dzeko do Manchester City e blá blá blá são incríveis jogadores, não tem do que reclamar ..rsrsrsr...mas é o que o Felippe falou .. valorizem nossos jogadores,e parem de achar defeitos!
    Fê...Basile

    ResponderExcluir