quinta-feira, 8 de março de 2012

Diferente e diferenciado

Hoje vou contar a experiência futebolística mais bacana do ano.
Como vocês já devem saber, eu moro em Santos. Terra do maior e mais lindo jardim da orla; terra do Charlie Brown Jr., terra do maior porto da América Latina e terra do time do momento, Santos Futebol Clube. E o time do momento, não por acaso, tem O cara do momento: Neymar Jr.

Pensando no quão bom seria o jogo entre Santos e Internacional pela Libertadores, resolvi ir à Vila Belmiro nessa 4a feira. Queria fazer algo diferente, ver o jogo do campo, para passar alguma impressão que tivesse assistindo de lá. Não gosto de nada muito previsível, principalmente no futebol, então tentei pegar o máximo de aditivos diferentes para fazer esse texto, mas adivinhem!? Quem deitou e rolou de novo? Quem viu o único que é maior que ele fazer 5 gols a tarde e a noite fez 3? Quem fez dois gols de placa? Quem foi decisivo mais uma vez? Acertou quem respondeu Neymar.

O moleque é imprevisível sendo previsível, entenderam?
Todo mundo sempre sabe que algo diferente e efetivo sairá de seus pés quando a bola está com ele, mas e aí, como pará-lo?

Eu acabo me contradizendo quando reclamo de previsibilidade, porque o que faço aqui, repetidas vezes é falar bem de Neymar. Mas é claro, o cara acabou com o jogo. Impossível não enaltecer.
Ouso dizer que sem ele, o Santos teria perdido do Inter ou se perder é muito forte, teria sérias dificuldades para ganhar.
Neymar hoje é tão diferente e diferenciado, que faz os outros times parecerem menos fortes do que realmente são.
Entenderam a magnitude? Um jogador de 20 ANOS, hoje, faz com que um TIME pareça ser menos forte!

É um absurdo o que faz com a bola. A gama de jogadas, dribles, passes e finalizações parecem intermináveis e eu, de novo, venho por meio deste texto falar: Neymar é um ET.
Ele é tão imprevisível que nem sabe explicar como fez os gols que fez hoje. Estranho né?
Neymar aos 20 anos dá sinais claros de que nasceu para o protagonismo. E isso, numa safra mediana como a que temos para a Copa 2014 é maravilhoso. É quase um sonho poder se ater à Neymar; não completamente, claro, mas tê-lo jogando nesse nível é um espetáculo.

Devo ressaltar aqui que Muricy Ramalho equilibrou 100% do time. É a cara dele. Tudo certinho, funcionando como uma máquina.
Goleiro e defensores continuam os mesmos. Rafael é muito bom e seguro; Dracena e Durval se entendem e são muito experientes.
Fucile caiu nas graças da torcida e vai bem também. Juan é o único que destoa um pouquinho, mas bem pouquinho mesmo. Destoa, não compromete; entendam, é diferente.
Agora, a grande sacada de Muricy foi montar um meio consistente, forte e ao mesmo tempo leve e muuuito inteligente. Arouca e Henrique estão hoje entre as 3 melhores duplas de volantes do Brasil; Ibson reencontrou o ótimo futebol da época de Flamengo e Ganso voltou a ser Ganso; só que com um adendo: ele agora marca. Não só marca, como corre pra marcar!
Está aí a grande diferença do Santos pros outros, todos marcam. Desde Borges e Neymar, até Juan e Fucile, a equipe é compacta e unida, um ajuda o outro e assim, torna-se séria candidata a mais um título importante.

Está muito cedo, eu sei, mas o que jogou Arouca, Henrique, Ganso e Neymar hoje, é digno de deixa qualquer santista cheio de esperança.
Exalto tanto assim porque o adversário era o Internacional, que tem um baita time. Mas esbarrou naquele jogador que faz um time parecer fraco, quando na verdade é muito forte.
O Inter tem elenco, vai se classificar e vai disputar a 1a posição do grupo com o Santos. E têm condições de ganhar lá no Beira Rio. 
Leandro Damião é ótimo. Forte, técnico e muito inteligente. É o camisa 9 do Brasil nos próximos anos. Não duvido disso.
No jogo de hoje, o time melhorou muito depois das entradas de Dagoberto e Tinga. Dorival acabou deixando a equipe muito estática no 1o tempo, claro, por respeito ao Santos na Vila, afinal, ninguém melhor que Dorival Jr. pra saber como os jogos fluem na Vila Belmiro.

E mais uma vez, dentro de toda previsibilidade do futebol atual, Neymar foi o diferencial.
Eu, imprevísivel que sou, cravo: Neymar será artilheiro e levará o Santos bem longe nessa Libertadores.
A caminhada é longa e provavelmente bem mais difícil que a do ano passado, mas quem tem Neymar, tem tudo, inclusive a sorte de ter Neymar.

Abs.
Felippe Palermo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário