quinta-feira, 26 de abril de 2012

Sem pânico

Dizem que a Libertadores é 'diferente', né?
Há jogo pegado, muita marcação, preocupação em ter o melhor elenco em mãos, os times brasileiros que participam planejam a temporada toda em cima da Libertadores.
Também pudera, é a competição que dá a vaga no Mundial de Clubes, logo, é natural essa fixação por tal torneio.

Mas, até onde vai esse 'a Libertadores é diferente'?
Olha, tenham uma sempre uma certeza: em jogos no Equador, Paraguai, Colômbia, Bolívia, Venezuela e afins, vocês verão pouca bola e muita catimba, estádios lotados e segurança zero. Segurança dos atletas em campo, diga-se.
As torcidas fazem o que querem, atiram diversos objetos no gramado, colocando claramente em risco a integridade física, não só dos jogadores, mas também de quem está lá trabalhando, seja como repórter, seja como contratado dos patrocinadores do evento.
A CONMEBOL não pode ser tão conivente assim com tudo isso. É tudo tão claro. Por qual motivo não há uma punição efetiva no clube mandante ou na Confederação do país? Sei lá, dá para dar um jeito, mas parece-me que não querem que a Libertadores seja tão organizada quanto a maior competição européia.

O fato da Libertadores ser 'diferente', na linguagem da bola, quer dizer que é uma competição tão importante, que seu tamanho ajuda um jogo ruim a tornar-se um jogaço, com tons dramáticos e finais emocionantes.
Mas no fundo, é só Bolivar x Santos, e na Vila sabemos o que vai acontecer.

Hoje o Santos tinha Neymar gripado e um jogo na altitude de simpáticos 3.400m de puro ar rarefeito.
Era claro que a tendência era empatar ou perder de pouco. Fez um gol, melhor. Fica mais fácil a tarefa em Santos.

Não concordo em fazer uma análise detalhada sobre cada jogador do peixe que não foi bem hoje.
Eu sempre pondero em se tratando de fenômenos naturais, como neve, altitude e tempestades. E hoje foi assim.
O Santos vai se classificar, pode ser com ou sem drama, do jeito Libertadores ou do jeito Meninos da Vila de jogar, mas vai passar.

Por mais que a bola tenha punido os dois favoritos na Europa, aqui, ainda estamos falando de Bolivar, Emelec e Lanus, não de Chelsea e Bayern.

Abs.
Felippe Palermo


Follow me on Twitter

Um comentário:

  1. Em 2005 perdemos de 4x3 lá e ganhamos de 6x0 em Santos...do mesmo bolivar...

    ResponderExcluir