sexta-feira, 13 de abril de 2012

Os cariocas em: A lógica do jogo

Flamengo, Vasco e Fluminense já têm seus futuros definidos na Libertadores.
A cariocada me fez perceber algo muito interessante e eu vou dividir com vocês.

Eu defendo que a lógica do futebol é não ter lógica, porém, acredito em tempo para trabalhar, acredito em planejamento e que em 97% das vezes o grande têm o dever de bater no pequeno e passei a acreditar há poucos anos que a bola pune. E pune mesmo.
Logo, se você projeta uma grande campanha numa Libertadores, planeje-se e organize-se para isso.

E sabe qual foi 'o algo interessante' que os cariocas me fizeram refletir? Que em médio e longo prazo, o futebol tem lógica.
Sim, tem lógica e a explicação é simples.

"A lógica trata das maneiras de encadear nosso raciocínio para justificar nossas conclusões a partir de fatos básicos, ou seja, trata das formas de argumentação. Ela se preocupa com o que se pode ou não concluir a partir de certas premissas, ou seja, de certas informações iniciais."

Flamengo, poucos investimentos pontuais, algumas perdas importantes e duas enormes contratações. Ronaldinho é talentoso, mas não foi o diferencial rubro-negro, e era pra ser; Vagner Love sim, vale cada centavo, mas sozinho...
Na competição foram 6 jogos com 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, nos três primeiros jogos somou 5 pontos, sendo um empate com o Olímpia no Engenhão depois de estar vencendo por 3 a 0.
Jogou dois jogos seguidos fora de casa e perdeu, ambos por 3 a 2 para Olímpia e Emelec.
Por fim precisava de uma combinação de resultados para classificar-se. Não classificou.
Mas e o merecimento? Não havia. E olha que o grupo era horroroso.
Peguem qualquer blog ou coluna de cronistas esportivos e vocês verão que a grande maioria têm a mesma opinião. E a minha é a mesma: "E foi bom não ter passado, pois uma classificação esconde tudo que há de ruim num clube. E o Flamengo esteve a 1 gol de ser o time que teve a classificação mais heróica da Libertadores, para continuar sendo o time que não se preparou para a disputa da competição continental."

O Vasco somou 13 pontos e acabou a 1ª fase na 2ª colocação, atrás do bom Libertad-PAR, aliás o Libertad sempre chega né?! Desde 2006 os caras fazem grandes campanhas. Tudo bem que nunca ganham, mas estão sempre ali nas semifinais. Chatinhos!
Bom, o Vasco não fez nenhuma loucura, mas planejou-se de uma maneira sóbria e inteligente. Confiou no cara que 'não se deve confiar' e ele não se omitiu nenhuma vez, pelo contrário, jogou demais. Diego Souza carrega consigo o fardo de ser um craque, mas sempre com aquele olhar de desconfiança dos torcedores. Tem tudo para consagrar-se e ajudar o Vasco nas próximas fases. É junto com Prass, Dedé e Juninho o termômetro da equipe.
A equipe cruz-maltina dificilmente perde em São Januário, apesar da única derrota nessa fase ter sido lá, mas era estréia e isso já passou.
E além de jogar bem em seus domínios o Vasco demonstrou uma maturidade muito grande nos jogos fora de casa. São 2 vitórias e 1 empate e na Libertadores, todos sabemos, é importantíssimo saber jogar fora de casa. Faz toda a diferença, inclusive.
Se pegarmos no passado recente Santos, Inter e SPFC fizeram ótimas campanhas fazendo grandes jogos como visitantes e o final da história todo mundo sabe...

Já o Flu não, se planejou, quis montar uma baita equipe e não poupou esforços (nem grana) para ter o elenco que têm.
Abel Braga, Fred, Deco, Thiago Neves, Rafael Sóbis, Diguinho, Wagner, Wellington Nem, Rafael Moura, enfim... grandes nomes num elenco forte e extremamente técnico.
Já foi campeão do 1º turno do Campeonato Carioca, já se classificou e estava com 100% de aproveitamento até ter a brilhante idéia de ter 'preguiça' de jogar contra um tal de Boca Jrs. no Engenhão. Ou seja, não só ressucitou um time tradicionalíssimo como o Boca, como fez o favor de jogar mal dentro de casa. Ruim para o tricolor.
Não me parece inteligente fazer um time com uma camisa tão pesada gostar de novo de jogar contra brasileiros aqui no Brasil.
O Fluminense ainda têm grandes chances de ser o melhor time da competição na 1ª fase, mas precisa jogar bola para vencer o Arsenal-ARG na semana que vem em Sarandí.
Já faz um tempinho que o Flu não está 'nem aí pra nada'. Eu prefiro acreditar que é pelo fato de já estarem na final do Carioca e por se classificarem cedo para a próxima fase da Libertadores. Estão perdendo enquanto podem, e eu torcendo para que saibam que já não podem mais perder por omissão e preguiça, afinal o que esse elenco é rodado, experiente e vencedor não está escrito.

Lembram?
'Ela se preocupa com o que se pode ou não concluir a partir de certas premissas, ou seja, de certas informações iniciais...'
Resumindo, Flamengo bagunçado, está  fora;
Vasco com um time certinho está dentro, mas em 2º lugar;
Fluminense com um baita investimento, faz jus ao elenco que têm e está na briga pela 1ª posição com o Boca Jrs.

E fez-se a lógica.

Abs.
Felippe Palermo.

Follow me on Twitter 

Nenhum comentário:

Postar um comentário