terça-feira, 29 de maio de 2012

Ele está voltando...

Eu preciso me concentrar e lembrar todo dia como as pessoas têm memória fraca em se tratando de futebol.
Na verdade, a memória só é fraca quando convém e na maioria dos casos convém.
Uns chamam de amnésia, outros chamam de dinamismo, eu prefiro achar que é falta de bom senso das pessoas.

Querem um exemplo claro? O Santos.
Nas finais do Guarani e no jogo contra o Bolívar-BOL, era o melhor time do mundo. Aí pegou o Vélez-ARG em dois jogos e empatou duas vezes no Brasileirão, já não é mais esse timaço. E no caso do Santos, de fato, Neymar é 70% do time, mas só para ilustrar, o povo lembra e concorda com os fatos apenas quando convém.

Mas o grande motivo pelo qual estou escrevendo esse texto sobre a falta de memória é por um receio que tive até o dia de hoje.
E a protagonista desse meu receio chama-se torcida do São Paulo.

E esse receio dava-se pelo medo absurdo da 'perda' do ídolo.
Rogério Ceni é intocável. É a cara de um dos maiores clubes do mundo e lesionado aos 39 anos de idade, todo cuidado é necessário.
Arrisco, ainda, dizer que não veremos tão cedo uma torcida que valoriza tanto um atleta como a do SPFC valoriza Ceni. E é recíproco, claro.

Mas o meu medo não era Rogério não voltar, ele sempre volta e voltará bem.
A minha dúvida era o torcedor tricolor em relação à ele. Como é? O que esperam? Pra que esperam?
E em quatro, cinco horas de atualização que fiz nas redes sociais, percebi que a nação está tão ansiosa pela volta quanto ele.

O apelo é gigantesco. E tende a crescer.
Confesso que por alguns meses eu senti um vazio da torcida do SPFC, mas calado, apenas esperei as primeiras informações concretas sobre sua volta.

E eu estou sentindo cheiro de surpresa no ar.
Não tenho nenhuma informação a mais que vocês podem ter acessando os portais esportivos, mas algo que diz que teremos uma boa nova do Capitão.

Em se tratando de uma lesão como a dele, no ombro, que prejudica quase todos os movimentos necessários para um goleiro, devemos esperar, claro. A equipe do Dr. Sanchez sabe muito bem disso, mas R. Ceni é do tipo que gosta desses desafios... e voltar para uma possível finalíssima seria mais do que qualquer tricolor gostaria.

Mas a grande questão é que constatei que por mais quieta que a torcida do São Paulo tenha ficado nesses 5 longos meses, a hora de fazer barulho e vibrar com 'o cara' está chegando.
E o Morumbi não o decepcionará.

Ceni tornou-se um mito. E mitos são assim, apresentam um conjunto de ocorrências fabulosas com que se procura dar sentido a algo. Fazem o inesperado, alguns acreditam em poderes sobrenaturais, outros apenas buscam um sentido para analisar tamanha paixão de uma torcida por um atleta.

E o sentido é só um. Rumo a Libertadores.

Talvez com uma surpresa. Com certeza com um Mito.

Abs.
Felippe Palermo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário