quinta-feira, 29 de março de 2012

Simples e básico

E no gélido Pacaembu, o Corinthians entrou em campo contra o XV de Piracicaba para confirmar os 3 pontos e dormir na liderança do Paulistão.
Apenas 6.900 torcedores compareceram ao jogo, isso pelo frio, pela pouca importância do jogo e pela exclusão da uniformizada dos estádios paulistas.
Não adianta nada ficar reclamando das trocentas rodadas inúteis e da tabela massante do Campeonato Paulista. Já que tem que jogar, que jogue e ganhe.

O Corinthians não fez um bom 1º tempo, Alessandro não subia pela direita, Ramirez e Douglas não conseguiam se mexer e sair da marcação da equipe piracicabana. Elton e Gilsinho também não estavam em suas melhores noites e não lograram êxito nas chances que tiveram.

O destaque positivo foi, mais uma vez, Emerson. O Sheik é o típico jogador que todo time precisava.
Folgado, marrento, agudo, bom de bola.
É um estilo de jogador que não se forma mais nas categorias de base. Esse é da época das brincadeiras de mau gosto no alojamento, das zoações infinitas no vestiário e que mesmo assim resolvia e ainda resolve dentro de campo, hoje a base é regada a muito ps3, iPad's e iPhone's. É errado? Não, mas que influencia dentro de campo, não tenha dúvida.

Sheik foi o responsável pelas jogadas mais perigosas do timão no 1º tempo. Ora caindo pelos lados, ora vindo buscar jogo no meio campo, foi o menos apático do ataque corinthiano. E veio dos pés dele a única boa chance de gol na primeira etapa, Gilsinho não aproveitou o cruzamento e cabeceou pra fora. E acreditem, foi só.

No 2º tempo, Tite promoveu as entradas de Weldinho e Edenilson nos lugares de Alessandro e Gilsinho e aí o jogo mudou de panorama.
Até porque o gol de Ramon em boa jogada individual, tranquilizou a equipe corinthiana, que geralmente ja é bastante concentrada, e fez com que Douglas, Emerson e Edenilson tivessem mais espaço pra jogar.

Edenilson e Sheik foram os destaques no jogo de ontem e duas coisas me chamaram a atenção.
Primeiro a falta de concentração corinthiana no 1º tempo, assim como no clássico diante do Palmeiras. Porém, com a correção de Tite no intervalo, a equipe voltou ligada e mais uma vez fez o resultado no comecinho do 2º tempo.
E depois a nítida dificuldade que a equipe encontra para marcar gols. Não sei o que acontece, se falta capricho, se falta tanta pontaria, o fato é que o timão não aproveita nem 20% de tudo que cria num jogo e isso é muito perigoso, tendo em vista que as finais do Paulistão e o mata-mata da Libertadores não pedem toda essa calma e esse jogo básico.

Em suma, foi uma vitória simples e sem riscos, mas também sem arriscar e assim o Corinthians vai às finais.
E ali, na incerteza e na pressão do mata-mata saberemos se essa equipe é tão equilibrada e concentrada quanto demonstra.

Abs.
Felippe Palermo.


Follow me on Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário