segunda-feira, 19 de março de 2012

SPFC em "Óh, também sei fazer"

E no melhor jogo do Paulistão 2011, deu tricolor.
São Paulo e Santos se enfrentaram nesse domingo no Morumbi; como todos os últimos jogos entre os dois times, a expectativa era de uma tarde cheia de gols e com futebol bem jogado.
E foi assim!

Eu estava no estádio e constatei ali, ao vivo, que o São Paulo fez seu melhor jogo das duas últimas temporadas, se não foi o melhor, está entre os 3.

Leão fez o que o Santos não está acostumado a enfrentar, ele atacou.
Parece simples, né? E foi. Não é, mas foi.
Não é simples porque o Santos tem Neymar e Ganso, mas foi simples porque o São Paulo tem um baita time!
E com esse baita time, Leão entendeu que é possível fazer frente ao Santos de Neymar.

Tenho uma ponderação a fazer. Eu não sei se é o Santos que faz Neymar parecer esse monstro todo ou se é Neymar ("sozinho") que faz o Santos parecer o melhor time do Brasil. Sério, é estranho.
As vezes ele é tão bem abastecido pelos outros jogadores, as vezes não... parece que precisa resolver tudo por ele mesmo. Enfim, saberemos nos mata-matas do Paulistão e da Libertadores.

Já o tricolor não, esse foi bem. Se portou como Soberano.
Émerson Leão fez esse time jogar como o Santos e encarou de igual para igual.
Algumas coisas da bola são difíceis de explicar, por exemplo: em 3 anos de profissional, a primeira vez que eu vi Neymar ser marcado do jeito que foi, foi hoje pelo zagueiro/volante/lateral Rodrigo Caio. O que o camisa 25 são paulino marcou não está escrito. O torcedor azedo falará que o garoto foi expulso por duas faltas em Neymar, eu respondo que é normal ser expulso marcando Neymar em um jogo pegado e corrido como foi esse SanSão. Neymar é muito rápido e leve (apesar de estar muito forte), fatalmente, sofrerá mais faltas e cabe ao árbitro julgar se merece ou não advertência.

O treinador tricolor conseguiu colocar 'um quê' a mais nesse time, talvez mais uma parte motivacional, talvez apenas algum aditivo psicológico, enfim, o fato é que o São Paulo que entrou em campo hoje, quis a vitória o tempo todo, até com um jogador a menos e isso é o que deve ser enaltecido. Não houve 1 min sequer daquele time chato e sem sal que jogou rodadas atrás.

Lucas fez uma de suas melhores atuações com a camisa tricolor e Luis Fabiano vêm crescendo tanto quanto Rhodolfo, Cortez, Denilson e Cícero. Além do ótimo Casemiro, que com a cabeça boa, é jogador pra fazer história no São Paulo.

Como é natural pensarmos primeiro em 'porquê o Santos não jogou' e esquecermos de analisar o outro lado, eu afirmo, o São Paulo mostrou o caminho de como ganhar do Santos; se vai ganhar caso haja outro confronto entre os dois, não dá pra saber, mas o roteiro é esse. E engana-se quem pensa que qualquer um pode fazê-lo, porque o SPFC jogou como quem quer ser campeão e o Santos também, mas pegou um time tão forte quanto ele e com 'uma ferrari' que desequilibra qualquer jogo.

E para o Santos nada muda. Continua sendo o melhor time do país na atualidade, mas agora sabe que há um grande clube no Brasil capaz de enfrentá-lo hoje. E não me venham com mimimi de 'viagem desgastante', 'cansaço muscular'ou 'não valia nada'. Vale muito, anima quem ganha e desanima quem perde, logo, vale demais um clássico.

Resta saber se esse jogo ditará o ritmo do tricolor daqui pra frente ou se essa animação toda foi fruto de um tabú e de uma vontade absurda de vencer aqueles que são apontados como os melhores, quase um "óh, também sei fazer".

Abs.
Felippe Palermo.


Follow me on Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário