segunda-feira, 9 de abril de 2012

Visão Geral - Paulistão

Eu havia dito aqui nesse espaço que se tudo corresse 'dentro da normalidade', nas últimas três rodadas, veríamos nove boas vitórias dos 4 grandes de SP.
E adivinhem? Quem foi o primeiro a fazer o favor de queimar a língua do bonitão aqui!?
O Palmeiras, claro. Mas não era pra ser assim. E foi. Aliás, vem sendo né..

O Palmeiras tem um grande problema que parece grudar no time em determinadas fases dos campeonatos e não querer sair mais. E esse problema, é psicológico.
Felipão tem o grupo nas mãos, eliminou o jogo de volta na Copa do brasil contra o fraco Horizonte-CE, mas qualquer desvio de padrão dentro de um jogo contra um adversário um pouquinho mais capacitado, pronto... já se torna um motivo enorme pro Palmeiras ter medo dele mesmo e não conseguir ganhar dos adversários.
Esse é um problema semelhante ao do Botafogo. O medo do título e a falta de crença em 'algo maior', de fato, tira a vontade e atrapalha o psicológico de times vencedores.

O Palmeiras não vive seu pior momento, longe disso. Já está na próxima fase da Copa do Brasil, ontem perdeu para o Guarani em Campinas e vai disputar o 3º lugar contra o próprio Guarani e o Santos na próxima rodada. Aparentemente tudo ok para um clube bem resolvido emocionalmente, mas o verdão não é, ou não está, enfim, o fato é que hoje, não dá pra confiar no Palmeiras. E eu faço meus sinceros votos para que tudo se acerte logo e que nas semifinais, o Palmeiras se engrandeça e volte a ser o gigante que está adormecido.

O Santos também perdeu ontem, mas para o São Caetano. 2 a 1 de virada. Estranho para quem viu o 1º tempo, nem tão estranho para quem acompanhou o jogo todo.
Quando eu digo 'correr dentro da normalidade', é óbvio que falo respeitando as características e o momento que cada time está e o Santos de ontem, titular, perdeu porque o São Caetano jogou melhor e venceu, pois o Santos também foi pra cima e perdeu oportunidades, teve até um gol mal anulado.

É bom que entendam que há dois tipos de derrotas. A que seu time joga bem, mas o outro vence e a que seu time não joga nada e perde. Entendem?
Não foi o Santos que perdeu, foi o São Caetano que ganhou.
Para vocês conseguirem compreender o que quero dizer, raciocinem comigo: o Palmeiras ganhou 4ª e perdeu domingo; o Santos empatou 4ª e perdeu domingo. E pelo histórico recente, há motivos para não confiar no Santos? Não. E no Palmeiras? Há.
Entendem como futebol é dinâmico?
E o pior, se o Palmeiras por acaso enfrenta o Santos nas quartas de final do Paulistão, pode ganhar em um jogo. Afinal, já ganhou algumas vezes nos últimos anos.
Viva essa imprevisibilidade do futebol!

Já os líderes se mantém firmes e fortes. O alvinegro engana e ganha de todo mundo de 1 a 0 ou 2 a 1, mas ganha. E engana porque cria bastante, principalmente contra os pequenos do interior. Mas não faz tudo que cria, logo, tem só 26 gols pró. Mas tem 43 pontos, só que é 'perigoso' criar e não fazer. Acreditem, é mais perigoso ser o que faz muito e toma muito, o Corinthians paciente e concentrado, tomou apenas 10 gols em 18 jogos, uma baita média.
E chega forte para as finais. Pega a Ponte na semana que vem e disputa a liderança com o São Paulo.

O tricolor vive uma fase que todo torcedor lembra com um pouco de nostalgia. Há 4, 5 anos atrás, o torcedor são paulino tinha uma certeza toda 2ª feira, que o São Paulo havia ganhado de alguém no fds, e isso vêm acontecendo há várias rodadas. São 13 jogos sem perder e a cada rodada com vitória, a responsabilidade desse título invisível aumenta.
Leão faz um trabalho sóbrio e consistente, o tricolor desse ano joga leve, é rápido, têm variação de jogadas. Lembra o Santos do ano passado.
Lucas cresce a cada jogo, assim como Casemiro e é assim que o tricolor enfrentará o Bahia de Feira-BA, pela Copa do Brasil, em plena ascensão.

Na próxima semana, chegaremos ao fim (!) da 1ª fase do querido Paulistão.
Todos os jogos serão domingo as 16h.
O Palmeiras e o Santos pegam os já rebaixados Comercial e Catanduvense, ambos em casa.
O São Paulo pega o Linense, que briga por uma vaga no Troféu do Interior e o Corinthians joga com a Ponte Preta, ambos fora de casa.

Agora, me expliquem. Por qual motivo a FPF mantem essa fórmula no Paulistão?
Não veem que até o Campeonato Goiano é mais emocionante com dois turnos?!
Ah não, admitir que errou dói. Pensar nos outros dói mais. Dar o braço a torcer e concordar que a outra Federação tem um formato mais inteligente e comercial, quase mata...

Abs.
Felippe Palermo.


Follow me on Twitter

Um comentário:

  1. Parabéns Felippe... Muito boa sua avaliação..
    Grande abraço
    Fabio Salomão

    ResponderExcluir