segunda-feira, 2 de abril de 2012

1o de abril corinthiano

E no domingão de 1o de abril, o famoso dia da mentira, o Corinthians ganhou de verdade.
Quis se complicar na partida, fez o possível ali pra mostrar pro Oeste que ele podia acreditar numa zebra, mas não, o futebol não quis ser tão previsível assim de fazer o Corinthians completinho, com Danilo, Sheik e Liedson, perder pro Oeste.

O Corinthians tinha a posse de bola como sempre, rodava de lado a lado com seus volantes, meias e laterais. Todos participavam da linha de passe no meio campo corinthiano, mas com a marcação apertada da equipe do Oeste, Castan e Chicão lançavam a bola pra Emerson e Liedson correrem...
Óbvio que daria errado. E deu.

Douglas estava atrapalhando a equipe, visivelmente sem a mobilidade de sempre, errou todos os passes que tentou 'forçar' pelo meio da defesa rubro negra e também não conseguia dar o combate na marcação da saída de bola adversária; com isso, Tite tinha um meio campo com Danilo sobrecarregado, Douglas ineficiente em sua função e Paulinho e Ralf perdidos na chegada a frente. Além de acarretar na falta de munição para os atacantes corinthianos.

Sheik, como sempre, pegava bola e partia pra cima sozinho e com isso arrancou as melhores chances do Corinthians no 1o tempo.
Aliás, o que estava começando a parecer mentira, mudou de configuração com a expulsão de Neno, do Oeste, aos 32 da etapa inicial.
Ali, o Corinthians teria que agredir, um time fraco, eu sei, mas o teste ofensivo inciava-se naquele momento.

No intervalo Tite voltou com Willian no lugar de Douglas e o alvinegro venceu o jogo aí.
Com Sheik aberto pela esquerda, Willian pela direita e Liedson centralizado, o Corinthians volto a ter a organização que lhe é característica e Danilo voltou a render o que pode jogando como único armador, de frente pro gol.

Em uma jogada rápida, Emerson chutou forte em direção a área e Liedson, bem posicionado, desencantou. E logo no 1o de abril. Parece mentira, mas não é.
Com o 1 a 0, o Corinthians começou a fazer um treino de luxo e brincou de perder gols. Fato ruim para a confiança da equipe que tem apenas 25 gols pró.

Willian e Liedson ainda marcaram mais um gol cada e fecharam a conta em 3 a 0 contra a frágil equipe do Oeste.
O que fica de lição para Tite, principalmente no prosseguimento da Libertadores.

Anota aí, Adenor Tite: enquanto Douglas tiver nesse nível físico, técnico e tático, nem no banco ele pode ficar, porque atrapalha. É melhor manter Alex e Ramirez como suplentes de Danilo do que estragar todo um esquema equilibrado e organizado por causa de uma jogador.
O jeito ideal do Corinthians jogar é com Ralf e Paulinho como volantes e o segundo chegando de frente pro gol; Danilo como único armador, sem cair muito pelos lados e centralizado o jogo para desafogar nos lados com um atacante aberto em cada lado, que no caso tem que ser Sheik pela esquerda e J.Henrique pela direita e Liedson centralizado como referência.

Willian é um grande jogador e teoricamente disputa posição com o xodó Jorge Henrique.
Eu acho o Willian melhor que o Jorge, mas dentro de toda uma filosofia implantada pelo treinador corinthiano, Jorge Henrique é muito mais importante taticamente do que o camisa 7.
Quando precisar demais qualidade técnica e de um jogador mais incisivo pelo lado direito, Tite pode contar com Willian, que de volta à boa fase, vai ajudar muito o alvinegro nessa caminhada difícil na Libertadores e nas finais do Paulista.

As boas notícias sãos os gols de Liedson e mais um jogo espetacular do melhor jogador do Corinthians na temporada, Emerson Sheik. Não é possível não ser considerado titular depois de tudo que vêm fazendo nos últimos 6, 7 jogos do timão. Abre o olho, Tite. Sheik tem a cara da Libertadores.
E ter a cara da Libertadores é mais do que o time precisa nessa altura.

Abs.
Felippe Palermo.


Follow me on Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário