terça-feira, 3 de abril de 2012

Imbatíveis

Não é sempre que vemos jogos brilhantes do Barcelona. Mas o que é ser brilhante quando se é o Barcelona?
É difícil vermos esse time que faz história a cada campeonato sair do seu padrão. Se o Santos abusa da individualidade, o Barça abusa mais; se o Corinthians é o time mais equilibrado e paciente do país, o Barça é 3x mais; se o SPFC é o rei da estrutura em categorias de base, o Barça tinha só 8 jogadores oriundos da base em campo hoje.

Enfim, eu agradeço não ser blogueiro na Espanha, porque deve ser um saco você ter que achar alguma coisa pra escrever sobre o Barcelona. Tudo eles fazem bem, não caem na pressão, não se desesperam e mesmo quando encontram um rival super tradicional como é o Milan, eles mantém o jeito Barcelona de jogar e não param de rodar a bola.

Hoje, o Milan tentou fazer o que todos os grandes clubes fazem; marcar atrás da linha da bola e sair com rapidez no contra ataque, até porque, que eu me lembre, apenas o Real Madrid consegue ficar mais de 40 segundos com a bola no pé contra o Barcelona hoje em dia.

Torcer pro Milan hoje, foi como torcer pro Santos em dezembro. Antes do jogo havia esperança e confiança nos bons jogadores, mas quando a bola rolou, vimos a enorme diferença técnica e tática do Barcelona para os dois adversários.

Enfim, voltando à tática dos italianos, deu quase certo. Não fosse o penalti mal marcado pelo péssimo árbitro holandês Björn Kuipers que conduziu a partida. E ali Messi fez 1 a 0.
A equipe rubro-negra partiu pra cima do Barça e quando alguém saiu da previsibildade, o Milan chegou ao empate.

Por que 'deixou de ser previsível'? Vamos lá, do mesmo jeito que nós, mortais, achamos o jogo do Barça um absurdo de tão bom e não conseguimos entender como boa parte das jogadas fluem, mesmo sendo colocado à prova a cada dois meses, o Barcelona também acha previsível o jeito que as equipes o enfrentam.
E quando um jogador inteligente, entende que também dá pra driblar, além de tocar, o Barcelona sente o golpe, pois sua defesa, todos sabem, não é nem um terço do que é seu ataque.
Robinho mostrou isso ao Mundo; fez a jogada individual e tocou para Ibrahimovic, que com um belo passe, deixou Nocerino na cara do gol. 'Simples', né?

É claro que é complicadíssimo fazer jogadas individuais, aliadas à tabelas rápidas, mas é muito mais complicado aguentar o jogo dos espanhóis, eu garanto.

E foi assim que o Milan caiu hoje. Além de contar com um juiz péssimo, que sem intenção nenhuma em favorecer o Barça, prejudicou o Milan, os italianos também ficaram impacientes no 2o tempo.
Eu percebo que os jogadores se cansam de correr atrás do Barcelona. E o pior é que quando sai um ótimo, entra outro muito bom, ou seja, é difícil cair o nível de troca de passes deles.
O Milan não tem culpa de não ter paciência, afinal, ninguém tem. O que chega mais perto do 'ideal' é sempre o Real Madrid, mas também não ganha, ou seja, ainda falta um pouco.

E é assim que o Barcelona caminha rumo à mais uma final de Champions League.
Hoje, Messi foi 'comum', fez 2 de penalti gols numa quartas de final contra o Milan, mas acreditem, não foi o Messi que nos acostumamos a ver.

Reclamem do que quiserem, falem que a, b ou c é ruim, que Messi não é melhor que Pelé, que Guardiola tem o melhor trabalho do mundo, que Victor Valdes é ruim e que o Real Madrid é maior... enquanto isso, eles vão colecionando títulos e fazendo história.

Afinal, o que fazer para eliminar o Barcelona de um campeonato?

Abs.
Felippe Palermo.


Follow me on Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário